Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182126
Resumo: Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula.
id UNSP_a25492ce3c3a561518de032dc2a7892a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182126
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes VisuaisA formation teacher's diary: the structure of Visual Arts curriculumNarrativaConstrução curricularPrática docenteDiscurso discenteNarrativeCurricular buildingTeaching practiceStudent discourseEste trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula.This work acts like a logbook, words / narratives that came out from a pathway and that has taken body of a research in perception of a process as a case study. The curricular issue related to the life of a teacher has arisen as a problematic since the graduation process on a way to propose a curriculum taking me thus to the masters course in order to develop a deeper look toward the curricular theories and how would the curriculum work out in a school I was based. The narrative has being built regarded my own memory as a student/teacher leading to a reflection on the curricular structuring according to one’s perspective, previously established and to the other hand, a mutual construction among students and their discourses in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]2019-05-24T18:00:55Z2019-05-24T18:00:55Z2018-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18212600091696141002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:30:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182126Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:29.433995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
A formation teacher's diary: the structure of Visual Arts curriculum
title Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
spellingShingle Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]
Narrativa
Construção curricular
Prática docente
Discurso discente
Narrative
Curricular building
Teaching practice
Student discourse
title_short Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
title_full Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
title_fullStr Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
title_full_unstemmed Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
title_sort Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais
author Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]
author_facet Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Nívea Bandeira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Construção curricular
Prática docente
Discurso discente
Narrative
Curricular building
Teaching practice
Student discourse
topic Narrativa
Construção curricular
Prática docente
Discurso discente
Narrative
Curricular building
Teaching practice
Student discourse
description Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-28
2019-05-24T18:00:55Z
2019-05-24T18:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182126
000916961
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/182126
identifier_str_mv 000916961
41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129495617503232