Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucheroni, Laís Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Pâmela de Souza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255582
Resumo: Uma das deficiências dos egressos de cursos superiores como Administração é a falta de conexão entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, portanto são demandadas novas formas de se transmitir conhecimento, visto que o formato tradicional de ensino (onde o professor é o agente ativo e o aluno é o ouvinte) se tornou obsoleta. Uma das formas de transformar o aluno em agente ativo em seu próprio aprendizado é utilizando-se de simulações, que são formas de experienciar uma determinada situação de modo a transmitir e aplicar conhecimento. Neste contexto se inserem os jogos de empresa, nos quais o jogador simula o comportamento de algum tomador de decisão de uma organização. Existem algumas opções de jogos de empresa, como o SDE (Simulação de Estratégia) que tem por objetivo desenvolver as competências gerenciais dos jogadores, porém essa e outras plataformas têm problemas em dosar a complexidade do jogo. Visando propor uma outra opção que possivelmente contorne este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de empresa digital.
id UNSP_42a7b714ffc7fda6f73111446b387e7a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255582
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"Digital company game: "The sorceress's apprentice"Jogos de empresaJogos digitaisSimulaçãoGame design documentBusiness gamesDigital gamesBusiness administrationSimulationUma das deficiências dos egressos de cursos superiores como Administração é a falta de conexão entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, portanto são demandadas novas formas de se transmitir conhecimento, visto que o formato tradicional de ensino (onde o professor é o agente ativo e o aluno é o ouvinte) se tornou obsoleta. Uma das formas de transformar o aluno em agente ativo em seu próprio aprendizado é utilizando-se de simulações, que são formas de experienciar uma determinada situação de modo a transmitir e aplicar conhecimento. Neste contexto se inserem os jogos de empresa, nos quais o jogador simula o comportamento de algum tomador de decisão de uma organização. Existem algumas opções de jogos de empresa, como o SDE (Simulação de Estratégia) que tem por objetivo desenvolver as competências gerenciais dos jogadores, porém essa e outras plataformas têm problemas em dosar a complexidade do jogo. Visando propor uma outra opção que possivelmente contorne este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de empresa digital.One of the shortcomings of Business Administration graduates is the lack of connection between theory and practice in the teaching and learning process, therefore new ways of transmitting knowledge are demanded, since the traditional format (where the professor is the active agent and the student is the listener) has become obsolete. One of the ways to transform the student in an active agent in his own learning is by using simulations, which are ways to experience a certain situation in order to transmit and apply knowledge. In this context business games are inserted, in which the player simulates the behavior of a decision maker in a company. There is a few options on business games, such as SDE (Simulação de Estratégia, or ‘Strategy Simulation’) that has the objective of developing the management skills on the players, but this and other platforms have issues in dosing the complexity of the game. Aiming to present another option that possibly get around this issue, this dissertation proposes the development of a business digital game.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Mucheroni, Laís FernandesSilveira, Pâmela de Souza2024-05-13T13:06:46Z2024-05-13T13:06:46Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMUCHERONI, Láis Fernandes; SILVEIRA, Pâmela de Souza. Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-16T13:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:40.106320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
Digital company game: "The sorceress's apprentice"
title Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
spellingShingle Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
Mucheroni, Laís Fernandes
Jogos de empresa
Jogos digitais
Simulação
Game design document
Business games
Digital games
Business administration
Simulation
title_short Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
title_full Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
title_fullStr Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
title_full_unstemmed Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
title_sort Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
author Mucheroni, Laís Fernandes
author_facet Mucheroni, Laís Fernandes
Silveira, Pâmela de Souza
author_role author
author2 Silveira, Pâmela de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucheroni, Laís Fernandes
Silveira, Pâmela de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de empresa
Jogos digitais
Simulação
Game design document
Business games
Digital games
Business administration
Simulation
topic Jogos de empresa
Jogos digitais
Simulação
Game design document
Business games
Digital games
Business administration
Simulation
description Uma das deficiências dos egressos de cursos superiores como Administração é a falta de conexão entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, portanto são demandadas novas formas de se transmitir conhecimento, visto que o formato tradicional de ensino (onde o professor é o agente ativo e o aluno é o ouvinte) se tornou obsoleta. Uma das formas de transformar o aluno em agente ativo em seu próprio aprendizado é utilizando-se de simulações, que são formas de experienciar uma determinada situação de modo a transmitir e aplicar conhecimento. Neste contexto se inserem os jogos de empresa, nos quais o jogador simula o comportamento de algum tomador de decisão de uma organização. Existem algumas opções de jogos de empresa, como o SDE (Simulação de Estratégia) que tem por objetivo desenvolver as competências gerenciais dos jogadores, porém essa e outras plataformas têm problemas em dosar a complexidade do jogo. Visando propor uma outra opção que possivelmente contorne este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de empresa digital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
2024-05-13T13:06:46Z
2024-05-13T13:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUCHERONI, Láis Fernandes; SILVEIRA, Pâmela de Souza. Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255582
identifier_str_mv MUCHERONI, Láis Fernandes; SILVEIRA, Pâmela de Souza. Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128486530875392