Estratégias de leitura e conflitos bélicos: conexões para além d’ "A chave do tamanho" de Monteiro Lobato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234779 |
Resumo: | A presente pesquisa, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP, visa, como objetivo geral, elaborar uma proposta de atividade metacognitiva de compreensão leitora para a obra literária A chave do tamanho (2016), de Monteiro Lobato, investigando de que maneira os estudantes de quinto ano do Ensino Fundamental podem estabelecer relações com os conflitos bélicos a partir da estratégia de leitura conexão. Os objetivos específicos se concentram em: a) Auxiliar o professor no ensino das estratégias de leitura e nos procedimentos necessários para utilizá-las; b) Auxiliar o professor no ensino e leitura de literatura; c) Contribuir com diferentes textos literários, auxiliando na atualização dos conhecimentos prévios dos discentes e d) Auxiliar o professor na sistematização e no ensino da leitura literária. Sabemos que ler literatura não é uma atividade fácil, principalmente quando definimos leitura como atribuição de sentidos. Diante disso: como uma proposta de atividade fundamentada nas estratégias de leitura pode auxiliar os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental a compreenderem o livro A chave do tamanho (2016), de Monteiro Lobato? Afinal, o texto tem como tema principal a Segunda Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945, muito distante dos estudantes em questão. Pensando numa solução à pergunta, acreditamos que se mediarmos a leitura do livro A chave do tamanho (2016) através das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, (ativação do conhecimento prévio, visualização, inferência, conexão, questionamentos, síntese e sumarização), propostas por Girotto e Souza (2010), além de Solé (1998), nas ações antes, durante e após a leitura, e Kleiman (2016), que discute sobre os três conhecimentos prévios, (conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento textual), base de toda estratégia de leitura, os estudantes do quinto ano estabelecerão relações com assuntos do cotidiano que refletem na literatura e compreenderão o livro escrito por Monteiro Lobato. Assim, o resultado desta pesquisa se funda no diálogo de um estudo com a utilização de quatro textos literários infantis e juvenis com a temática da guerra relacionados à obra A chave do tamanho (2016), auxiliando no trabalho do professor em sala de aula, através da necessidade de planejamento e de sistematização das etapas no ensino de literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico-analítico-propositivo. As encaminhadas agregam e dialogam com os estudos sobre literatura, seja em continuidade às pesquisas sobre a literatura infantil ou no que diz respeito ao seu ensino. |
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Estratégias de leitura e conflitos bélicos: conexões para além d’ "A chave do tamanho" de Monteiro LobatoStratégies de lecture et conflits de guerre: connexions au-delà de "A chave do tamanho" de Monteiro LobatoReading Strategies and war conflicts: connections beyond Monteiro Lobato's "A chave do tamanho"Estratégia de leituraConflito bélicoLiteratura infantilEnsino fundamentalMonteiro LobatoReading strategyWarChildren's literatureElementary schoolA presente pesquisa, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP, visa, como objetivo geral, elaborar uma proposta de atividade metacognitiva de compreensão leitora para a obra literária A chave do tamanho (2016), de Monteiro Lobato, investigando de que maneira os estudantes de quinto ano do Ensino Fundamental podem estabelecer relações com os conflitos bélicos a partir da estratégia de leitura conexão. Os objetivos específicos se concentram em: a) Auxiliar o professor no ensino das estratégias de leitura e nos procedimentos necessários para utilizá-las; b) Auxiliar o professor no ensino e leitura de literatura; c) Contribuir com diferentes textos literários, auxiliando na atualização dos conhecimentos prévios dos discentes e d) Auxiliar o professor na sistematização e no ensino da leitura literária. Sabemos que ler literatura não é uma atividade fácil, principalmente quando definimos leitura como atribuição de sentidos. Diante disso: como uma proposta de atividade fundamentada nas estratégias de leitura pode auxiliar os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental a compreenderem o livro A chave do tamanho (2016), de Monteiro Lobato? Afinal, o texto tem como tema principal a Segunda Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945, muito distante dos estudantes em questão. Pensando numa solução à pergunta, acreditamos que se mediarmos a leitura do livro A chave do tamanho (2016) através das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, (ativação do conhecimento prévio, visualização, inferência, conexão, questionamentos, síntese e sumarização), propostas por Girotto e Souza (2010), além de Solé (1998), nas ações antes, durante e após a leitura, e Kleiman (2016), que discute sobre os três conhecimentos prévios, (conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento textual), base de toda estratégia de leitura, os estudantes do quinto ano estabelecerão relações com assuntos do cotidiano que refletem na literatura e compreenderão o livro escrito por Monteiro Lobato. Assim, o resultado desta pesquisa se funda no diálogo de um estudo com a utilização de quatro textos literários infantis e juvenis com a temática da guerra relacionados à obra A chave do tamanho (2016), auxiliando no trabalho do professor em sala de aula, através da necessidade de planejamento e de sistematização das etapas no ensino de literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico-analítico-propositivo. As encaminhadas agregam e dialogam com os estudos sobre literatura, seja em continuidade às pesquisas sobre a literatura infantil ou no que diz respeito ao seu ensino.The present research, linked to the line “Formative Processes, Teaching and Learning”, of the Postgraduate Program in Education at Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, aims to develop a proposal of activity metacognitive comprehension reader for the literary work A chave do tamanho (2016), by Monteiro Lobato, investigating how fifth-year elementary school students can establish relationships with war based on the connection reading strategy. We know that reading is not an easy activity, especially when we define reading as the attribution of meanings. In view of this: How can an activity proposal based on reading strategies help fifth year elementary school students to understand Monteiro Lobato's book “A chave do tamanho”? The text has as its main theme the Second World War that took place from 1939 to 1945, extremely far from the students in question. Thinking about a solution to the question, we believe that if we mediate the reading of the book A chave do tamanho (2016) through the metacognitive strategies of reading comprehension (activation of prior knowledge, visualization, inference, connection, questioning, synthesis and summarization) proposed by Girotto and Souza (2010), in addition to Solé (1998), in the actions before, during and after reading and Kleiman (2016), who discusses the three previous knowledge (linguistic knowledge, world knowledge, textual knowledge), the basis of any reading strategy , fifth year students will establish relationships with everyday issues that are reflected in literature and will understand the book written by Monteiro Lobato. That said, the result of this research is based on the dialogue of a study with the use of children's and young people's literary texts with the theme of war, related to the work A chave do tamanho (2016), helping the teacher's work in the classroom, through the need for planning and systematization of the stages in the teaching of literature, with the objective of understanding the literary books and theme by the students. This is qualitative research, of a bibliographic-analytical-propositional nature. The discussions that will be forwarded add and dialogue with studies on Literature, whether in continuity with research on Children's Literature or about its teaching.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2020/03049-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Estela Aparecida de Souza dos2022-05-19T11:26:24Z2022-05-19T11:26:24Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23477933004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234779Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:43.303639Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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