Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagano, Izabela Lorca [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92975
Resumo: O Bom Burguer é um jogo de empresas que se propõe a atender as necessidades do processo ensino-aprendizagem como um instrumento de apoio e promover o estímulo ao empreendedorismo, aplicando conceitos da gestão de um negócio em uma ferramenta computacional desenvolvida para ambiente web. A utilização de novas tecnologias inseridas no processo educacional contribui para que se aborde e estimule o novo perfil dos estudantes, mais dinâmicos e proativos. O Bom Burguer integra conteúdos presentes nos programas das disciplinas do Ensino Médio e é um ambiente simulado em que o jogador/aluno gerencia uma empresa virtual, individualmente ou um equipe, tomando decisões comprando matéria-prima, controlando estoque, formando preços, lendo e interpretando gráficos e relatórios. a pesquisa é de natureza exploratória é fundamentada em procedimentos da pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e pelo banco de dados do jogo Bom Burguer. Os dados foram analisados e os resultados apresentados de forma qualitativa e quantitativa. A observação in loco, os dados dos questionários e do jogo permitiram concluir que o aluno, com o jogo Bom Burguer, tem um comportamento mais ativo e participativo no processo de aprendizagem, embora tenha sido possível observar, também, que o jogo em si não é suficiente para produzir as mudanças de postura esperadas, conforme previsto na literatura. O tutor/professor deve atuar sobre o grupo para que os resultados preditos na literatura sejam alcançados. Assim, o tutor/professor continua sendo uma figura central no processo de ensino-aprendizagem
id UNSP_09549f5ac7413c65cdfdaade09de13b8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92975
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio públicoJogos (Administração)EmpreendedorismoGestão de empresasEnsino médioBusiness gamesBusiness management educationO Bom Burguer é um jogo de empresas que se propõe a atender as necessidades do processo ensino-aprendizagem como um instrumento de apoio e promover o estímulo ao empreendedorismo, aplicando conceitos da gestão de um negócio em uma ferramenta computacional desenvolvida para ambiente web. A utilização de novas tecnologias inseridas no processo educacional contribui para que se aborde e estimule o novo perfil dos estudantes, mais dinâmicos e proativos. O Bom Burguer integra conteúdos presentes nos programas das disciplinas do Ensino Médio e é um ambiente simulado em que o jogador/aluno gerencia uma empresa virtual, individualmente ou um equipe, tomando decisões comprando matéria-prima, controlando estoque, formando preços, lendo e interpretando gráficos e relatórios. a pesquisa é de natureza exploratória é fundamentada em procedimentos da pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e pelo banco de dados do jogo Bom Burguer. Os dados foram analisados e os resultados apresentados de forma qualitativa e quantitativa. A observação in loco, os dados dos questionários e do jogo permitiram concluir que o aluno, com o jogo Bom Burguer, tem um comportamento mais ativo e participativo no processo de aprendizagem, embora tenha sido possível observar, também, que o jogo em si não é suficiente para produzir as mudanças de postura esperadas, conforme previsto na literatura. O tutor/professor deve atuar sobre o grupo para que os resultados preditos na literatura sejam alcançados. Assim, o tutor/professor continua sendo uma figura central no processo de ensino-aprendizagemThe Bom Burguer is a business game which aims to meet the needs of the teaching and learning as a tool to support and promote the simulation of entrepreneurship applying concepts of running a business in a computational tool designed for web environment. The use of new technologies incorporated in the educational process helps to approach and encourage the new students' profile - more dynamic and proactive. The Bom Burguer content intergrates subjects (content of programs) of high school in a simulated environment in which the player/student runs a virtual company, individually or in teams, making decisions such as buying raw materials, controlling stock, prices, reading and interpreting charts and reports. The research is exploratory in nature and based on literature procedures. Data collection was conducted through a questionnaire and the database of the game Bom Burguer. The data was analyzed and the results were shown both qualitalively and quantitatively. The observation in loco of the data from the questionnaires and the game helped to conclude that the student, with the game Bom Burguer, behaves more actively and participative in the learning process, although it was possible to observe, too, that the game itself is not enough to produce the expected changes of behavior, as provided in the literature. The tutor/teacher should act on the group so that the predicted results of the literature are achieved. Thus, the tutor/teacher remains as the central figure in the teaching-learning processConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, José de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nagano, Izabela Lorca [UNESP]2014-06-11T19:26:15Z2014-06-11T19:26:15Z2011-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 f. : il.application/pdfNAGANO, Izabela Lorca. Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público. 2011. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92975000675371nagano_il_me_bauru.pdf33004056086P60758745124500295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:04:22.979752Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
title Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
spellingShingle Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
Nagano, Izabela Lorca [UNESP]
Jogos (Administração)
Empreendedorismo
Gestão de empresas
Ensino médio
Business games
Business management education
title_short Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
title_full Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
title_fullStr Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
title_full_unstemmed Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
title_sort Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público
author Nagano, Izabela Lorca [UNESP]
author_facet Nagano, Izabela Lorca [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, José de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagano, Izabela Lorca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos (Administração)
Empreendedorismo
Gestão de empresas
Ensino médio
Business games
Business management education
topic Jogos (Administração)
Empreendedorismo
Gestão de empresas
Ensino médio
Business games
Business management education
description O Bom Burguer é um jogo de empresas que se propõe a atender as necessidades do processo ensino-aprendizagem como um instrumento de apoio e promover o estímulo ao empreendedorismo, aplicando conceitos da gestão de um negócio em uma ferramenta computacional desenvolvida para ambiente web. A utilização de novas tecnologias inseridas no processo educacional contribui para que se aborde e estimule o novo perfil dos estudantes, mais dinâmicos e proativos. O Bom Burguer integra conteúdos presentes nos programas das disciplinas do Ensino Médio e é um ambiente simulado em que o jogador/aluno gerencia uma empresa virtual, individualmente ou um equipe, tomando decisões comprando matéria-prima, controlando estoque, formando preços, lendo e interpretando gráficos e relatórios. a pesquisa é de natureza exploratória é fundamentada em procedimentos da pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e pelo banco de dados do jogo Bom Burguer. Os dados foram analisados e os resultados apresentados de forma qualitativa e quantitativa. A observação in loco, os dados dos questionários e do jogo permitiram concluir que o aluno, com o jogo Bom Burguer, tem um comportamento mais ativo e participativo no processo de aprendizagem, embora tenha sido possível observar, também, que o jogo em si não é suficiente para produzir as mudanças de postura esperadas, conforme previsto na literatura. O tutor/professor deve atuar sobre o grupo para que os resultados preditos na literatura sejam alcançados. Assim, o tutor/professor continua sendo uma figura central no processo de ensino-aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-10
2014-06-11T19:26:15Z
2014-06-11T19:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAGANO, Izabela Lorca. Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público. 2011. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92975
000675371
nagano_il_me_bauru.pdf
33004056086P6
0758745124500295
identifier_str_mv NAGANO, Izabela Lorca. Uso do jogo de empresas Bom Burguer para apoiar o processo ensino-aprendizagem com ênfase em empreendedorismo com alunos do ensino médio público. 2011. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.
000675371
nagano_il_me_bauru.pdf
33004056086P6
0758745124500295
url http://hdl.handle.net/11449/92975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129157378342912