Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102017
Resumo: Esta pesquisa é fruto do desenvolvimento de uma sequência didática sobre o comportamento das entidades físicas: partícula, onde e partícula-onda no Experimento da Supla Fenda, numa versão adaptada de Feynman e colaboradores e foi desenvolvida com estudantes de terceira série do ensino superior do curso de Química, disciplina Química Quântica, de uma universidade pública estadual. O objetivo geral do estudo foi discutir os fundamentos e práticas de experimentos mentais, tendo como parâmetro a utilização de diversas alternativas didáticas e seus desdobramentos para o ensino nas disciplinas científicas. A pesquisa de cunho qualitativo ancora-se nos fundamentos dos experimentos mentais e tem por base as teorias que visam promover a comunicação verbal e escrita dos conhecimentos científicos. O problema de pesquisa originou-se das dificuldades que os estudantes demonstravam em sala de aula para explicar e debater suas idéias, de maneira significativa, inteligível e dinâmica, quando estas exigiam deles o domínio da verbalização de conhecimentos científicos sobre o experimento da dupla fenda. Para interpretação e análise dos dados, utilizou-se a vertente interpretativa por meio de instrumentos e técnicas que permitem, principalmente, a descrição e interpretação de fatos e fenômenos, a recuperação de sentidos, tendo como base a investigação interpretativa do conjunto de materiais empíricos que se transformaram em textos. Os resultados revelam que os procedimentos didáticos utilizados são relevantes por possibilitarem a problematização, a discussão, o uso da imaginação e da linguagem verbal e escrita, pouco usuais em contextos de aulas de Química Quântica. Com relação aos textos, tanto aqueles transcritos das discussões e das falas dos estudantes quanto os que foram produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa, por solicitação do professor...
id UNSP_07d3339d209544b5bb81dd13e7274789
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102017
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didáticaCiencia - Estudo e ensinoExperimentos mentaisExperimento da dupla fendaEnsino de química quânticaThought experimentsDouble slit experimentQuantum chemistry teachingEsta pesquisa é fruto do desenvolvimento de uma sequência didática sobre o comportamento das entidades físicas: partícula, onde e partícula-onda no Experimento da Supla Fenda, numa versão adaptada de Feynman e colaboradores e foi desenvolvida com estudantes de terceira série do ensino superior do curso de Química, disciplina Química Quântica, de uma universidade pública estadual. O objetivo geral do estudo foi discutir os fundamentos e práticas de experimentos mentais, tendo como parâmetro a utilização de diversas alternativas didáticas e seus desdobramentos para o ensino nas disciplinas científicas. A pesquisa de cunho qualitativo ancora-se nos fundamentos dos experimentos mentais e tem por base as teorias que visam promover a comunicação verbal e escrita dos conhecimentos científicos. O problema de pesquisa originou-se das dificuldades que os estudantes demonstravam em sala de aula para explicar e debater suas idéias, de maneira significativa, inteligível e dinâmica, quando estas exigiam deles o domínio da verbalização de conhecimentos científicos sobre o experimento da dupla fenda. Para interpretação e análise dos dados, utilizou-se a vertente interpretativa por meio de instrumentos e técnicas que permitem, principalmente, a descrição e interpretação de fatos e fenômenos, a recuperação de sentidos, tendo como base a investigação interpretativa do conjunto de materiais empíricos que se transformaram em textos. Os resultados revelam que os procedimentos didáticos utilizados são relevantes por possibilitarem a problematização, a discussão, o uso da imaginação e da linguagem verbal e escrita, pouco usuais em contextos de aulas de Química Quântica. Com relação aos textos, tanto aqueles transcritos das discussões e das falas dos estudantes quanto os que foram produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa, por solicitação do professor...This research is the result of the development of a didactic sequence on the behavior of physical entities: particle, wave and wave-particle in the Double-Slit Experiment, in an adapted version from Feynman and assistants, which was developed with university students from the third grade of the Chemistry course, in the discipline of Quantum Chemistry, at a Brazilian public state university. The study aimed to discuss the fundaments and practices of thought experiments by using several didactic alternatives and its unfoldings to the teaching of scientific disciplines. The research, of qualitative basis, is anchored to the fundaments of thought experiments grounded on theories aiming to promote verbal and written communication of scientific knowledge. The research problem focuses on the difficulties that the students show in the classroom in order to explain and discuss their ideas when theses require that they master verbalization of scientific knowledge on the double-slit experiment in a meaningful, significant and dynamic manner. To the purpose of data interpretation and analysis, we used the interpretative perspective by means of the methodological and theoretical. Results revealed that the didactic procedures used are relevant since they allow problematization, discussion, the use of imagination and of verbal and written language, quite rare in classroom contexts of Quantum Chemistry. Regarding the texts, both the ones transcribed during the discussions and the students' speeches and those produced during the development of the research, required by the teacher, deserve attention. The text productions were found considerably reduced, fragmented, lacking progression and continuity of ideas, and also lacking the interconnected sequence of the parts that constitute an articulated whole. By means of discourse analysis, we detected loss of the line of unity that assures its interpretability... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Filho, Ourides Santin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2009-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis313 f. : il.application/pdfKIOURANIS, Neide Maria Michellan. Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática. 2009. 313 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102017000605883kiouranis_nmm_dr_bauru.pdf33004056079P04167514050938821Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:06:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:22.289897Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
title Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
spellingShingle Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Experimentos mentais
Experimento da dupla fenda
Ensino de química quântica
Thought experiments
Double slit experiment
Quantum chemistry teaching
title_short Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
title_full Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
title_fullStr Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
title_full_unstemmed Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
title_sort Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática
author Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]
author_facet Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Filho, Ourides Santin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Experimentos mentais
Experimento da dupla fenda
Ensino de química quântica
Thought experiments
Double slit experiment
Quantum chemistry teaching
topic Ciencia - Estudo e ensino
Experimentos mentais
Experimento da dupla fenda
Ensino de química quântica
Thought experiments
Double slit experiment
Quantum chemistry teaching
description Esta pesquisa é fruto do desenvolvimento de uma sequência didática sobre o comportamento das entidades físicas: partícula, onde e partícula-onda no Experimento da Supla Fenda, numa versão adaptada de Feynman e colaboradores e foi desenvolvida com estudantes de terceira série do ensino superior do curso de Química, disciplina Química Quântica, de uma universidade pública estadual. O objetivo geral do estudo foi discutir os fundamentos e práticas de experimentos mentais, tendo como parâmetro a utilização de diversas alternativas didáticas e seus desdobramentos para o ensino nas disciplinas científicas. A pesquisa de cunho qualitativo ancora-se nos fundamentos dos experimentos mentais e tem por base as teorias que visam promover a comunicação verbal e escrita dos conhecimentos científicos. O problema de pesquisa originou-se das dificuldades que os estudantes demonstravam em sala de aula para explicar e debater suas idéias, de maneira significativa, inteligível e dinâmica, quando estas exigiam deles o domínio da verbalização de conhecimentos científicos sobre o experimento da dupla fenda. Para interpretação e análise dos dados, utilizou-se a vertente interpretativa por meio de instrumentos e técnicas que permitem, principalmente, a descrição e interpretação de fatos e fenômenos, a recuperação de sentidos, tendo como base a investigação interpretativa do conjunto de materiais empíricos que se transformaram em textos. Os resultados revelam que os procedimentos didáticos utilizados são relevantes por possibilitarem a problematização, a discussão, o uso da imaginação e da linguagem verbal e escrita, pouco usuais em contextos de aulas de Química Quântica. Com relação aos textos, tanto aqueles transcritos das discussões e das falas dos estudantes quanto os que foram produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa, por solicitação do professor...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-22
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática. 2009. 313 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/102017
000605883
kiouranis_nmm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4167514050938821
identifier_str_mv KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Experimentos mentais no ensino de ciências: implementação de uma sequência didática. 2009. 313 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000605883
kiouranis_nmm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4167514050938821
url http://hdl.handle.net/11449/102017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 313 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128431132508160