Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182126 |
Resumo: | Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula. |
id |
UNSP_a25492ce3c3a561518de032dc2a7892a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182126 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes VisuaisA formation teacher's diary: the structure of Visual Arts curriculumNarrativaConstrução curricularPrática docenteDiscurso discenteNarrativeCurricular buildingTeaching practiceStudent discourseEste trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula.This work acts like a logbook, words / narratives that came out from a pathway and that has taken body of a research in perception of a process as a case study. The curricular issue related to the life of a teacher has arisen as a problematic since the graduation process on a way to propose a curriculum taking me thus to the masters course in order to develop a deeper look toward the curricular theories and how would the curriculum work out in a school I was based. The narrative has being built regarded my own memory as a student/teacher leading to a reflection on the curricular structuring according to one’s perspective, previously established and to the other hand, a mutual construction among students and their discourses in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]2019-05-24T18:00:55Z2019-05-24T18:00:55Z2018-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18212600091696141002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:30:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182126Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:29.433995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais A formation teacher's diary: the structure of Visual Arts curriculum |
title |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
spellingShingle |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais Xavier, Nívea Bandeira [UNESP] Narrativa Construção curricular Prática docente Discurso discente Narrative Curricular building Teaching practice Student discourse |
title_short |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
title_full |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
title_fullStr |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
title_sort |
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais |
author |
Xavier, Nívea Bandeira [UNESP] |
author_facet |
Xavier, Nívea Bandeira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Nívea Bandeira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Construção curricular Prática docente Discurso discente Narrative Curricular building Teaching practice Student discourse |
topic |
Narrativa Construção curricular Prática docente Discurso discente Narrative Curricular building Teaching practice Student discourse |
description |
Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-28 2019-05-24T18:00:55Z 2019-05-24T18:00:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182126 000916961 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182126 |
identifier_str_mv |
000916961 41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129495617503232 |