Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001 http://hdl.handle.net/11449/26464 |
Resumo: | Investigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente. |
id |
UNSP_f004948cce549adeacf16aa2afae20aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26464 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino FundamentalThe representations of Environment by fourth graded students of Elementary SchoolRepresentações sociaisEnsino FundamentalMeio ambienteSocial representationsElementary TeachingEnvironmentInvestigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.In this work we researched social representations of environment in a total of 42 4th graded students from Elementary School, from two public schools located in São Paulo State rural and urban areas cities. The data collection was carried out through document analysis and field research, using the qualitative research techniques. The results showed that the origins of those representations, rated as naturalist and anthropocentric, were mainly associated with the media, the family and religion. We intend to inform the teachers in order to influence the accumulated knowledge of their students and to develop environmentally engaged programs for individual formation.Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de PedagogiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasFaculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de PedagogiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martinho, Luciana RodriguesTalamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-13application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646410.1590/S1516-73132007000100001S1516-73132007000100001S1516-73132007000100001.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:23:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:54:58.629425Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental The representations of Environment by fourth graded students of Elementary School |
title |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental Martinho, Luciana Rodrigues Representações sociais Ensino Fundamental Meio ambiente Social representations Elementary Teaching Environment |
title_short |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
title_full |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
title_sort |
Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental |
author |
Martinho, Luciana Rodrigues |
author_facet |
Martinho, Luciana Rodrigues Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de Pedagogia Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinho, Luciana Rodrigues Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Ensino Fundamental Meio ambiente Social representations Elementary Teaching Environment |
topic |
Representações sociais Ensino Fundamental Meio ambiente Social representations Elementary Teaching Environment |
description |
Investigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 2014-05-20T15:07:20Z 2014-05-20T15:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26464 10.1590/S1516-73132007000100001 S1516-73132007000100001 S1516-73132007000100001.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001 http://hdl.handle.net/11449/26464 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007. 1516-7313 10.1590/S1516-73132007000100001 S1516-73132007000100001 S1516-73132007000100001.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-13 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129138571083776 |