A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92318
Resumo: Apresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais...
id UNSP_0c274071db492bff2c555a6ccdb9975a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92318
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógicoEducaçãoEnsino fundamentalEducação - Formação professoresEducação - Marília (SP)EDucationApresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais...This essay presents the results of the research which is linked to “Education and Childhood” Master Program in Education from the Science and Technology College, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Presidente Prudente-SP campus. Considering that the general objective is to understand the relation between the pedagogical work characteristics developed by the first grade teachers of the Elementary school and the absent and present aspects in the actions of continuing education that the Municipal Education Secretary Marilia-SP has developed, the following specific objectives were formulated: to investigate whether the pedagogical work characteristics developed by the teachers with the children from the first grade of the Elementary school, Marília-SP are the same which were indicated by the scientific Literature up to the moment or if they present singular characteristics, explaining them; to distinguish the difficulties and tendencies detected between the attendant teachers of the study; to verify whether the difficulties and tendencies of the work developed by these teachers are considered by the Municipal Education Secretary when they propose formative actions; to investigate whether there is some relation between the continuing education proceeding and the maintenance or overcoming the difficulties and pedagogical tendencies demonstrated by the teachers and analyze the first grade teachers’ needs. According to the case perspective study, it has been used the following methodological procedures: bibliographical research performed in periodicals, in thesis and essays, in texts published in national scientific events and books; documentary... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92318000682881oliveira_dr_me_prud.pdf33004129044P65013993328814888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:59.502780Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
title A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
spellingShingle A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Educação - Formação professores
Educação - Marília (SP)
EDucation
title_short A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
title_full A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
title_fullStr A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
title_sort A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
author Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]
author_facet Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Educação - Formação professores
Educação - Marília (SP)
EDucation
topic Educação
Ensino fundamental
Educação - Formação professores
Educação - Marília (SP)
EDucation
description Apresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92318
000682881
oliveira_dr_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
identifier_str_mv OLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000682881
oliveira_dr_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
url http://hdl.handle.net/11449/92318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129511081902080