A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92349
Resumo: A formação do professor tanto em nível inicial como contínuo é, atualmente, tema bastante discutido nas Políticas Públicas Educacionais, aqui representado pela linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”. Necessitamos repensar os cursos de formação diante das necessidades contemporâneas. Objetivo Geral: Compreender, a partir do levantamento bibliográfico pertinente aos temas e dos saberes e práticas de professores que ministram aulas no ensino fundamental da Rede Municipal de Andradina, a possível articulação entre as propostas de inclusão escolar e os jogos e as brincadeiras, enquanto atividades pedagógicas, do ponto de vista das teorias sobre a formação inicial e contínua de professores. Participaram da pesquisa 6 sujeitos atuam em contextos educacionais diferentes: dois em salas de aulas segregadas (alunos diagnosticados como tendo alguma deficiência), dois em salas de aulas regulares e dois professores atuaram em salas integrais (alunos avaliados pedagogicamente com defasagens no processo de ensino/aprendizagem). Consideramos não apenas as pessoas com deficiência, comprometidas física, sensorial e/ou mentalmente os sujeitos da inclusão escolar, mas sim todos aqueles que são excluídos, direta ou indiretamente, do sistema escolar. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, mas especificamente nos princípios da entrevista reflexiva. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas...
id UNSP_0a6cae3a0bc4970c23fb60b3237bca02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92349
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?EducaçãoInclusão em educaçãoGames and entertainmentA formação do professor tanto em nível inicial como contínuo é, atualmente, tema bastante discutido nas Políticas Públicas Educacionais, aqui representado pela linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”. Necessitamos repensar os cursos de formação diante das necessidades contemporâneas. Objetivo Geral: Compreender, a partir do levantamento bibliográfico pertinente aos temas e dos saberes e práticas de professores que ministram aulas no ensino fundamental da Rede Municipal de Andradina, a possível articulação entre as propostas de inclusão escolar e os jogos e as brincadeiras, enquanto atividades pedagógicas, do ponto de vista das teorias sobre a formação inicial e contínua de professores. Participaram da pesquisa 6 sujeitos atuam em contextos educacionais diferentes: dois em salas de aulas segregadas (alunos diagnosticados como tendo alguma deficiência), dois em salas de aulas regulares e dois professores atuaram em salas integrais (alunos avaliados pedagogicamente com defasagens no processo de ensino/aprendizagem). Consideramos não apenas as pessoas com deficiência, comprometidas física, sensorial e/ou mentalmente os sujeitos da inclusão escolar, mas sim todos aqueles que são excluídos, direta ou indiretamente, do sistema escolar. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, mas especificamente nos princípios da entrevista reflexiva. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas...Teachers’ formation in initial and continuous levels is, nowadays, a plenty discussed theme in Educational Public Politics, which is represented here by the research approach “Forming Process, Differences, Values”. It is necessary to rethink the formation courses when we face the contemporaneous needs. General Objective: understanding the possible articulation between the proposals of scholar inclusion and the games and entertainments as pedagogical activities, from the view of the theories about initial and continuous teachers’ formation. The base of this research was the bibliographic study of themes, knowledge and practices of teachers who work in the Basic school levels in Andradina. Methodological Proceedings: the research is based in the qualitative approach, specifically in the reflexive interview. We did semi-structured interviews that were recorded and completely written. Its content was organized in categories of units and meanings. The categories of analyses were elaborated and articulated with the discussions from the theoretical study, through the teachers’ answers to presented questions, base on the literature of this area. Results: the research shows that although the teachers’ awareness about the importance of the games and entertainment to the teaching/learning process, they carry a conception directed only to the cognitive development, not to the including principles and values that the dimension of entertainment provides. We detected the same thing... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Libório., Renata Maria Coimbra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f.application/pdfSOUZA, Izabel de Lourdes Gimenez. A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?. 2007. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/92349000547539souza_ilg_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:18:17.838693Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
title A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
spellingShingle A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]
Educação
Inclusão em educação
Games and entertainment
title_short A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
title_full A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
title_fullStr A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
title_full_unstemmed A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
title_sort A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?
author Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]
author_facet Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libório., Renata Maria Coimbra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Izabel de Lourdes Gimenez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão em educação
Games and entertainment
topic Educação
Inclusão em educação
Games and entertainment
description A formação do professor tanto em nível inicial como contínuo é, atualmente, tema bastante discutido nas Políticas Públicas Educacionais, aqui representado pela linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”. Necessitamos repensar os cursos de formação diante das necessidades contemporâneas. Objetivo Geral: Compreender, a partir do levantamento bibliográfico pertinente aos temas e dos saberes e práticas de professores que ministram aulas no ensino fundamental da Rede Municipal de Andradina, a possível articulação entre as propostas de inclusão escolar e os jogos e as brincadeiras, enquanto atividades pedagógicas, do ponto de vista das teorias sobre a formação inicial e contínua de professores. Participaram da pesquisa 6 sujeitos atuam em contextos educacionais diferentes: dois em salas de aulas segregadas (alunos diagnosticados como tendo alguma deficiência), dois em salas de aulas regulares e dois professores atuaram em salas integrais (alunos avaliados pedagogicamente com defasagens no processo de ensino/aprendizagem). Consideramos não apenas as pessoas com deficiência, comprometidas física, sensorial e/ou mentalmente os sujeitos da inclusão escolar, mas sim todos aqueles que são excluídos, direta ou indiretamente, do sistema escolar. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, mas especificamente nos princípios da entrevista reflexiva. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Izabel de Lourdes Gimenez. A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?. 2007. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/92349
000547539
souza_ilg_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv SOUZA, Izabel de Lourdes Gimenez. A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível ?. 2007. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000547539
souza_ilg_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129049310003200