Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Carlota [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002
http://hdl.handle.net/11449/6361
Resumo: O presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia.
id UNSP_082d4eb8e597cdffcee6729d80e59906
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6361
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideiaPor una ética en la profesión: rumbo a una nueva paideiaIn favor of professional ethics: in search of a new paideiaPaideiaeducaçãoética profissionalaprendizagemensinoPaideiaEducaciónética profesionalaprendizajeenseñanzapaideia (a Greek work, not translated)educationprofessional ethicslearningteachingO presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia.El presente artículo intenta discutir la actualidad del concepto de paideia, a la luz del entrelazamiento entre el original referente griego y la categoría operatoria de lo que aquí denominamos una ética en la profesión. Se trata de un estudio que busca formular algunas directrices para pensar el tema de la enseñanza y del aprendizaje, partiendo metodológicamente de la acepción de interdisciplinaridad. Así, se podrá, huyendo de las especializaciones fragmentarias del campo, recomponer el arte del pensamiento pedagógico, incluyendo en él sus aspectos éticos esenciales. de este modo, creemos posible establecer, para los profesores y estudiantes de este tercer milenio, una nueva y moderna paideia.This article discusses the current nature of the concept of paideia, in the light of the interweaving between the original Greek frame of reference and the operative category of what we will call, in this article, professional ethics. It is a study that intends to formulate guidelines for thinking about the themes of teaching and learning, methodologically, starting from the idea of interdisciplinary studies. This will allow us to recompose the art of pedagogical thinking, avoiding the fragmented specializations of this field, but including in it its chief ethical aspects. We believe that, in this way, it will be possible to establish a new and modern paideia, for contemporary teachers and students in the third millenium.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boto, Carlota [UNESP]2014-05-20T13:21:54Z2014-05-20T13:21:54Z2002-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-25application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/636110.1590/S1414-32832002000100002S1414-32832002000100002S1414-32832002000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:05:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:27:49.166148Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
Por una ética en la profesión: rumbo a una nueva paideia
In favor of professional ethics: in search of a new paideia
title Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
spellingShingle Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
Boto, Carlota [UNESP]
Paideia
educação
ética profissional
aprendizagem
ensino
Paideia
Educación
ética profesional
aprendizaje
enseñanza
paideia (a Greek work, not translated)
education
professional ethics
learning
teaching
title_short Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
title_full Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
title_fullStr Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
title_full_unstemmed Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
title_sort Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
author Boto, Carlota [UNESP]
author_facet Boto, Carlota [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, Carlota [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Paideia
educação
ética profissional
aprendizagem
ensino
Paideia
Educación
ética profesional
aprendizaje
enseñanza
paideia (a Greek work, not translated)
education
professional ethics
learning
teaching
topic Paideia
educação
ética profissional
aprendizagem
ensino
Paideia
Educación
ética profesional
aprendizaje
enseñanza
paideia (a Greek work, not translated)
education
professional ethics
learning
teaching
description O presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
2014-05-20T13:21:54Z
2014-05-20T13:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/6361
10.1590/S1414-32832002000100002
S1414-32832002000100002
S1414-32832002000100002.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002
http://hdl.handle.net/11449/6361
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002.
1414-3283
10.1590/S1414-32832002000100002
S1414-32832002000100002
S1414-32832002000100002.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9-25
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045828666851328