Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6171
http://hdl.handle.net/11449/108280
Resumo: Este trabalho explora possibilidades abertas pelos campos teóricometodológicosde “conflito socioambiental” e “educação moral” para a constituiçãode uma proposta teórico-metodológica de formação continuada de professores.Trata-se de reflexão teórica aliada às análises de uma experiência de intervençãoanteriormente realizada e que se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas depesquisa. As análises realizadas forneceram indícios de que subsídios daquelescampos podem apoiar a construção, pelos educadores, de entendimentos relevantesà nossa perspectiva de EA e podem subsidiá-los na criação autônoma de novaspráticas pedagógicas. Os trabalhos levaram à formulação de proposta teóricometodológicade formação em que se preparam os educadores, por meio dautilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dosrecursos metodológicos (RMs) da educação moral, para a criação de atividades parasala de aula.
id UNSP_07470191195d525874446386cec68529
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108280
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professoresEste trabalho explora possibilidades abertas pelos campos teóricometodológicosde “conflito socioambiental” e “educação moral” para a constituiçãode uma proposta teórico-metodológica de formação continuada de professores.Trata-se de reflexão teórica aliada às análises de uma experiência de intervençãoanteriormente realizada e que se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas depesquisa. As análises realizadas forneceram indícios de que subsídios daquelescampos podem apoiar a construção, pelos educadores, de entendimentos relevantesà nossa perspectiva de EA e podem subsidiá-los na criação autônoma de novaspráticas pedagógicas. Os trabalhos levaram à formulação de proposta teóricometodológicade formação em que se preparam os educadores, por meio dautilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dosrecursos metodológicos (RMs) da educação moral, para a criação de atividades parasala de aula.Doutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, SP.Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático “Educação Ambiental” – Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro.Doutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, SP.Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático “Educação Ambiental” – Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2008-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6171Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, 2008, p. 103-124.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108280ISSN2177-580X-2008-3-2-103-124.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830Pesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:26:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:26:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
title Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
spellingShingle Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]
title_short Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
title_full Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
title_fullStr Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
title_full_unstemmed Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
title_sort Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores
author Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]
author_facet Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzochi, Lúcia Helena [UNESP]
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
description Este trabalho explora possibilidades abertas pelos campos teóricometodológicosde “conflito socioambiental” e “educação moral” para a constituiçãode uma proposta teórico-metodológica de formação continuada de professores.Trata-se de reflexão teórica aliada às análises de uma experiência de intervençãoanteriormente realizada e que se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas depesquisa. As análises realizadas forneceram indícios de que subsídios daquelescampos podem apoiar a construção, pelos educadores, de entendimentos relevantesà nossa perspectiva de EA e podem subsidiá-los na criação autônoma de novaspráticas pedagógicas. Os trabalhos levaram à formulação de proposta teóricometodológicade formação em que se preparam os educadores, por meio dautilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dosrecursos metodológicos (RMs) da educação moral, para a criação de atividades parasala de aula.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-24
2014-06-24T19:55:12Z
2014-06-24T19:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6171
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, 2008, p. 103-124.
2177-580X
http://hdl.handle.net/11449/108280
ISSN2177-580X-2008-3-2-103-124.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6171
http://hdl.handle.net/11449/108280
identifier_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, 2008, p. 103-124.
2177-580X
ISSN2177-580X-2008-3-2-103-124.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047261478846464