Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Luciana Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001
http://hdl.handle.net/11449/26464
Resumo: Investigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.
id UNSP_f004948cce549adeacf16aa2afae20aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26464
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino FundamentalThe representations of Environment by fourth graded students of Elementary SchoolRepresentações sociaisEnsino FundamentalMeio ambienteSocial representationsElementary TeachingEnvironmentInvestigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.In this work we researched social representations of environment in a total of 42 4th graded students from Elementary School, from two public schools located in São Paulo State rural and urban areas cities. The data collection was carried out through document analysis and field research, using the qualitative research techniques. The results showed that the origins of those representations, rated as naturalist and anthropocentric, were mainly associated with the media, the family and religion. We intend to inform the teachers in order to influence the accumulated knowledge of their students and to develop environmentally engaged programs for individual formation.Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de PedagogiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasFaculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de PedagogiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martinho, Luciana RodriguesTalamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-13application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646410.1590/S1516-73132007000100001S1516-73132007000100001S1516-73132007000100001.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:23:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:54:58.629425Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
The representations of Environment by fourth graded students of Elementary School
title Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
spellingShingle Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
Martinho, Luciana Rodrigues
Representações sociais
Ensino Fundamental
Meio ambiente
Social representations
Elementary Teaching
Environment
title_short Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
title_full Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
title_fullStr Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
title_sort Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
author Martinho, Luciana Rodrigues
author_facet Martinho, Luciana Rodrigues
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author_role author
author2 Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de Pedagogia
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Luciana Rodrigues
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Ensino Fundamental
Meio ambiente
Social representations
Elementary Teaching
Environment
topic Representações sociais
Ensino Fundamental
Meio ambiente
Social representations
Elementary Teaching
Environment
description Investigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
2014-05-20T15:07:20Z
2014-05-20T15:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26464
10.1590/S1516-73132007000100001
S1516-73132007000100001
S1516-73132007000100001.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001
http://hdl.handle.net/11449/26464
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.
1516-7313
10.1590/S1516-73132007000100001
S1516-73132007000100001
S1516-73132007000100001.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-13
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129138571083776