O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delalibera, Aline Martinez [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150743
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar práticas críticas e condizentes com o perfil dos alunos no ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, analisa materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Franca-SP e as diversas legislações que fundamentam a disciplina de Arte como integrante do currículo escolar e toma por base os preceitos da pedagogia histórico-crítica para a proposição das práticas. Discutem-se também quais são os conteúdos previstos e as práticas desenvolvidas junto aos alunos dessa modalidade, que envolvem a arte contemporânea que, como manifestação produzida para além da contemplação, considera a participação do público, visto que as obras podem ser tocadas, deslocadas, cheiradas, degustadas, manipuladas, vestidas e até desmaterializadas. Esse aspecto implica uma mudança de postura do público, pois convida o espectador a refletir sobre seu papel ativo diante do entendimento e da compreensão das ideias, mensagens e códigos estéticos do material artístico. Assim, articulando a dimensão do ensino ao tema da apreciação estética, a pesquisa indica contextos de aprendizagem e faz reflexões sobre a arte contemporânea e suas diversas formas de expressão no currículo escolar da EJA.
id UNSP_0a170f04135f95053e3bf908c2a92a25
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150743
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SPContemporary art teaching in youth and adult education: a panorama of fundamental and average education in the municipality of Franca / SPEducação de Jovens e AdultosArte-educaçãoArte contemporâneaO objetivo deste trabalho é apresentar práticas críticas e condizentes com o perfil dos alunos no ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, analisa materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Franca-SP e as diversas legislações que fundamentam a disciplina de Arte como integrante do currículo escolar e toma por base os preceitos da pedagogia histórico-crítica para a proposição das práticas. Discutem-se também quais são os conteúdos previstos e as práticas desenvolvidas junto aos alunos dessa modalidade, que envolvem a arte contemporânea que, como manifestação produzida para além da contemplação, considera a participação do público, visto que as obras podem ser tocadas, deslocadas, cheiradas, degustadas, manipuladas, vestidas e até desmaterializadas. Esse aspecto implica uma mudança de postura do público, pois convida o espectador a refletir sobre seu papel ativo diante do entendimento e da compreensão das ideias, mensagens e códigos estéticos do material artístico. Assim, articulando a dimensão do ensino ao tema da apreciação estética, a pesquisa indica contextos de aprendizagem e faz reflexões sobre a arte contemporânea e suas diversas formas de expressão no currículo escolar da EJA.The objective of this work is to present pratices in the teaching of Art in the Education of Youths and Adults critical and in keeping with the profile of the students. Therefore, it analyzes didactic materials used in the Education of Young and Adults (Educação de Jovens e Adultos – EJA) of the municipal network of Franca-SP and on the laws that base the Art classroom as part of the school curriculum and is based on the precepts of historical-critical pedagogy, for the proposition of practices. It is also discussed what contents are foreseen and the developed practices carried out with EJA students, involving Contemporary art that, as a manifestation produced not only for contemplation, considers the participation of the public, as they can be touched, displaced, smelled, tasted, manipulated, dressed and even dematerialized. This aspect implies a change of behavior of the public, as it is invited to think about its active role in the understanding and comprehension of ideas, messages and aesthetic codes of artistic material. In order to articulate the dimension of teaching to the theme of aesthetic appreciation of contemporary art, the research indicates contexts of learning and thinking of contemporary art and its various forms of expression in the school curriculum.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Narita, Felipe Ziotti [UNESP]David, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delalibera, Aline Martinez [UNESP]2017-05-24T17:05:01Z2017-05-24T17:05:01Z2017-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15074300088641733004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:38.802679Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
Contemporary art teaching in youth and adult education: a panorama of fundamental and average education in the municipality of Franca / SP
title O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
spellingShingle O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
Delalibera, Aline Martinez [UNESP]
Educação de Jovens e Adultos
Arte-educação
Arte contemporânea
title_short O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
title_full O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
title_fullStr O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
title_full_unstemmed O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
title_sort O ensino de arte contemporânea na educação de jovens e adultos: panorama do ensino fundamental e médio no município de Franca/SP
author Delalibera, Aline Martinez [UNESP]
author_facet Delalibera, Aline Martinez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Narita, Felipe Ziotti [UNESP]
David, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Delalibera, Aline Martinez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Arte-educação
Arte contemporânea
topic Educação de Jovens e Adultos
Arte-educação
Arte contemporânea
description O objetivo deste trabalho é apresentar práticas críticas e condizentes com o perfil dos alunos no ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, analisa materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Franca-SP e as diversas legislações que fundamentam a disciplina de Arte como integrante do currículo escolar e toma por base os preceitos da pedagogia histórico-crítica para a proposição das práticas. Discutem-se também quais são os conteúdos previstos e as práticas desenvolvidas junto aos alunos dessa modalidade, que envolvem a arte contemporânea que, como manifestação produzida para além da contemplação, considera a participação do público, visto que as obras podem ser tocadas, deslocadas, cheiradas, degustadas, manipuladas, vestidas e até desmaterializadas. Esse aspecto implica uma mudança de postura do público, pois convida o espectador a refletir sobre seu papel ativo diante do entendimento e da compreensão das ideias, mensagens e códigos estéticos do material artístico. Assim, articulando a dimensão do ensino ao tema da apreciação estética, a pesquisa indica contextos de aprendizagem e faz reflexões sobre a arte contemporânea e suas diversas formas de expressão no currículo escolar da EJA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24T17:05:01Z
2017-05-24T17:05:01Z
2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150743
000886417
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/150743
identifier_str_mv 000886417
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128347854602240