Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kühl, Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119551
Resumo: Modern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical concepts
id UNSP_0619a90ff0e7c8af583dd40d1e8e928e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119551
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de casoTecnologia educacionalInovações educacionaisEducação - São PauloObjetos de aprendizagemQuimica - CurrículosEnsinoEducational technologyEducational innovationsEducationChemistryTeachingModern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical conceptsA sociedade moderna caracteriza-se por estar em constate evolução, a tecnologia caminha a passos largos e a cada dia transforma o cenário em que vivemos. Na escola, porém, não encontramos características destas mudanças, os anos passam e os recursos metodológicos permanecem inalterados. No presente trabalho analisamos um Objeto de Aprendizagem produzido pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED, a fim de discutir se o mesmo abrange os conteúdos e atende aos quesitos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacional e pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, podendo assim ser inserido no meio educacional, para tanto realizamos uma análise qualitativa, centrada na pesquisa documental. Os resultados obtidos mostraram que o Objeto de Aprendizagem: Abundância, atende a maioria das propostas, relacionadas ao tema de estudo, elaboradas pelo PCN e pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, sendo assim, é válido que os professores utilizem-se desta ferramenta na tentativa de que, com uma nova abordagem, possamos proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão dos conceitos químicosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kühl, Mariana [UNESP]2015-03-23T15:20:22Z2015-03-23T15:20:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/119551000685474kuhl_m_tcc_bauru.pdf4167514050938821Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:26:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
title Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
spellingShingle Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
Kühl, Mariana [UNESP]
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação - São Paulo
Objetos de aprendizagem
Quimica - Currículos
Ensino
Educational technology
Educational innovations
Education
Chemistry
Teaching
title_short Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
title_full Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
title_fullStr Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
title_sort Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso
author Kühl, Mariana [UNESP]
author_facet Kühl, Mariana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kühl, Mariana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação - São Paulo
Objetos de aprendizagem
Quimica - Currículos
Ensino
Educational technology
Educational innovations
Education
Chemistry
Teaching
topic Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação - São Paulo
Objetos de aprendizagem
Quimica - Currículos
Ensino
Educational technology
Educational innovations
Education
Chemistry
Teaching
description Modern society is characterized by being in evolution finds, technology strides and every day becomes the setting in which we live. At school, however, we found no features of these changes, the years pass and the methodological tools remain unchanged. In this paper we analyze an object produced by the Learning Network Interactive Virtual Education - RIVED to discuss whether it covers the content and answers to the questions proposed by the National Curricular and Curricular Proposal of the State of Sao Paulo, and may be inserted in the educational environment, both to perform a qualitative analysis, focusing on information retrieval. The results showed that the Learning Objects: Abundance, has most of the proposals relating to the subject of study, prepared by the NCP and the Proposed Structure for the State of Sao Paulo, so it is valid for teachers to use this tool trying that with a new approach, we can give students a better understanding of chemical concepts
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:20:22Z
2015-03-23T15:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/119551
000685474
kuhl_m_tcc_bauru.pdf
4167514050938821
identifier_str_mv KÜHL, Mariana. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de Química: o projeto Rived como estudo de caso. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000685474
kuhl_m_tcc_bauru.pdf
4167514050938821
url http://hdl.handle.net/11449/119551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649524897415168