A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2479 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações |
id |
RCAP_62651f5ad1c4f20460f0f677cb460395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2479 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissionalFormação profissionalAvaliação da formaçãoTransferência da formaçãoTraining in organizationsTraining evaluationTransfer of trainingLearning Transfer System Inventory (LTSI)Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das OrganizaçõesO objectivo deste estudo consistiu na análise de vários factores que influenciam o processo de transferência das aprendizagens do contexto formativo para o contexto de trabalho. No sentido de operacionalizar estes factores consideraram-se os construtos de transferência da formação da versão portuguesa do Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). Neste estudo, foram avaliadas três acções de formação em que participaram 40 colaboradores de uma empresa de segurança privada, sendo a maioria do sexo masculino. Os resultados encontrados mostraram que a transferência da formação neste contexto específico é, essencialmente, determinada por factores situacionais do ambiente de trabalho que permitiram explicar 38% da variabilidade da transferência. Em particular, a transferência estava relacionada, de forma positiva e significativa, com a percepção de resultados pessoais positivos na obtenção de recompensas e benefícios pela aplicação da formação no contexto de trabalho e com a dimensão cognitiva do factor sanções do supervisor no sentido em que não é percepcionado pelos indivíduos respostas negativas das chefias quanto à utilização das técnicas aprendidas na formação. The purpose of this study consisted in the analysis of various factors that influence the process of learning transfer from the learning context to the context of work. With the purpose of operating these factors, we considered the constructs of transfer of training from the Portuguese version of Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). In this study, we evaluated three professional development sessions in which 40 employees of a private security company (mainly male) participated. The results showed that the transfer of training in this specific context is mainly determined by situational factors of the work environment that allowed to explain 38% of the variability of the transfer. In particular, this transfer was related, in a positive and meaningful way, with the perception of positive personal results in the acquisition of rewards and benefits by the application of learning in the context of work and with the cognitive dimension of the sanction factor by the supervisor, as negative responses from supervisors are not perceived by individuals when they use new techniques learned in training.[s.n.]Pimentão, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLeal, Pedro Miguel Vieira2012-01-25T10:28:06Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:33.980781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
title |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
spellingShingle |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional Leal, Pedro Miguel Vieira Formação profissional Avaliação da formação Transferência da formação Training in organizations Training evaluation Transfer of training Learning Transfer System Inventory (LTSI) |
title_short |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
title_full |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
title_fullStr |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
title_full_unstemmed |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
title_sort |
A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional |
author |
Leal, Pedro Miguel Vieira |
author_facet |
Leal, Pedro Miguel Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentão, Cristina Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Pedro Miguel Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Avaliação da formação Transferência da formação Training in organizations Training evaluation Transfer of training Learning Transfer System Inventory (LTSI) |
topic |
Formação profissional Avaliação da formação Transferência da formação Training in organizations Training evaluation Transfer of training Learning Transfer System Inventory (LTSI) |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-25T10:28:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2479 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130259926286336 |