Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Viviane Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Praia, João Feliz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011
http://hdl.handle.net/11449/10720
Resumo: O propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola.
id UNSP_0917727b529914f53920524ed4624159
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10720
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'Building innovative teaching practices with elementary school teachers: a research project about the teaching of the theme 'human digestion'Alimentação humanaInvestigação-açãoEnsino por investigaçãoFormação de professoresHuman alimentationInvestigation-actionTeaching through investigationFormation of teachersO propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola.The purpose of this text is to make public an investigative project developed with Elementary School teachers in which an action-research methodology was used. Through this project, we were able to evaluate the impact of the use of these kinds of teaching strategies.The Teaching through Research (EPP) aimed at developing new scientific-didactic competences (attitudes and knowledge). Such strategies were developed based on the precepts of the New Didactic and within a teacher training program. The data collected showed that the methodology used in these studies contributes to the overcoming of some learning difficulties that are inherent to professional training processes (initial and continuing), one of which is learning through collective work in school.Unesp Faculdade de Filosofia Departamento de FonoaudiologiaUniversidade do Porto Departamento de GeologiaUnesp Faculdade de Filosofia Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Porto Departamento de GeologiaGalvão, Viviane Souza [UNESP]Praia, João Feliz2014-05-20T13:31:29Z2014-05-20T13:31:29Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article631-645application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1072010.1590/S1516-73132009000300011S1516-73132009000300011S1516-73132009000300011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10720Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
Building innovative teaching practices with elementary school teachers: a research project about the teaching of the theme 'human digestion'
title Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
spellingShingle Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
Galvão, Viviane Souza [UNESP]
Alimentação humana
Investigação-ação
Ensino por investigação
Formação de professores
Human alimentation
Investigation-action
Teaching through investigation
Formation of teachers
title_short Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
title_full Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
title_fullStr Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
title_full_unstemmed Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
title_sort Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'
author Galvão, Viviane Souza [UNESP]
author_facet Galvão, Viviane Souza [UNESP]
Praia, João Feliz
author_role author
author2 Praia, João Feliz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade do Porto Departamento de Geologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Viviane Souza [UNESP]
Praia, João Feliz
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação humana
Investigação-ação
Ensino por investigação
Formação de professores
Human alimentation
Investigation-action
Teaching through investigation
Formation of teachers
topic Alimentação humana
Investigação-ação
Ensino por investigação
Formação de professores
Human alimentation
Investigation-action
Teaching through investigation
Formation of teachers
description O propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T13:31:29Z
2014-05-20T13:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/10720
10.1590/S1516-73132009000300011
S1516-73132009000300011
S1516-73132009000300011.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011
http://hdl.handle.net/11449/10720
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.
1516-7313
10.1590/S1516-73132009000300011
S1516-73132009000300011
S1516-73132009000300011.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 631-645
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128145151229952