Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10092024-160543/ |
Resumo: | Nesta dissertação discorremos sobre o processo de Alfabetização Cartografica, centralizado na aprendizagem das crianças. A construção dessa pesquisa se deu a partir da investigação sobre o processo de Alfabetização Cartográfica das crianças do ensino fundamental I por meio da epistemologia genética de Piaget, buscando compreender como a linguagem cartográfica por meio de categorias e conceitos auxiliam no desenvolvimento das crianças para construção do Raciocínio Geográfico. O objetivo do trabalho foi analisar como as atividades de aprendizagem potencializam o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, por meio das representações e da cartografia escolar, articulando processos cognitivos, princípios e categorias geográficas. Deste modo buscando aproximações teóricas entre o estatuto epistemológico da Geografia, a epistemologia genética de Piaget e as recentes discussões do ensino de geografia na construção do Raciocínio Geográfico. Partindo dessas discussões elaboramos uma sequência de atividade cartográficas, a serem realizadas pelas crianças do quarto e quinto ano em grupos focais, afim de compreender como se estruturam o pensamento na resolução das atividades, como forma de compreender o processo e as lacunas da aprendizagem. Para tal construção do trabalho, a metodologia em que nos baseamos, foi a investigação qualitativa e interpretativa, considerando o aluno como centro do processo de aprendizagem por meio da experimentação e da valorização das relações com o entorno escolar. Buscar essas experimentações por meio da linguagem cartográfica foi uma forma de buscar entender como se dá o processo de construção da Alfabetização Cartográfica do aluno, compreendendo quais são os esquemas e formas de estruturação e equilibração do pensamento. Deste modo, buscando compreender como a criança realiza as significações sobre os objetos, valorizando a construção de habilidades geográficas por meio dos conceitos e categorias. Os dados gerados nos possibilitam verificar o processo de Alfabetização Cartográfica, avaliar as habilidades estruturantes nessa construção e buscar aproximações teóricas entre as diferentes áreas do conhecimento apresentadas. A análise foi estabelecida por meio da epistemologia genética de Piaget, os conceitos e categorias geográficos e os indicadores de Alfabetização Científica na Educação Geográfica (ACEG), possibilitando refletir sobre a importância da Geografia no ensino fundamental I diante do processo da Alfabetização Cartográfica como constituição do Pensamento Espacial no processo de construção do Raciocínio Geográfico |
id |
USP_f2f75833f3d7073d57eaa964687e70e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10092024-160543 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental ICognitive processes and Geographic Reasoning in elementary schoolAlfabetização CartográficaCartographic LiteracyElementary SchoolEnsino de GeografiaEnsino Fundamental IGeographic ReasoningPensamento EspacialRaciocínio GeográficoSpatial ThinkingTeaching GeographyNesta dissertação discorremos sobre o processo de Alfabetização Cartografica, centralizado na aprendizagem das crianças. A construção dessa pesquisa se deu a partir da investigação sobre o processo de Alfabetização Cartográfica das crianças do ensino fundamental I por meio da epistemologia genética de Piaget, buscando compreender como a linguagem cartográfica por meio de categorias e conceitos auxiliam no desenvolvimento das crianças para construção do Raciocínio Geográfico. O objetivo do trabalho foi analisar como as atividades de aprendizagem potencializam o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, por meio das representações e da cartografia escolar, articulando processos cognitivos, princípios e categorias geográficas. Deste modo buscando aproximações teóricas entre o estatuto epistemológico da Geografia, a epistemologia genética de Piaget e as recentes discussões do ensino de geografia na construção do Raciocínio Geográfico. Partindo dessas discussões elaboramos uma sequência de atividade cartográficas, a serem realizadas pelas crianças do quarto e quinto ano em grupos focais, afim de compreender como se estruturam o pensamento na resolução das atividades, como forma de compreender o processo e as lacunas da aprendizagem. Para tal construção do trabalho, a metodologia em que nos baseamos, foi a investigação qualitativa e interpretativa, considerando o aluno como centro do processo de aprendizagem por meio da experimentação e da valorização das relações com o entorno escolar. Buscar essas experimentações por meio da linguagem cartográfica foi uma forma de buscar entender como se dá o processo de construção da Alfabetização Cartográfica do aluno, compreendendo quais são os esquemas e formas de estruturação e equilibração do pensamento. Deste modo, buscando compreender como a criança realiza as significações sobre os objetos, valorizando a construção de habilidades geográficas por meio dos conceitos e categorias. Os dados gerados nos possibilitam verificar o processo de Alfabetização Cartográfica, avaliar as habilidades estruturantes nessa construção e buscar aproximações teóricas entre as diferentes áreas do conhecimento apresentadas. A análise foi estabelecida por meio da epistemologia genética de Piaget, os conceitos e categorias geográficos e os indicadores de Alfabetização Científica na Educação Geográfica (ACEG), possibilitando refletir sobre a importância da Geografia no ensino fundamental I diante do processo da Alfabetização Cartográfica como constituição do Pensamento Espacial no processo de construção do Raciocínio GeográficoIn this dissertation we discuss the process of Cartographic Literacy, centered on children\'s learning. The construction of this research was based on the investigation into the Cartographic Literacy process of elementary school children through Piaget\'s genetic epistemology, seeking to understand how cartographic language through categories and concepts helps in the development of children to construct the Geographic Reasoning. The objective of the work was to analyze how learning activities enhance the development of Geographic Reasoning, through representations and school cartography, articulating cognitive processes, principles and geographic categories. In this way, seeking theoretical approaches between the epistemological status of Geography, Piaget\'s genetic epistemology and recent discussions of geography teaching in the construction of Geographic Reasoning. Based on these discussions, we developed a sequence of cartographic activities, to be carried out by fourth and fifth year children in focus groups, in order to understand how thinking is structured when solving activities, as a way of understanding the process and gaps in learning. For this construction of the work, the methodology,on which we based, was qualitative and interpretative research, considering the student as the control of the learning process through experimentation and the valorization of relationships with the school environment. Seeking these experiments through cartographic language was a way of trying to understand how the process of building the student\'s Cartographic Literacy takes place, understanding the schemes and ways of structuring and balancing thought. And then, seeking to understand how the children does the space placement, valuing the construction of geographic skills through concepts and categories. The data generated allows us to verify the Cartographic Literacy process, evaluate the structuring skills in this construction and seek theoretical approximations between the different areas of knowledge presented. The analysis was established through Piaget\'s genetic epistemology, geographic concepts and categories and indicators of Scientific Literacy in Geographic Education, making it possible to reflect on the importance of Geography in elementary school in view of the process of Cartographic Literacy as a constitution of Spatial Thinking in process of building Geographic ReasoningBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastellar, Sonia Maria VanzellaMoura, Felipe Moretto2024-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10092024-160543/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-10T19:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-10092024-160543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-10T19:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I Cognitive processes and Geographic Reasoning in elementary school |
title |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
spellingShingle |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I Moura, Felipe Moretto Alfabetização Cartográfica Cartographic Literacy Elementary School Ensino de Geografia Ensino Fundamental I Geographic Reasoning Pensamento Espacial Raciocínio Geográfico Spatial Thinking Teaching Geography |
title_short |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_sort |
Processos cognitivos e o raciocínio geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental I |
author |
Moura, Felipe Moretto |
author_facet |
Moura, Felipe Moretto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castellar, Sonia Maria Vanzella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Felipe Moretto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Cartográfica Cartographic Literacy Elementary School Ensino de Geografia Ensino Fundamental I Geographic Reasoning Pensamento Espacial Raciocínio Geográfico Spatial Thinking Teaching Geography |
topic |
Alfabetização Cartográfica Cartographic Literacy Elementary School Ensino de Geografia Ensino Fundamental I Geographic Reasoning Pensamento Espacial Raciocínio Geográfico Spatial Thinking Teaching Geography |
description |
Nesta dissertação discorremos sobre o processo de Alfabetização Cartografica, centralizado na aprendizagem das crianças. A construção dessa pesquisa se deu a partir da investigação sobre o processo de Alfabetização Cartográfica das crianças do ensino fundamental I por meio da epistemologia genética de Piaget, buscando compreender como a linguagem cartográfica por meio de categorias e conceitos auxiliam no desenvolvimento das crianças para construção do Raciocínio Geográfico. O objetivo do trabalho foi analisar como as atividades de aprendizagem potencializam o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, por meio das representações e da cartografia escolar, articulando processos cognitivos, princípios e categorias geográficas. Deste modo buscando aproximações teóricas entre o estatuto epistemológico da Geografia, a epistemologia genética de Piaget e as recentes discussões do ensino de geografia na construção do Raciocínio Geográfico. Partindo dessas discussões elaboramos uma sequência de atividade cartográficas, a serem realizadas pelas crianças do quarto e quinto ano em grupos focais, afim de compreender como se estruturam o pensamento na resolução das atividades, como forma de compreender o processo e as lacunas da aprendizagem. Para tal construção do trabalho, a metodologia em que nos baseamos, foi a investigação qualitativa e interpretativa, considerando o aluno como centro do processo de aprendizagem por meio da experimentação e da valorização das relações com o entorno escolar. Buscar essas experimentações por meio da linguagem cartográfica foi uma forma de buscar entender como se dá o processo de construção da Alfabetização Cartográfica do aluno, compreendendo quais são os esquemas e formas de estruturação e equilibração do pensamento. Deste modo, buscando compreender como a criança realiza as significações sobre os objetos, valorizando a construção de habilidades geográficas por meio dos conceitos e categorias. Os dados gerados nos possibilitam verificar o processo de Alfabetização Cartográfica, avaliar as habilidades estruturantes nessa construção e buscar aproximações teóricas entre as diferentes áreas do conhecimento apresentadas. A análise foi estabelecida por meio da epistemologia genética de Piaget, os conceitos e categorias geográficos e os indicadores de Alfabetização Científica na Educação Geográfica (ACEG), possibilitando refletir sobre a importância da Geografia no ensino fundamental I diante do processo da Alfabetização Cartográfica como constituição do Pensamento Espacial no processo de construção do Raciocínio Geográfico |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10092024-160543/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10092024-160543/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256501038612480 |