Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzini, Eduardo José [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577
http://hdl.handle.net/11449/114753
Resumo: The interview has been a widely used procedure of research in humanities. Despite the frequent use, researches are not always supported in the literature on research methodology. The aim of this study was to analyze how the interview was used in dissertations and theses in a graduate Program in Education at a university in Sao Paulo state. This study examined 167 final papers developed in to period of five years. Variables focused were: justification for the use of interview, type of interview used, guide elaboration and adaptation, kind of analysis, among others. The results showed that it is still necessary to incorporate the contents of the research methodology underlying the use of the interview to achieve the scientific rigor for this procedure.
id UNSP_084c192575ab03bd98c8c7810906d70a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educaçãoUse of interview in dissertations and thesis produced in an education graduate courseEntrevistaeducação especialThe interview has been a widely used procedure of research in humanities. Despite the frequent use, researches are not always supported in the literature on research methodology. The aim of this study was to analyze how the interview was used in dissertations and theses in a graduate Program in Education at a university in Sao Paulo state. This study examined 167 final papers developed in to period of five years. Variables focused were: justification for the use of interview, type of interview used, guide elaboration and adaptation, kind of analysis, among others. The results showed that it is still necessary to incorporate the contents of the research methodology underlying the use of the interview to achieve the scientific rigor for this procedure.A entrevista tem sido um procedimento amplamente utilizado em pesquisa em ciências humanas. Apesar do uso frequente, nem sempre os trabalhos desenvolvidos tem se apoiado na literatura sobre metodologia de pesquisa. O objetivo do estudo foi analisar como a entrevista foi utilizada em dissertações e teses em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Cento e sessenta e sete dissertações e teses desenvolvidas num período de cinco anos foram analisadas. As variáveis enfocaram, por exemplo, justificativa para o uso da entrevista, tipo de entrevista utilizado, forma de constituição do roteiro, tipo de análise realizada, dentre outros. Os resultados demonstraram que ainda é necessária a apreensão dos conteúdos da metodologia de pesquisa que embasam o uso da entrevista para que se possa alcançar o rigor científico para esse procedimento.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]2015-02-24T13:57:26Z2015-02-24T13:57:26Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-171application/pdfhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577Revista Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012.2177-3300http://hdl.handle.net/11449/114753ISSN21773300-2012-04-02-149-171.pdf9155295594995876Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Percursoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
Use of interview in dissertations and thesis produced in an education graduate course
title Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
spellingShingle Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
Manzini, Eduardo José [UNESP]
Entrevista
educação especial
title_short Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
title_full Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
title_fullStr Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
title_full_unstemmed Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
title_sort Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação
author Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_facet Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista
educação especial
topic Entrevista
educação especial
description The interview has been a widely used procedure of research in humanities. Despite the frequent use, researches are not always supported in the literature on research methodology. The aim of this study was to analyze how the interview was used in dissertations and theses in a graduate Program in Education at a university in Sao Paulo state. This study examined 167 final papers developed in to period of five years. Variables focused were: justification for the use of interview, type of interview used, guide elaboration and adaptation, kind of analysis, among others. The results showed that it is still necessary to incorporate the contents of the research methodology underlying the use of the interview to achieve the scientific rigor for this procedure.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:26Z
2015-02-24T13:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577
Revista Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012.
2177-3300
http://hdl.handle.net/11449/114753
ISSN21773300-2012-04-02-149-171.pdf
9155295594995876
url http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577
http://hdl.handle.net/11449/114753
identifier_str_mv Revista Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012.
2177-3300
ISSN21773300-2012-04-02-149-171.pdf
9155295594995876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Percurso
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149-171
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128148432224256