Acessibilidade pedagógica ao universitário com transtorno do espectro autista: contribuições da psicologia à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acuña, José Tadeu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217201
Resumo: Desde o final do século XX foram promulgadas no Brasil diversas políticas públicas, cujo o intuito eram de garantir a igualdade de direitos e equidade de oportunidades para o aprendizado dos estudantes com ou sem deficiência. Isso significa comprometimento em promover condições de acessibilidade física, pedagógica, atitudinal, comunicacional e informacional em todos os níveis de ensino, além do provimento de outros recursos e serviços educacionais. Todavia, o que está previsto legalmente diverge das reais condições de acessibilidade que estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encontram ao longo de sua trajetória acadêmica. Por se tratar de uma deficiência que impacta funções psicológicas como o pensamento e linguagem, os sujeitos com TEA podem necessitar de apoio em diferentes dimensões do seu processo educacional. Neste sentido, foram questionadas quais intervenções o profissional de psicologia poderia contribuir no desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica a esses acadêmicos. Para responder a essa questão, objetivou-se investigar intervenções de promoção de acessibilidade pedagógica, a partir da Psicologia. O trabalho aconteceu em uma universidade pública paulista, com dois professores de um curso de Química, que foram indicados pelo coordenador desta graduação, pois tinham declarado a ele dúvidas quanto ao processo educacional de dois estudantes com TEA matriculados em suas disciplinas. A intervenção orientada pela Psicologia Histórico-Cultural foi estruturada da seguinte maneira: observação e descrição adaptada das aulas dos docentes (em semestres letivos distintos); encontros informativos e reflexivos, sendo que eles contaram com momentos de discussão e orientação, cujo objetivo era de colaborar com a sua prática pedagógica de forma a atender algumas das necessidades educacionais de seus alunos com TEA. Os dados dos diálogos foram gravados, transcritos e organizados mediante a análise qualitativa do conteúdo. O trabalho realizado permitiu refletir sobre as singularidades, potencialidades e contribuições da atuação do profissional de psicologia à prática pedagógica de professores universitários, cujas disciplinas eram cursadas por estudantes com TEA, dentre elas, destacam-se: clarificar que as diferenças pessoais não são motivos de desigualdade, mas direcionadoras de desenvolvimento humano; colaborar com a prática pedagógica do professor, orientando ações condizentes com o ritmo e forma de aprendizagem do estudante. A análise da intervenção também permitiu identificar limitações na atuação do profissional de psicologia e no próprio processo de desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica, o qual não pode estar desvinculado da superação das barreiras atitudinais. Por fim, considerou-se que o suporte prestado pelo(a) psicólogo(a) ao professor universitário constitui-se como um dos elementos necessários quando se pensa proporcionar apoio à trajetória dos estudantes com TEA, todavia, se fazem necessários outros recursos e serviços especializados destinados a esses sujeitos.
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Todavia, o que está previsto legalmente diverge das reais condições de acessibilidade que estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encontram ao longo de sua trajetória acadêmica. Por se tratar de uma deficiência que impacta funções psicológicas como o pensamento e linguagem, os sujeitos com TEA podem necessitar de apoio em diferentes dimensões do seu processo educacional. Neste sentido, foram questionadas quais intervenções o profissional de psicologia poderia contribuir no desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica a esses acadêmicos. Para responder a essa questão, objetivou-se investigar intervenções de promoção de acessibilidade pedagógica, a partir da Psicologia. O trabalho aconteceu em uma universidade pública paulista, com dois professores de um curso de Química, que foram indicados pelo coordenador desta graduação, pois tinham declarado a ele dúvidas quanto ao processo educacional de dois estudantes com TEA matriculados em suas disciplinas. A intervenção orientada pela Psicologia Histórico-Cultural foi estruturada da seguinte maneira: observação e descrição adaptada das aulas dos docentes (em semestres letivos distintos); encontros informativos e reflexivos, sendo que eles contaram com momentos de discussão e orientação, cujo objetivo era de colaborar com a sua prática pedagógica de forma a atender algumas das necessidades educacionais de seus alunos com TEA. Os dados dos diálogos foram gravados, transcritos e organizados mediante a análise qualitativa do conteúdo. O trabalho realizado permitiu refletir sobre as singularidades, potencialidades e contribuições da atuação do profissional de psicologia à prática pedagógica de professores universitários, cujas disciplinas eram cursadas por estudantes com TEA, dentre elas, destacam-se: clarificar que as diferenças pessoais não são motivos de desigualdade, mas direcionadoras de desenvolvimento humano; colaborar com a prática pedagógica do professor, orientando ações condizentes com o ritmo e forma de aprendizagem do estudante. A análise da intervenção também permitiu identificar limitações na atuação do profissional de psicologia e no próprio processo de desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica, o qual não pode estar desvinculado da superação das barreiras atitudinais. Por fim, considerou-se que o suporte prestado pelo(a) psicólogo(a) ao professor universitário constitui-se como um dos elementos necessários quando se pensa proporcionar apoio à trajetória dos estudantes com TEA, todavia, se fazem necessários outros recursos e serviços especializados destinados a esses sujeitos.Since the end of the 20th century, several public policies have been published in Brazil, which were intended to guarantee equal rights and opportunities for learning for students with or without disabilities. This represented a commitment to promoting conditions of physical, pedagogical, attitudinal, communicational and informational accessibility at all levels of education, in the provision of educational resources and services. However, what is legally foreseen diverges from the real accessibility conditions that university students with Autism Spectrum Disorder (ASD) encounter throughout their academic trajectory. As it is a deficiency that impacts psychological functions such as thinking and language, subjects with ASD may need support in different dimensions of their educational process. In this sense, in order to support the academic trajectory of students with ASD, interventions with university professors to promote pedagogical accessibility were analyzed, based on Psychology. The work took place at a public university in São Paulo, with two professors from a Chemistry course, who were appointed by the coordinator of this graduation, who had doubts about the educational process of two students with ASD enrolled in their subjects. The Intervention guided by Historical-Cultural Psychology was structured as follows: observation of teachers' classes (in different academic semesters); informative and reflective meetings based on the study of collected records, whose objective was to help the participant to develop pedagogical practices that meet some of the educational needs of their student with ASD. Data from these meetings were organized through qualitative content analysis. The interventions carried out were planned in a similar way, however, they followed distinctly due to the fact that one of the participants did not adhere to the proposal. Based on these two contexts, it was possible to reflect on the factors that influenced the process of constructing pedagogical accessibility based on psychology. With that, the singularities and potentials of the work of the psychology professional were highlighted, which are: to clarify that personal differences are not reasons for inequality, but drivers of human development; collaborate with the teacher's pedagogical practice, guiding actions consistent with the pace and form of learning of the student with ASD. The analysis also allowed the identification of limitations in the implemented proposal, for example, considering the attitudinal barriers between students when it is intended to help teachers in providing pedagogical accessibility resources. Finally, it was argued that the support provided by the psychologist to the university professor is one of the necessary elements when thinking about providing support to the trajectory of students with ASD, however, the institutionalization of others specialized services is necessary for these subjects.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2018/11265-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Acuña, José Tadeu2022-03-15T16:30:14Z2022-03-15T16:30:14Z2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21720133004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:18:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:51.318894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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