Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Angelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507608
http://hdl.handle.net/11449/158118
Resumo: The normalization is the language of the present world, the identity is in the logic of the subject that it act and order the sign so propagated to your progress. In this context, the speech utterances of including formed and performed in line with that language, leaning in your logic and your sign, ignoring all dissonances generated by experience, the difference that the highlights and the event that the mean. The purpose of this article is, to regain the dispersion contained in that speech, discusses it and indicate another glimpse into the relationship with the disabled in family and school contexts. To this end, we appeal to the thought of Michel Foucault to analyze the emergence of speeches about the inclusion and to discuss the possibilities for that so-called inclusive practices give greater visibility to the difference and the event, arising from the relationship.
id UNSP_0befdb822687c789e8d6911019852d39
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolarDifference, subjectivation and education: another look about school inclusioninclusiondifferencedisabilitieseventFoucaultinclusãodiferençadeficiênciaacontecimentoFoucaultThe normalization is the language of the present world, the identity is in the logic of the subject that it act and order the sign so propagated to your progress. In this context, the speech utterances of including formed and performed in line with that language, leaning in your logic and your sign, ignoring all dissonances generated by experience, the difference that the highlights and the event that the mean. The purpose of this article is, to regain the dispersion contained in that speech, discusses it and indicate another glimpse into the relationship with the disabled in family and school contexts. To this end, we appeal to the thought of Michel Foucault to analyze the emergence of speeches about the inclusion and to discuss the possibilities for that so-called inclusive practices give greater visibility to the difference and the event, arising from the relationship.A normalização é a linguagem do mundo atual, a identidade se constitui no princípio da lógica dos sujeitos que nele atuam, e a ordem é o signo tão propagado de seu progresso. Nesse contexto, os enunciados do discurso da inclusão se formaram e se apresentaram em consonância com essa linguagem, apoiando-se em sua lógica e em seu signo, ignorando todas as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que a singulariza e pelo acontecimento que a significa. O propósito deste artigo é, ao recobrar a dispersão contida naquele discurso, problematizá-lo e indicar outro olhar sobre a relação com os deficientes, nos contextos familiar e escolar. Para tanto, recorreremos ao pensamento de Michel Foucault, para analisar a emergência dos discursos sobre a inclusão e para discutir as possibilidades de que práticas ditas inclusivas confiram maior visibilidade à diferença e ao acontecimento, decorrentes da relação com as pessoas deficientes, na escola.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Administração e Supervisão EscolarUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Administração e Supervisão EscolarUNICAMP - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Angelo2018-11-12T17:28:25Z2018-11-12T17:28:25Z2015-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article87-103application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507608Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 1, p. 87-103, 2015.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/15811810.1590/0103-7307201507608S0103-73072015000100087S0103-73072015000100087.pdf41073473968693620000-0001-7505-4896SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
Difference, subjectivation and education: another look about school inclusion
title Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
spellingShingle Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
Pagni, Pedro Angelo
inclusion
difference
disabilities
event
Foucault
inclusão
diferença
deficiência
acontecimento
Foucault
title_short Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
title_full Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
title_fullStr Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
title_full_unstemmed Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
title_sort Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar
author Pagni, Pedro Angelo
author_facet Pagni, Pedro Angelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv inclusion
difference
disabilities
event
Foucault
inclusão
diferença
deficiência
acontecimento
Foucault
topic inclusion
difference
disabilities
event
Foucault
inclusão
diferença
deficiência
acontecimento
Foucault
description The normalization is the language of the present world, the identity is in the logic of the subject that it act and order the sign so propagated to your progress. In this context, the speech utterances of including formed and performed in line with that language, leaning in your logic and your sign, ignoring all dissonances generated by experience, the difference that the highlights and the event that the mean. The purpose of this article is, to regain the dispersion contained in that speech, discusses it and indicate another glimpse into the relationship with the disabled in family and school contexts. To this end, we appeal to the thought of Michel Foucault to analyze the emergence of speeches about the inclusion and to discuss the possibilities for that so-called inclusive practices give greater visibility to the difference and the event, arising from the relationship.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
2018-11-12T17:28:25Z
2018-11-12T17:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507608
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 1, p. 87-103, 2015.
0103-7307
http://hdl.handle.net/11449/158118
10.1590/0103-7307201507608
S0103-73072015000100087
S0103-73072015000100087.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507608
http://hdl.handle.net/11449/158118
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 1, p. 87-103, 2015.
0103-7307
10.1590/0103-7307201507608
S0103-73072015000100087
S0103-73072015000100087.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87-103
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128166952173568