Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255582 |
Resumo: | Uma das deficiências dos egressos de cursos superiores como Administração é a falta de conexão entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, portanto são demandadas novas formas de se transmitir conhecimento, visto que o formato tradicional de ensino (onde o professor é o agente ativo e o aluno é o ouvinte) se tornou obsoleta. Uma das formas de transformar o aluno em agente ativo em seu próprio aprendizado é utilizando-se de simulações, que são formas de experienciar uma determinada situação de modo a transmitir e aplicar conhecimento. Neste contexto se inserem os jogos de empresa, nos quais o jogador simula o comportamento de algum tomador de decisão de uma organização. Existem algumas opções de jogos de empresa, como o SDE (Simulação de Estratégia) que tem por objetivo desenvolver as competências gerenciais dos jogadores, porém essa e outras plataformas têm problemas em dosar a complexidade do jogo. Visando propor uma outra opção que possivelmente contorne este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de empresa digital. |
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Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira"Digital company game: "The sorceress's apprentice"Jogos de empresaJogos digitaisSimulaçãoGame design documentBusiness gamesDigital gamesBusiness administrationSimulationUma das deficiências dos egressos de cursos superiores como Administração é a falta de conexão entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, portanto são demandadas novas formas de se transmitir conhecimento, visto que o formato tradicional de ensino (onde o professor é o agente ativo e o aluno é o ouvinte) se tornou obsoleta. Uma das formas de transformar o aluno em agente ativo em seu próprio aprendizado é utilizando-se de simulações, que são formas de experienciar uma determinada situação de modo a transmitir e aplicar conhecimento. Neste contexto se inserem os jogos de empresa, nos quais o jogador simula o comportamento de algum tomador de decisão de uma organização. Existem algumas opções de jogos de empresa, como o SDE (Simulação de Estratégia) que tem por objetivo desenvolver as competências gerenciais dos jogadores, porém essa e outras plataformas têm problemas em dosar a complexidade do jogo. Visando propor uma outra opção que possivelmente contorne este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de empresa digital.One of the shortcomings of Business Administration graduates is the lack of connection between theory and practice in the teaching and learning process, therefore new ways of transmitting knowledge are demanded, since the traditional format (where the professor is the active agent and the student is the listener) has become obsolete. One of the ways to transform the student in an active agent in his own learning is by using simulations, which are ways to experience a certain situation in order to transmit and apply knowledge. In this context business games are inserted, in which the player simulates the behavior of a decision maker in a company. There is a few options on business games, such as SDE (Simulação de Estratégia, or ‘Strategy Simulation’) that has the objective of developing the management skills on the players, but this and other platforms have issues in dosing the complexity of the game. Aiming to present another option that possibly get around this issue, this dissertation proposes the development of a business digital game.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Mucheroni, Laís FernandesSilveira, Pâmela de Souza2024-05-13T13:06:46Z2024-05-13T13:06:46Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMUCHERONI, Láis Fernandes; SILVEIRA, Pâmela de Souza. Jogo digital de empresa: "O aprendiz da feiticeira". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-16T13:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:40.106320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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