Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002 http://hdl.handle.net/11449/6361 |
Resumo: | O presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia. |
id |
UNSP_082d4eb8e597cdffcee6729d80e59906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6361 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideiaPor una ética en la profesión: rumbo a una nueva paideiaIn favor of professional ethics: in search of a new paideiaPaideiaeducaçãoética profissionalaprendizagemensinoPaideiaEducaciónética profesionalaprendizajeenseñanzapaideia (a Greek work, not translated)educationprofessional ethicslearningteachingO presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia.El presente artículo intenta discutir la actualidad del concepto de paideia, a la luz del entrelazamiento entre el original referente griego y la categoría operatoria de lo que aquí denominamos una ética en la profesión. Se trata de un estudio que busca formular algunas directrices para pensar el tema de la enseñanza y del aprendizaje, partiendo metodológicamente de la acepción de interdisciplinaridad. Así, se podrá, huyendo de las especializaciones fragmentarias del campo, recomponer el arte del pensamiento pedagógico, incluyendo en él sus aspectos éticos esenciales. de este modo, creemos posible establecer, para los profesores y estudiantes de este tercer milenio, una nueva y moderna paideia.This article discusses the current nature of the concept of paideia, in the light of the interweaving between the original Greek frame of reference and the operative category of what we will call, in this article, professional ethics. It is a study that intends to formulate guidelines for thinking about the themes of teaching and learning, methodologically, starting from the idea of interdisciplinary studies. This will allow us to recompose the art of pedagogical thinking, avoiding the fragmented specializations of this field, but including in it its chief ethical aspects. We believe that, in this way, it will be possible to establish a new and modern paideia, for contemporary teachers and students in the third millenium.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boto, Carlota [UNESP]2014-05-20T13:21:54Z2014-05-20T13:21:54Z2002-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-25application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/636110.1590/S1414-32832002000100002S1414-32832002000100002S1414-32832002000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:05:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:05:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia Por una ética en la profesión: rumbo a una nueva paideia In favor of professional ethics: in search of a new paideia |
title |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
spellingShingle |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia Boto, Carlota [UNESP] Paideia educação ética profissional aprendizagem ensino Paideia Educación ética profesional aprendizaje enseñanza paideia (a Greek work, not translated) education professional ethics learning teaching |
title_short |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
title_full |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
title_fullStr |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
title_full_unstemmed |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
title_sort |
Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia |
author |
Boto, Carlota [UNESP] |
author_facet |
Boto, Carlota [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boto, Carlota [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paideia educação ética profissional aprendizagem ensino Paideia Educación ética profesional aprendizaje enseñanza paideia (a Greek work, not translated) education professional ethics learning teaching |
topic |
Paideia educação ética profissional aprendizagem ensino Paideia Educación ética profesional aprendizaje enseñanza paideia (a Greek work, not translated) education professional ethics learning teaching |
description |
O presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-01 2014-05-20T13:21:54Z 2014-05-20T13:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002 Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002. 1414-3283 http://hdl.handle.net/11449/6361 10.1590/S1414-32832002000100002 S1414-32832002000100002 S1414-32832002000100002.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002 http://hdl.handle.net/11449/6361 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002. 1414-3283 10.1590/S1414-32832002000100002 S1414-32832002000100002 S1414-32832002000100002.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação 0,417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9-25 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649312668778496 |