Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119551 |
Resumo: | Modern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical concepts |
id |
UNSP_0619a90ff0e7c8af583dd40d1e8e928e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119551 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de casoTecnologia educacionalInovações educacionaisEducação - São PauloObjetos de aprendizagemQuimica - CurrículosEnsinoEducational technologyEducational innovationsEducationChemistryTeachingModern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical conceptsA sociedade moderna caracteriza-se por estar em constate evolução, a tecnologia caminha a passos largos e a cada dia transforma o cenário em que vivemos. Na escola, porém, não encontramos características destas mudanças, os anos passam e os recursos metodológicos permanecem inalterados. No presente trabalho analisamos um Objeto de Aprendizagem produzido pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED, a fim de discutir se o mesmo abrange os conteúdos e atende aos quesitos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacional e pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, podendo assim ser inserido no meio educacional, para tanto realizamos uma análise qualitativa, centrada na pesquisa documental. Os resultados obtidos mostraram que o Objeto de Aprendizagem: Abundância, atende a maioria das propostas, relacionadas ao tema de estudo, elaboradas pelo PCN e pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, sendo assim, é válido que os professores utilizem-se desta ferramenta na tentativa de que, com uma nova abordagem, possamos proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão dos conceitos químicosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kühl, Mariana [UNESP]2015-03-23T15:20:22Z2015-03-23T15:20:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/119551000685474kuhl_m_tcc_bauru.pdf4167514050938821Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:26:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
title |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
spellingShingle |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso Kühl, Mariana [UNESP] Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - São Paulo Objetos de aprendizagem Quimica - Currículos Ensino Educational technology Educational innovations Education Chemistry Teaching |
title_short |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
title_full |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
title_fullStr |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
title_sort |
Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso |
author |
Kühl, Mariana [UNESP] |
author_facet |
Kühl, Mariana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kühl, Mariana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - São Paulo Objetos de aprendizagem Quimica - Currículos Ensino Educational technology Educational innovations Education Chemistry Teaching |
topic |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - São Paulo Objetos de aprendizagem Quimica - Currículos Ensino Educational technology Educational innovations Education Chemistry Teaching |
description |
Modern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical concepts |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-03-23T15:20:22Z 2015-03-23T15:20:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. http://hdl.handle.net/11449/119551 000685474 kuhl_m_tcc_bauru.pdf 4167514050938821 |
identifier_str_mv |
KÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. 000685474 kuhl_m_tcc_bauru.pdf 4167514050938821 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649524897415168 |