Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP], Suline, Daniele Rozai [UNESP], Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP], Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP], Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP], Borges, Henrique Luis Santos [UNESP], Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148303
Resumo: Introdução: A crise ambiental traz muitas discussões em todo mundo. Apesar de todos os eventos, desde a Conferência de Estocolmo em 1974 até a Rio/92, discutirem a problemática ambiental e ampliarem os objetivos da educação ambiental, como um dos principais instrumentos para a modificação deste cenário, o conceito de “desenvolvimento sustentável”, proposto pela ONU, diz respeito, às modificações nas políticas de desenvolvimento econômico da sociedade. Em contraposição ao discurso dominante, estão os defensores de um novo paradigma pela articulação entre a natureza, a ciência, a política, a sociedade e o ser humano, em sua singularidade, num processo democrático e inserido dentro da história, o da construção do pensar: a educação ambiental, crítica e transformadora. Esta proposta de educação ambiental em andamento numa escola pública do município de ITATINGA/SP, é um sub-projeto do Projeto de Formação de Educadores Ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica desenvolvida no Curso de Especialização Formação de Educadores Ambientais da UNESP-Botucatu. Objetivos: desenvolver entre os alunos a capacidade do reconhecimento e da análise de seus problemas ambientais, bem como, propostas de intervenção em suas realidades; criar, pela vivência da pesquisa-ação-participativa, condições de continuidade autônoma de ações ambientais significativas; ampliar as concepções dos alunos sobre o ambiente em que vivem. Métodos: A ação educativa aqui apresentada fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. As ações têm como ponto de partida a construção de um “mapeamento ambiental”, realizado através de dinâmicas de grupo, passeios e conversas com os alunos, além de outras atividades de caráter inovador com relação à metodologia de ensino, buscando sempre identificar e caracterizar os problemas ambientais que a eles são relevantes. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, até o momento, conseguimos construir, com a participação dos alunos, a identificação dos primeiros problemas ambientais: lixo e drogas. Mas, há de se levar em conta que a identificação destes problemas pode ter sido influenciada tanto pela “escolarização” dos temas ambientais, no caso do lixo, quanto pela propaganda na mídia, no caso das drogas. Tendo, como ponto de partida, estes dois problemas ambientais, espera-se, nos momentos subseqüentes, ampliar estas concepções dos alunos com relação ao ambiente em que vivem, bem como, as propostas de intervenção em suas realidades.
id UNSP_0c135828b9939f11c670eb26bd7729c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade socialIntrodução: A crise ambiental traz muitas discussões em todo mundo. Apesar de todos os eventos, desde a Conferência de Estocolmo em 1974 até a Rio/92, discutirem a problemática ambiental e ampliarem os objetivos da educação ambiental, como um dos principais instrumentos para a modificação deste cenário, o conceito de “desenvolvimento sustentável”, proposto pela ONU, diz respeito, às modificações nas políticas de desenvolvimento econômico da sociedade. Em contraposição ao discurso dominante, estão os defensores de um novo paradigma pela articulação entre a natureza, a ciência, a política, a sociedade e o ser humano, em sua singularidade, num processo democrático e inserido dentro da história, o da construção do pensar: a educação ambiental, crítica e transformadora. Esta proposta de educação ambiental em andamento numa escola pública do município de ITATINGA/SP, é um sub-projeto do Projeto de Formação de Educadores Ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica desenvolvida no Curso de Especialização Formação de Educadores Ambientais da UNESP-Botucatu. Objetivos: desenvolver entre os alunos a capacidade do reconhecimento e da análise de seus problemas ambientais, bem como, propostas de intervenção em suas realidades; criar, pela vivência da pesquisa-ação-participativa, condições de continuidade autônoma de ações ambientais significativas; ampliar as concepções dos alunos sobre o ambiente em que vivem. Métodos: A ação educativa aqui apresentada fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. As ações têm como ponto de partida a construção de um “mapeamento ambiental”, realizado através de dinâmicas de grupo, passeios e conversas com os alunos, além de outras atividades de caráter inovador com relação à metodologia de ensino, buscando sempre identificar e caracterizar os problemas ambientais que a eles são relevantes. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, até o momento, conseguimos construir, com a participação dos alunos, a identificação dos primeiros problemas ambientais: lixo e drogas. Mas, há de se levar em conta que a identificação destes problemas pode ter sido influenciada tanto pela “escolarização” dos temas ambientais, no caso do lixo, quanto pela propaganda na mídia, no caso das drogas. Tendo, como ponto de partida, estes dois problemas ambientais, espera-se, nos momentos subseqüentes, ampliar estas concepções dos alunos com relação ao ambiente em que vivem, bem como, as propostas de intervenção em suas realidades.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP]Suline, Daniele Rozai [UNESP]Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP]Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP]Borges, Henrique Luis Santos [UNESP]Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]2017-01-18T18:08:18Z2017-01-18T18:08:18Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e17.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148303PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:39:19.039657Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
title Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
spellingShingle Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
title_short Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
title_full Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
title_fullStr Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
title_full_unstemmed Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
title_sort Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social
author Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
author_facet Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP]
Suline, Daniele Rozai [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP]
Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP]
Borges, Henrique Luis Santos [UNESP]
Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP]
Suline, Daniele Rozai [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP]
Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP]
Borges, Henrique Luis Santos [UNESP]
Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP]
Suline, Daniele Rozai [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP]
Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP]
Borges, Henrique Luis Santos [UNESP]
Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]
description Introdução: A crise ambiental traz muitas discussões em todo mundo. Apesar de todos os eventos, desde a Conferência de Estocolmo em 1974 até a Rio/92, discutirem a problemática ambiental e ampliarem os objetivos da educação ambiental, como um dos principais instrumentos para a modificação deste cenário, o conceito de “desenvolvimento sustentável”, proposto pela ONU, diz respeito, às modificações nas políticas de desenvolvimento econômico da sociedade. Em contraposição ao discurso dominante, estão os defensores de um novo paradigma pela articulação entre a natureza, a ciência, a política, a sociedade e o ser humano, em sua singularidade, num processo democrático e inserido dentro da história, o da construção do pensar: a educação ambiental, crítica e transformadora. Esta proposta de educação ambiental em andamento numa escola pública do município de ITATINGA/SP, é um sub-projeto do Projeto de Formação de Educadores Ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica desenvolvida no Curso de Especialização Formação de Educadores Ambientais da UNESP-Botucatu. Objetivos: desenvolver entre os alunos a capacidade do reconhecimento e da análise de seus problemas ambientais, bem como, propostas de intervenção em suas realidades; criar, pela vivência da pesquisa-ação-participativa, condições de continuidade autônoma de ações ambientais significativas; ampliar as concepções dos alunos sobre o ambiente em que vivem. Métodos: A ação educativa aqui apresentada fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. As ações têm como ponto de partida a construção de um “mapeamento ambiental”, realizado através de dinâmicas de grupo, passeios e conversas com os alunos, além de outras atividades de caráter inovador com relação à metodologia de ensino, buscando sempre identificar e caracterizar os problemas ambientais que a eles são relevantes. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, até o momento, conseguimos construir, com a participação dos alunos, a identificação dos primeiros problemas ambientais: lixo e drogas. Mas, há de se levar em conta que a identificação destes problemas pode ter sido influenciada tanto pela “escolarização” dos temas ambientais, no caso do lixo, quanto pela propaganda na mídia, no caso das drogas. Tendo, como ponto de partida, estes dois problemas ambientais, espera-se, nos momentos subseqüentes, ampliar estas concepções dos alunos com relação ao ambiente em que vivem, bem como, as propostas de intervenção em suas realidades.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:18Z
2017-01-18T18:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148303
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128395922374656