Compreendendo a lacuna entre a prática e a evolução técnico-científica do banho no leito
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200013 http://hdl.handle.net/11449/11924 |
Resumo: | Trata-se de estudo qualitativo, realizado com pacientes acamados, visando compreender a experiência da pessoa dependente da enfermagem para o banho no leito e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory. Dos resultados emergiu o fenômeno - aprendendo a avaliar a vida e a enfermagem, ao tornar-se dependente de seus cuidados para o banho no leito. Isso possibilitou identificar a categoria central - propondo um modelo assistencial de enfermagem para o banho no leito, na perspectiva do processo avaliativo do paciente, que contrapõe a evolução técnico-científica relativa ao procedimento. |
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Compreendendo a lacuna entre a prática e a evolução técnico-científica do banho no leitoComprendiendo la laguna entre la práctica y la evolución técnico-científica del baño en la camaUnderstanding the gap between practice and the technical-scientific evolution of the bed-bathcuidados de enfermagemrepouso em camapacientesatención de enfermeríareposo en camapacientesnursing carebed restpatientsTrata-se de estudo qualitativo, realizado com pacientes acamados, visando compreender a experiência da pessoa dependente da enfermagem para o banho no leito e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory. Dos resultados emergiu o fenômeno - aprendendo a avaliar a vida e a enfermagem, ao tornar-se dependente de seus cuidados para o banho no leito. Isso possibilitou identificar a categoria central - propondo um modelo assistencial de enfermagem para o banho no leito, na perspectiva do processo avaliativo do paciente, que contrapõe a evolução técnico-científica relativa ao procedimento.Se trata de un estudio cualitativo, realizado con los pacientes postrados, que procura comprender la experiencia de la persona dependiente de la enfermería para el baño en la cama, y desarrollar un modelo teórico que represente esa experiencia. Fue utilizado como referencial teórico el Interaccionismo Simbólico y como referencial metodológica la Grounded Theory. de los resultados ha emergido el fenómeno - aprendiendo a evaluar la vida y la enfermería al volverse dependiente de sus cuidados para el baño en la cama. A partir de ahí, fue posible identificar la categoría central - proponiendo un modelo asistencial de enfermería para el baño en la cama, desde la perspectiva del proceso evaluativo del paciente, que contrapone la evolución técnico-científica relativa al procedimiento.The objectives of this qualitative study were to understand the experience of the nursing dependent person for the bed-bath and develop a theoretical model of this experience. The Symbolic Interactionism perspective and Grounded Theory methodology were used to develop the study. Observation and interview were the strategies used for data collection. Based on data analysis, a phenomenon was identified: learning to assess life and nursing when the patient becomes dependent on nursing care for the bed-bath. The theoretical model shows the meaning of the patient experience in the bed-bath, integrated by the core category - proposing a nursing model for the bed-bath according to the patient assessment process, as opposed to the technical-scientific evolution of this procedure.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maciel, Silaine Sandrini Alves [UNESP]Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]2014-05-20T13:34:46Z2014-05-20T13:34:46Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article233-242application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200013Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 14, n. 2, p. 233-242, 2006.0104-1169http://hdl.handle.net/11449/1192410.1590/S0104-11692006000200013S0104-11692006000200013S0104-11692006000200013.pdf8872830844747190SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Latino-Americana de Enfermagem0,339info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11924Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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