Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272
http://hdl.handle.net/11449/107267
Resumo: Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.
id UNSP_08db1906f47d41a2c30f7b0ee7cd9cc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação SecundáriaHistória do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigosEste trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESPDepartamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107267ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf6847958862033252Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:11:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
title Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
spellingShingle Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos
title_short Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
title_full Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
title_fullStr Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
title_full_unstemmed Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
title_sort Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária
author Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author_facet Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos
topic História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos
description Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
2014-06-24T19:54:00Z
2014-06-24T19:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107267
ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf
6847958862033252
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272
http://hdl.handle.net/11449/107267
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf
6847958862033252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649517771292672