Considerações curriculares das professoras de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120586
Resumo: The aim of this study was to identify which have the concept of curriculum kindergarten teacher municipal, city Sheets Pta.-SP, Dalben Marta Conti for how to translate the proposed curriculum for teaching daily. So whether using the guidelines of RCNEI pedagogical practice they do. The work begins with a short discussion on some theoretical curricular themes and a brief analysis of the National Curricular References for Child Education, from then to field research that describes the location where it was applied questionnaire surveyed the teachers, ending with data analysis collected by this instrument. This paper highlights some relevant concerns about the conceptions of curriculum and links witch the practice in teacher
id UNSP_062deebcc28c19df9c6a8779782b38cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120586
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Considerações curriculares das professoras de educação infantilEducação de criançasPratica de ensinoCurriculosEducationStudent teachingEducation - CurriculaThe aim of this study was to identify which have the concept of curriculum kindergarten teacher municipal, city Sheets Pta.-SP, Dalben Marta Conti for how to translate the proposed curriculum for teaching daily. So whether using the guidelines of RCNEI pedagogical practice they do. The work begins with a short discussion on some theoretical curricular themes and a brief analysis of the National Curricular References for Child Education, from then to field research that describes the location where it was applied questionnaire surveyed the teachers, ending with data analysis collected by this instrument. This paper highlights some relevant concerns about the conceptions of curriculum and links witch the practice in teacherO objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi identificar qual concepção de currículo possuem as professoras da creche municipal, da cidade de Lençóis Pta.-SP, Marta Dalben Conti, para saber como estas traduzem o currículo proposto para a prática docente diária. E, assim, saber se utilizam as orientações do RCNEI na prática pedagógica que realizam. O trabalho se inicia com uma pequena discussão teórica sobre alguns temas curriculares e uma breve análise dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, partindo em seguida, para pesquisa de campo que descreve o local pesquisado no qual foi aplicado um questionário para as professoras, terminando com análise dos dados coletados por esse instrumento. O presente trabalho destaca algumas preocupações pertinentes quanto as concepções sobre currículo e as relações com a pratica docente na educação infantilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]2015-03-23T15:27:32Z2015-03-23T15:27:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINHEIRO, Taísa Carolina Pinheiro. Considerações curriculares das professoras de educação infantil. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/120586000690251pinheiro_tc_tcc_bauru.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:26:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações curriculares das professoras de educação infantil
title Considerações curriculares das professoras de educação infantil
spellingShingle Considerações curriculares das professoras de educação infantil
Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]
Educação de crianças
Pratica de ensino
Curriculos
Education
Student teaching
Education - Curricula
title_short Considerações curriculares das professoras de educação infantil
title_full Considerações curriculares das professoras de educação infantil
title_fullStr Considerações curriculares das professoras de educação infantil
title_full_unstemmed Considerações curriculares das professoras de educação infantil
title_sort Considerações curriculares das professoras de educação infantil
author Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]
author_facet Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Taísa Carolina Pinheiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Pratica de ensino
Curriculos
Education
Student teaching
Education - Curricula
topic Educação de crianças
Pratica de ensino
Curriculos
Education
Student teaching
Education - Curricula
description The aim of this study was to identify which have the concept of curriculum kindergarten teacher municipal, city Sheets Pta.-SP, Dalben Marta Conti for how to translate the proposed curriculum for teaching daily. So whether using the guidelines of RCNEI pedagogical practice they do. The work begins with a short discussion on some theoretical curricular themes and a brief analysis of the National Curricular References for Child Education, from then to field research that describes the location where it was applied questionnaire surveyed the teachers, ending with data analysis collected by this instrument. This paper highlights some relevant concerns about the conceptions of curriculum and links witch the practice in teacher
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:27:32Z
2015-03-23T15:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Taísa Carolina Pinheiro. Considerações curriculares das professoras de educação infantil. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/120586
000690251
pinheiro_tc_tcc_bauru.pdf
identifier_str_mv PINHEIRO, Taísa Carolina Pinheiro. Considerações curriculares das professoras de educação infantil. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000690251
pinheiro_tc_tcc_bauru.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649542454771712