Formação inicial de professores de língua espanhola no Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis: a construção de uma docência crítica
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237444 |
Resumo: | O Brasil encontra-se ilhado em um espaço territorial de países de língua hispânica e o ensino de língua espanhola possui grande penetração, embora longe da desejada, no âmbito de seu território. A presente investigação que surgiu da compreensão do importante papel que o ensino e a aprendizagem da língua espanhola exercem no contexto em que vivemos e do mundo do qual fazemos parte como brasileiros, visou observar o Programa de Residência Pedagógica (RP) como ferramenta de formação e junção entre teoria e prática docente; além de um espaço em que se pode democratizar o acesso às línguas estrangeiras. Desta forma, a partir de uma oficina de formação de professores denominada “Formação inicial de professores de língua espanhola: teorias em debate e prática em ação”, reflexões sobre a função (social) do professor de língua estrangeira, o ensino crítico de língua espanhola e materiais para aulas de língua espanhola que possuam conteúdos históricos, políticos e culturais foram gerados, afim de responder às perguntas de pesquisa “Como professores de língua espanhola em formação compreendem a atividade docente e como a compreendem enquanto ação de desenvolvimento de conscientização crítica acerca da cultura, política e história de países hispanohablantes?”. Neste contexto de um núcleo do RP (Letras-Espanhol), com a participação de 12 residentes (bolsistas e voluntários) foram trabalhados temas, tais como: ensino multicultural, documentos norteadores, letramento crítico, entre outros, bem como a pertinência dos mesmos no processo de ensino de língua estrangeira. Abordamos para a execução do trabalho a metodologia da pesquisa-ação, com foco na pesquisa descritiva, com a finalidade de analisar os dados gerados a partir formulários e sequencias didáticas produzidas pelos participantes e os diários de bordo produzido pela pesquisadora ao longo das oficinas. Focalizamos, também, na participação dos professores em formação por meio da técnica da observação direta. Por fim, concluímos com a evidencia do potencial do Programa de RP para contribuir para com a formação crítica de professores e, consequentemente, para ações de práticas docentes conscientizadoras no processo do ensino de língua espanhola nos contextos educacionais em geral. |
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Formação inicial de professores de língua espanhola no Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis: a construção de uma docência críticaFormación inicial de profesores de lengua española en el Programa de Residência Pedagógica de FCL Unesp/Assis: construcción de una enseñanza críticaFormação de professoresEnsino de língua espanholaPrograma de residência pedagógicaFormación de profesoresEnseñanza de lengua españolaO Brasil encontra-se ilhado em um espaço territorial de países de língua hispânica e o ensino de língua espanhola possui grande penetração, embora longe da desejada, no âmbito de seu território. A presente investigação que surgiu da compreensão do importante papel que o ensino e a aprendizagem da língua espanhola exercem no contexto em que vivemos e do mundo do qual fazemos parte como brasileiros, visou observar o Programa de Residência Pedagógica (RP) como ferramenta de formação e junção entre teoria e prática docente; além de um espaço em que se pode democratizar o acesso às línguas estrangeiras. Desta forma, a partir de uma oficina de formação de professores denominada “Formação inicial de professores de língua espanhola: teorias em debate e prática em ação”, reflexões sobre a função (social) do professor de língua estrangeira, o ensino crítico de língua espanhola e materiais para aulas de língua espanhola que possuam conteúdos históricos, políticos e culturais foram gerados, afim de responder às perguntas de pesquisa “Como professores de língua espanhola em formação compreendem a atividade docente e como a compreendem enquanto ação de desenvolvimento de conscientização crítica acerca da cultura, política e história de países hispanohablantes?”. Neste contexto de um núcleo do RP (Letras-Espanhol), com a participação de 12 residentes (bolsistas e voluntários) foram trabalhados temas, tais como: ensino multicultural, documentos norteadores, letramento crítico, entre outros, bem como a pertinência dos mesmos no processo de ensino de língua estrangeira. Abordamos para a execução do trabalho a metodologia da pesquisa-ação, com foco na pesquisa descritiva, com a finalidade de analisar os dados gerados a partir formulários e sequencias didáticas produzidas pelos participantes e os diários de bordo produzido pela pesquisadora ao longo das oficinas. Focalizamos, também, na participação dos professores em formação por meio da técnica da observação direta. Por fim, concluímos com a evidencia do potencial do Programa de RP para contribuir para com a formação crítica de professores e, consequentemente, para ações de práticas docentes conscientizadoras no processo do ensino de língua espanhola nos contextos educacionais em geral.Brasil se encuentra aislado en un espacio territorial de países de habla hispana y la enseñanza del idioma español tiene una gran penetración, aunque lejos de la deseada, dentro de su territorio. La presente investigación, que surgió de la comprensión del importante papel que juegan la enseñanza y el aprendizaje de la lengua española en el contexto en que vivimos y en el mundo del que somos parte como brasileños, tuvo como objetivo observar el Programa de Residência Pedagógica (RP) como herramienta formativa y educativa entre la teoría y la práctica docente; así como un espacio en el que se puede democratizar el acceso a lenguas extranjeras. Así, a partir de un taller de formación docente denominado “Formación inicial de profesores de lengua española: teorías en debate y práctica en acción”, reflexiones sobre el papel (social) del profesor de lengua extranjera, la enseñanza crítica de la lengua española y materiales para la lengua española. Se generaron clases de lengua que tienen contenidos históricos, políticos y culturales con el fin de responder a las preguntas de investigación “¿Cómo entienden los profesores de lengua española en formación la actividad docente y cómo la entienden como una acción para desarrollar una conciencia crítica sobre la cultura, la política y la historia de los países de habla hispana?”. En este contexto de un núcleo de la RP (Letras- Español), con la participación de 12 residentes (becarios y voluntarios), se abordaron temas como: didáctica multicultural, documentos orientadores, alfabetización crítica, entre otros, así como su pertinencia en el proceso de enseñanza de lenguas extranjeras. Para la ejecución del trabajo se abordó la metodología de la investigación acción, con foco en la investigación descriptiva, con el fin de analizar los datos generados a partir de formularios y secuencias didácticas elaboradas por los participantes y las bitácoras elaboradas por la investigadora durante los talleres. También nos enfocamos en la participación de los docentes en formación a través de la técnica de la observación directa. Finalmente, concluimos con evidencias del potencial del Programa PR para contribuir a la formación crítica de los docentes y, en consecuencia, a acciones de enseñanza consciente en el proceso de enseñanza del español en contextos educativos en general.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001CAPES: 88887.601553/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ávila, Ariadne Beatriz2022-11-18T12:16:35Z2022-11-18T12:16:35Z2022-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23744433004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237444Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:19.276172Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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