A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92251
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências – UNESP, campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha Práticas e Processos Formativos em Educação. O problema de pesquisa foi delimitado a partir da constatação de que há uma avaliação parcialmente negativa dos alunos jovens em relação às aulas de Educação Física, o que tem gerado desinteresse e exclusão. Contudo, em aparente contradição, inúmeros estudos também mostram que a Educação Física é a disciplina favorita da maioria dos alunos. Tais estudos, com poucas exceções, são meramente descritivos, e falta-lhes um quadro teórico interpretativo mais aprofundado. Por sua vez, esta problemática situa-se no quadro mais amplo da redefinição da Educação Física como campo epistemológico e pedagógico que convergiu, nas tendências mais progressistas, para o entendimento de que há um saber ligado à cultura corporal, e que deve ser oferecido aos alunos, em uma perspectiva crítica. Falta nesse cenário melhor investigar a perspectiva dos alunos: as proposições e as práticas pedagógicas têm levado em conta os anseios, as sugestões e as relações destes alunos com os “saberes” da Educação Física? Caracterizada como um estudo de caso, o objetivo dessa pesquisa é investigar os pontos de vista dos alunos jovens (dos últimos anos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) em relação às suas aulas de Educação Física, em uma escola pública federal, buscando identificar os motivos que despertam seu interesse ou desinteresse por estas aulas, além de verificar se, e como, percebem...
id UNSP_0a1989cf19ef523e6e0324dcedc2158b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92251
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federalEducaçãoEducação física (Ensino fundamental)Physical educationA presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências – UNESP, campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha Práticas e Processos Formativos em Educação. O problema de pesquisa foi delimitado a partir da constatação de que há uma avaliação parcialmente negativa dos alunos jovens em relação às aulas de Educação Física, o que tem gerado desinteresse e exclusão. Contudo, em aparente contradição, inúmeros estudos também mostram que a Educação Física é a disciplina favorita da maioria dos alunos. Tais estudos, com poucas exceções, são meramente descritivos, e falta-lhes um quadro teórico interpretativo mais aprofundado. Por sua vez, esta problemática situa-se no quadro mais amplo da redefinição da Educação Física como campo epistemológico e pedagógico que convergiu, nas tendências mais progressistas, para o entendimento de que há um saber ligado à cultura corporal, e que deve ser oferecido aos alunos, em uma perspectiva crítica. Falta nesse cenário melhor investigar a perspectiva dos alunos: as proposições e as práticas pedagógicas têm levado em conta os anseios, as sugestões e as relações destes alunos com os “saberes” da Educação Física? Caracterizada como um estudo de caso, o objetivo dessa pesquisa é investigar os pontos de vista dos alunos jovens (dos últimos anos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) em relação às suas aulas de Educação Física, em uma escola pública federal, buscando identificar os motivos que despertam seu interesse ou desinteresse por estas aulas, além de verificar se, e como, percebem...The present research, developed together with the post graduation program in Education from the Sciences School – UNESP, “Presidente Prudente” Campus, is linked to the research line “Practices and Formative Processes in Education”. The problem of the research was bounded from the statement that there is a partially negative evaluation from the young students in relation to Physical Education classes, which have resulted in lack of interest and exclusion. However, in an apparent contradiction, several studies have also showed that Physical Education is the favorite school subject for the majority of the students. Such studies, with not many exceptions, are merely descriptive, and miss a deeper theoretical interpretative frame. In turn, this problem is placed in a wider frame for the redefinition of Physical Education as an epistemological and pedagogical field that converged, in more progressive trends, to the understanding that there is a knowledge linked to “body culture” which should be offered to students, in a critical perspective. This scenario lacks in a better investigation from the students’ perspective: have the propositions and the pedagogical practices considered their desires, suggestions and their relationship with “knowledge” in Physical Education? Characterized as a case study, the objective of this research has been, then, to investigate the points of view of the young students (from the last years of the Elementary School to High School) in relation to their Physical Education classes in a public federal school, looking forward to identify the reasons for which they wake or not their interest up toward... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betti, Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2011-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Paulo Roberto Garcez. A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92251000682522oliveira_prg_me_prud.pdf33004129044P66026760351434205Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:03.241358Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
title A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
spellingShingle A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]
Educação
Educação física (Ensino fundamental)
Physical education
title_short A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
title_full A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
title_fullStr A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
title_full_unstemmed A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
title_sort A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal
author Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]
author_facet Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Betti, Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Garcez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física (Ensino fundamental)
Physical education
topic Educação
Educação física (Ensino fundamental)
Physical education
description A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências – UNESP, campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha Práticas e Processos Formativos em Educação. O problema de pesquisa foi delimitado a partir da constatação de que há uma avaliação parcialmente negativa dos alunos jovens em relação às aulas de Educação Física, o que tem gerado desinteresse e exclusão. Contudo, em aparente contradição, inúmeros estudos também mostram que a Educação Física é a disciplina favorita da maioria dos alunos. Tais estudos, com poucas exceções, são meramente descritivos, e falta-lhes um quadro teórico interpretativo mais aprofundado. Por sua vez, esta problemática situa-se no quadro mais amplo da redefinição da Educação Física como campo epistemológico e pedagógico que convergiu, nas tendências mais progressistas, para o entendimento de que há um saber ligado à cultura corporal, e que deve ser oferecido aos alunos, em uma perspectiva crítica. Falta nesse cenário melhor investigar a perspectiva dos alunos: as proposições e as práticas pedagógicas têm levado em conta os anseios, as sugestões e as relações destes alunos com os “saberes” da Educação Física? Caracterizada como um estudo de caso, o objetivo dessa pesquisa é investigar os pontos de vista dos alunos jovens (dos últimos anos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) em relação às suas aulas de Educação Física, em uma escola pública federal, buscando identificar os motivos que despertam seu interesse ou desinteresse por estas aulas, além de verificar se, e como, percebem...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-24
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Paulo Roberto Garcez. A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92251
000682522
oliveira_prg_me_prud.pdf
33004129044P6
6026760351434205
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paulo Roberto Garcez. A relação com os saberes da educação física: os pontos de vista dos alunos jovens em relação à disciplina educação física em uma escola pública federal. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000682522
oliveira_prg_me_prud.pdf
33004129044P6
6026760351434205
url http://hdl.handle.net/11449/92251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128230556696576