Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115793 |
Resumo: | Este trabalho - integrante do cenário das pesquisas derivadas do Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação Científica, desenvolvido em parceria por três Universidades Públicas (UNESP, UNEMAT e UFMT), está inserido no Eixo Avaliação em larga Escala, cujas pesquisas analisam as condições favorecedoras de melhorias da qualidade da educação a partir da utilização dos resultados da avaliação em larga escala - apresenta os resultados do desenvolvimento de uma pesquisa que procurou caracterizar possíveis incidências do SARESP no contexto da atuação profissional de professoras que ministram conteúdos de ciências e de matemática na Educação Básica e investigar possíveis propriedades ou funções formativas de tais incidências na trajetória profissional de docentes da educação básica. Participam deste trabalho, duas professoras que ministram aulas de ciências e matemática em uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo, integrantes de um pequeno grupo de pesquisas - PGP, que foram envolvidas em entrevistas, que caracterizaram seus discursos sobre o modo como elas percebem a incidências do contato com os sistemas de avaliação em larga escala em suas práticas profissionais e a um protocolo de ações que promoveu discussões sobre as aprendizagens profissionais derivadas da exposição das professoras aos sistemas de avaliação em larga escala. Os resultados obtidos sobre a reflexão das professoras sobre suas práticas pareceu salientar uma necessidade formativa bem específica caracterizada pela aprendizagem de conhecimento de correspondências entre, de um lado, as características e propriedades das aprendizagens preconizadas nos descritores e, de outro, as características e propriedades das ações emiticas pelos alunos quando submetidos às condições didáticas dispostas pelo professor nas interações em sala de aula |
id |
UNSP_0a493c72f6aa3ea683b429d41d975ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115793 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docênciaProfessores - FormaçãoCienciaFormação profissionalAprendizagemAvaliação educacionalTeachers, Training ofEste trabalho - integrante do cenário das pesquisas derivadas do Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação Científica, desenvolvido em parceria por três Universidades Públicas (UNESP, UNEMAT e UFMT), está inserido no Eixo Avaliação em larga Escala, cujas pesquisas analisam as condições favorecedoras de melhorias da qualidade da educação a partir da utilização dos resultados da avaliação em larga escala - apresenta os resultados do desenvolvimento de uma pesquisa que procurou caracterizar possíveis incidências do SARESP no contexto da atuação profissional de professoras que ministram conteúdos de ciências e de matemática na Educação Básica e investigar possíveis propriedades ou funções formativas de tais incidências na trajetória profissional de docentes da educação básica. Participam deste trabalho, duas professoras que ministram aulas de ciências e matemática em uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo, integrantes de um pequeno grupo de pesquisas - PGP, que foram envolvidas em entrevistas, que caracterizaram seus discursos sobre o modo como elas percebem a incidências do contato com os sistemas de avaliação em larga escala em suas práticas profissionais e a um protocolo de ações que promoveu discussões sobre as aprendizagens profissionais derivadas da exposição das professoras aos sistemas de avaliação em larga escala. Os resultados obtidos sobre a reflexão das professoras sobre suas práticas pareceu salientar uma necessidade formativa bem específica caracterizada pela aprendizagem de conhecimento de correspondências entre, de um lado, as características e propriedades das aprendizagens preconizadas nos descritores e, de outro, as características e propriedades das ações emiticas pelos alunos quando submetidos às condições didáticas dispostas pelo professor nas interações em sala de aulaThis work - an integral part of the scenario derived from surveys of the Project Centre for Education in Mathematics and Focus Home Science, developed in partnership by three public universities (UNESP, UNEMAT and UFMT), is inserted into the Shaft Rating on a large scale, whole research analyzing the conditions that favor the improvement of education quality from the use of evaluation results on a large scale - presents the results of development of a survey that sought to characterize possible implications of SARESP in the context of professional practice of teachers who teach science content and mathematics in Basic Education and to investigate possible formation properties or functions of such incidences in the professional career of teachers of basic education. Participate in this study, two teachers who teach science and math in a public school in a city in São Paulo, members of a small research group - PQP, which were involved in interviews that characterized his speeches about now they perceive the impact of contact with the systems of large-scale evaluation in their professional practice and a protocol of shares held discussions on professional learning derived from both the teachers evaluation systems on a large scale. The results obtained on the reflection of the teachers about the practices seemed to emphasize a very specific training needs characterized by learning knowledge or knowledge defined by establishing correpsondences between, on one hand, characteristics and properties of learning advocated in descriptors and on the other, the characteristics and properties of the shares issued by the students when subjected to the conditions laid out by the professor teaching the interaction in the classroomUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Júnior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Marcos Vinícius Marcondes de [UNESP]2015-03-03T11:52:33Z2015-03-03T11:52:33Z2014-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 f.application/pdfMENEZES, Marcos Vinícius Marcondes de. Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência. 2014. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115793000811876000811876.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:07:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115793Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:38.029874Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
title |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
spellingShingle |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência Menezes, Marcos Vinícius Marcondes de [UNESP] Professores - Formação Ciencia Formação profissional Aprendizagem Avaliação educacional Teachers, Training of |
title_short |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
title_full |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
title_fullStr |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
title_sort |
Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência |
author |
Menezes, Marcos Vinícius Marcondes de [UNESP] |
author_facet |
Menezes, Marcos Vinícius Marcondes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Jair [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Marcos Vinícius Marcondes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Ciencia Formação profissional Aprendizagem Avaliação educacional Teachers, Training of |
topic |
Professores - Formação Ciencia Formação profissional Aprendizagem Avaliação educacional Teachers, Training of |
description |
Este trabalho - integrante do cenário das pesquisas derivadas do Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação Científica, desenvolvido em parceria por três Universidades Públicas (UNESP, UNEMAT e UFMT), está inserido no Eixo Avaliação em larga Escala, cujas pesquisas analisam as condições favorecedoras de melhorias da qualidade da educação a partir da utilização dos resultados da avaliação em larga escala - apresenta os resultados do desenvolvimento de uma pesquisa que procurou caracterizar possíveis incidências do SARESP no contexto da atuação profissional de professoras que ministram conteúdos de ciências e de matemática na Educação Básica e investigar possíveis propriedades ou funções formativas de tais incidências na trajetória profissional de docentes da educação básica. Participam deste trabalho, duas professoras que ministram aulas de ciências e matemática em uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo, integrantes de um pequeno grupo de pesquisas - PGP, que foram envolvidas em entrevistas, que caracterizaram seus discursos sobre o modo como elas percebem a incidências do contato com os sistemas de avaliação em larga escala em suas práticas profissionais e a um protocolo de ações que promoveu discussões sobre as aprendizagens profissionais derivadas da exposição das professoras aos sistemas de avaliação em larga escala. Os resultados obtidos sobre a reflexão das professoras sobre suas práticas pareceu salientar uma necessidade formativa bem específica caracterizada pela aprendizagem de conhecimento de correspondências entre, de um lado, as características e propriedades das aprendizagens preconizadas nos descritores e, de outro, as características e propriedades das ações emiticas pelos alunos quando submetidos às condições didáticas dispostas pelo professor nas interações em sala de aula |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-06 2015-03-03T11:52:33Z 2015-03-03T11:52:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Marcos Vinícius Marcondes de. Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência. 2014. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115793 000811876 000811876.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Marcos Vinícius Marcondes de. Ensino de Ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência. 2014. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. 000811876 000811876.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/115793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128673106100224 |