A arte como resistência na sociedade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/105621
Resumo: Nas duas últimas décadas do século XX, ocorreram significativos avanços tecnológicos, sobretudo no campo da Informação, no qual houve uma crescente convergência de tecnologias para a criação de um sistema altamente integrado, com efeitos em toda atividade humana, individual e coletiva, e que acabaram por se configurar como formas de controle social, e, por isso, representando uma séria ameaça à subjetividade. O problema que nos interessa nesta tese é pensar como resistir ao controle dessa Sociedade da Informação em que estamos enredados. Ao contrário das sobreposições de imagens que a configuram, capturando, sujeitando, consumindo e levando a consumir, encontramos, na experiência com a arte, a possibilidade de linhas de fuga, a possibilidade de resistência, pois, para dizer como Gilles Deleuze, além dos compostos melódicos que constituem a natureza, a obra de arte, como composto estético, com os monumentos erguidos pelas sensações, abre-nos um plano de composição sinfônica infinito
id UNSP_0695cbf5940e84b19acc55a741c3c973
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/105621
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A arte como resistência na sociedade da informaçãoArte e tecnologiaSociedade da informaçãoSubjetividadeArt and technologyNas duas últimas décadas do século XX, ocorreram significativos avanços tecnológicos, sobretudo no campo da Informação, no qual houve uma crescente convergência de tecnologias para a criação de um sistema altamente integrado, com efeitos em toda atividade humana, individual e coletiva, e que acabaram por se configurar como formas de controle social, e, por isso, representando uma séria ameaça à subjetividade. O problema que nos interessa nesta tese é pensar como resistir ao controle dessa Sociedade da Informação em que estamos enredados. Ao contrário das sobreposições de imagens que a configuram, capturando, sujeitando, consumindo e levando a consumir, encontramos, na experiência com a arte, a possibilidade de linhas de fuga, a possibilidade de resistência, pois, para dizer como Gilles Deleuze, além dos compostos melódicos que constituem a natureza, a obra de arte, como composto estético, com os monumentos erguidos pelas sensações, abre-nos um plano de composição sinfônica infinitoThroughout the last decades of the 20th century, meaningful technological advancements took place, mainly within the field of Information, in which there was an increasing convergence of technologies for the creation of a highly integrated system, having effects on every human activity, both at individual and collective level, and which ended by configuring itself as social control devices, and, for that reason, becoming a serious menace to subjectivity. The issue we intend to broach in this dissertation is to ponder on how to provide resistance against the control exerted by that Information Society in whose net were are entangled. Contrary to the superposition of images which configure it, capturing, submitting, consuming, and leading people to consumption, we find out, in experience with arts, the possibility of vanishing lines, the possibility of offering resistance, since, by using Gilles Deleuze’s own words, besides the melodious compositions which compose nature, the work of art, as an esthetic composition, with the monuments built by sensations, provides us with an infinite symphonic composition planUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]2014-06-11T19:35:04Z2014-06-11T19:35:04Z2013-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis86 f. : il.application/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Gisele Gonçalves Melles de. A arte como resistência na sociedade da informação. 2013. 86 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013.http://hdl.handle.net/11449/105621000711223000711223_20230123.pdf33004048021P60000-0002-3977-827XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:11:45.402943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como resistência na sociedade da informação
title A arte como resistência na sociedade da informação
spellingShingle A arte como resistência na sociedade da informação
Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]
Arte e tecnologia
Sociedade da informação
Subjetividade
Art and technology
title_short A arte como resistência na sociedade da informação
title_full A arte como resistência na sociedade da informação
title_fullStr A arte como resistência na sociedade da informação
title_full_unstemmed A arte como resistência na sociedade da informação
title_sort A arte como resistência na sociedade da informação
author Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]
author_facet Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gisele Gonçalves Melles de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e tecnologia
Sociedade da informação
Subjetividade
Art and technology
topic Arte e tecnologia
Sociedade da informação
Subjetividade
Art and technology
description Nas duas últimas décadas do século XX, ocorreram significativos avanços tecnológicos, sobretudo no campo da Informação, no qual houve uma crescente convergência de tecnologias para a criação de um sistema altamente integrado, com efeitos em toda atividade humana, individual e coletiva, e que acabaram por se configurar como formas de controle social, e, por isso, representando uma séria ameaça à subjetividade. O problema que nos interessa nesta tese é pensar como resistir ao controle dessa Sociedade da Informação em que estamos enredados. Ao contrário das sobreposições de imagens que a configuram, capturando, sujeitando, consumindo e levando a consumir, encontramos, na experiência com a arte, a possibilidade de linhas de fuga, a possibilidade de resistência, pois, para dizer como Gilles Deleuze, além dos compostos melódicos que constituem a natureza, a obra de arte, como composto estético, com os monumentos erguidos pelas sensações, abre-nos um plano de composição sinfônica infinito
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-11
2014-06-11T19:35:04Z
2014-06-11T19:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gisele Gonçalves Melles de. A arte como resistência na sociedade da informação. 2013. 86 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/105621
000711223
000711223_20230123.pdf
33004048021P6
0000-0002-3977-827X
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gisele Gonçalves Melles de. A arte como resistência na sociedade da informação. 2013. 86 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013.
000711223
000711223_20230123.pdf
33004048021P6
0000-0002-3977-827X
url http://hdl.handle.net/11449/105621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 f. : il.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128330174562304