Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272 http://hdl.handle.net/11449/107267 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira. |
id |
UNSP_08db1906f47d41a2c30f7b0ee7cd9cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107267 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação SecundáriaHistória do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigosEste trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESPDepartamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107267ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf6847958862033252Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:53:59.033296Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
title |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
spellingShingle |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos |
title_short |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
title_full |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
title_fullStr |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
title_full_unstemmed |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
title_sort |
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária |
author |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author_facet |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos |
topic |
História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos |
description |
Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 2014-06-24T19:54:00Z 2014-06-24T19:54:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272 Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107267 ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf 6847958862033252 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272 http://hdl.handle.net/11449/107267 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99. 1981-8106 ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf 6847958862033252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128581567512576 |