Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Alex Alexandre [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Delfim, Gualdemir [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143631
Resumo: A capoeira é uma arte afro-Brasileira criada através da opressão de um povo, na qual se vê claramente os aspectos artísticos e culturais integrados entre si, por se tratar de uma atividade desportiva pluricultural sugeridos pelos (PCNs) orientados pela nova LDB, como também são assegurados pela constituição brasileira (cap. III art. 215 §1º) e por ser obrigatoriedade da instituição de ensino respeitar a cultura de cada aluno e dar-lhe acesso à cultura de outros grupos sociais. Capoeira é luta na qual a vitória se dá junto ao oponente, e esporte que na sua forma técnica permite a criança e ao adolescente o desenvolvimento de sua cultura corporal.Essa atividade no contexto escolar tem por finalidade atender as necessidades físicas psíquicas e culturais de cada aluno, tendo uma grande movimentação corporal por isso ligada principalmente com a Educação Física. Despertar ao praticante a descoberta de sua cultura e de sua capacidade intelectual desenvolvendo sua auto confiança. Proporcionar ao aluno uma noção de teórico-prático da arte, através de movimentos físicos e da disciplina esportiva. Socializar a criança e adolescente através de intercâmbios com outros núcleos de ensino. Estimular a criatividade do aluno com aulas de musicas ajudando buscar sua auto-estima. Desenvolver a cultura afro-brasileira, através da capoeira, uma vez que a mesma está profundamente ligada à formação da cultura nacional. O método é fazer aulas diversificadas e não repetir a mesma preparação física à alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Público Municipal. As aulas se constituem de exercícios leves para aquecimento das articulações exercícios específicos para a flexibilidade dorsal e de cintura pélvica. No decorrer da aula serão efetuados movimentos de capoeira, como a ginga e movimentos de equilíbrio e de esquiva, sendo inicialmente executados individualmente, para o domínio do corpo. Durante as aulas serão efetuadas brincadeiras para descontração e entrosamento, auxiliando e fortalecendo a cordialidade e o companheirismo. Ser capoeirista é mais que aprender a lutar bem. É necessário entender as características da luta e sua origem histórico-social. Sendo realizado em mais de uma escola após algumas semanas de efetivo ensaio, poderá ser feito rodas de capoeira com outros alunos de outras escolas para desenvolver o intercâmbio entre os praticantes. Espera-se que os alunos desenvolvam suas capacidades corporais, e suas capacidades intelectuais. Compreensão da cultura afro-brasileira, através da capoeira, tendo conhecimento histórico-social, consequentemente uma melhora no desenvolvimento escolar e comportamental
id UNSP_08b6f7005e701d9c1b3b6eafa5b8edfa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143631
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógicaA capoeira é uma arte afro-Brasileira criada através da opressão de um povo, na qual se vê claramente os aspectos artísticos e culturais integrados entre si, por se tratar de uma atividade desportiva pluricultural sugeridos pelos (PCNs) orientados pela nova LDB, como também são assegurados pela constituição brasileira (cap. III art. 215 §1º) e por ser obrigatoriedade da instituição de ensino respeitar a cultura de cada aluno e dar-lhe acesso à cultura de outros grupos sociais. Capoeira é luta na qual a vitória se dá junto ao oponente, e esporte que na sua forma técnica permite a criança e ao adolescente o desenvolvimento de sua cultura corporal.Essa atividade no contexto escolar tem por finalidade atender as necessidades físicas psíquicas e culturais de cada aluno, tendo uma grande movimentação corporal por isso ligada principalmente com a Educação Física. Despertar ao praticante a descoberta de sua cultura e de sua capacidade intelectual desenvolvendo sua auto confiança. Proporcionar ao aluno uma noção de teórico-prático da arte, através de movimentos físicos e da disciplina esportiva. Socializar a criança e adolescente através de intercâmbios com outros núcleos de ensino. Estimular a criatividade do aluno com aulas de musicas ajudando buscar sua auto-estima. Desenvolver a cultura afro-brasileira, através da capoeira, uma vez que a mesma está profundamente ligada à formação da cultura nacional. O método é fazer aulas diversificadas e não repetir a mesma preparação física à alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Público Municipal. As aulas se constituem de exercícios leves para aquecimento das articulações exercícios específicos para a flexibilidade dorsal e de cintura pélvica. No decorrer da aula serão efetuados movimentos de capoeira, como a ginga e movimentos de equilíbrio e de esquiva, sendo inicialmente executados individualmente, para o domínio do corpo. Durante as aulas serão efetuadas brincadeiras para descontração e entrosamento, auxiliando e fortalecendo a cordialidade e o companheirismo. Ser capoeirista é mais que aprender a lutar bem. É necessário entender as características da luta e sua origem histórico-social. Sendo realizado em mais de uma escola após algumas semanas de efetivo ensaio, poderá ser feito rodas de capoeira com outros alunos de outras escolas para desenvolver o intercâmbio entre os praticantes. Espera-se que os alunos desenvolvam suas capacidades corporais, e suas capacidades intelectuais. Compreensão da cultura afro-brasileira, através da capoeira, tendo conhecimento histórico-social, consequentemente uma melhora no desenvolvimento escolar e comportamentalUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celestino, Alex Alexandre [UNESP]Delfim, Gualdemir [UNESP]2016-09-01T13:58:19Z2016-09-01T13:58:19Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject095application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 095http://hdl.handle.net/11449/1436312005-095-celestino.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:26.085583Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
title Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
spellingShingle Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
Celestino, Alex Alexandre [UNESP]
title_short Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
title_full Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
title_fullStr Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
title_full_unstemmed Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
title_sort Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
author Celestino, Alex Alexandre [UNESP]
author_facet Celestino, Alex Alexandre [UNESP]
Delfim, Gualdemir [UNESP]
author_role author
author2 Delfim, Gualdemir [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Alex Alexandre [UNESP]
Delfim, Gualdemir [UNESP]
description A capoeira é uma arte afro-Brasileira criada através da opressão de um povo, na qual se vê claramente os aspectos artísticos e culturais integrados entre si, por se tratar de uma atividade desportiva pluricultural sugeridos pelos (PCNs) orientados pela nova LDB, como também são assegurados pela constituição brasileira (cap. III art. 215 §1º) e por ser obrigatoriedade da instituição de ensino respeitar a cultura de cada aluno e dar-lhe acesso à cultura de outros grupos sociais. Capoeira é luta na qual a vitória se dá junto ao oponente, e esporte que na sua forma técnica permite a criança e ao adolescente o desenvolvimento de sua cultura corporal.Essa atividade no contexto escolar tem por finalidade atender as necessidades físicas psíquicas e culturais de cada aluno, tendo uma grande movimentação corporal por isso ligada principalmente com a Educação Física. Despertar ao praticante a descoberta de sua cultura e de sua capacidade intelectual desenvolvendo sua auto confiança. Proporcionar ao aluno uma noção de teórico-prático da arte, através de movimentos físicos e da disciplina esportiva. Socializar a criança e adolescente através de intercâmbios com outros núcleos de ensino. Estimular a criatividade do aluno com aulas de musicas ajudando buscar sua auto-estima. Desenvolver a cultura afro-brasileira, através da capoeira, uma vez que a mesma está profundamente ligada à formação da cultura nacional. O método é fazer aulas diversificadas e não repetir a mesma preparação física à alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Público Municipal. As aulas se constituem de exercícios leves para aquecimento das articulações exercícios específicos para a flexibilidade dorsal e de cintura pélvica. No decorrer da aula serão efetuados movimentos de capoeira, como a ginga e movimentos de equilíbrio e de esquiva, sendo inicialmente executados individualmente, para o domínio do corpo. Durante as aulas serão efetuadas brincadeiras para descontração e entrosamento, auxiliando e fortalecendo a cordialidade e o companheirismo. Ser capoeirista é mais que aprender a lutar bem. É necessário entender as características da luta e sua origem histórico-social. Sendo realizado em mais de uma escola após algumas semanas de efetivo ensaio, poderá ser feito rodas de capoeira com outros alunos de outras escolas para desenvolver o intercâmbio entre os praticantes. Espera-se que os alunos desenvolvam suas capacidades corporais, e suas capacidades intelectuais. Compreensão da cultura afro-brasileira, através da capoeira, tendo conhecimento histórico-social, consequentemente uma melhora no desenvolvimento escolar e comportamental
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:19Z
2016-09-01T13:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 095
http://hdl.handle.net/11449/143631
2005-095-celestino.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143631
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 095
2005-095-celestino.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 095
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128697104859136