A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92318 |
Resumo: | Apresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais... |
id |
UNSP_0c274071db492bff2c555a6ccdb9975a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92318 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógicoEducaçãoEnsino fundamentalEducação - Formação professoresEducação - Marília (SP)EDucationApresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais...This essay presents the results of the research which is linked to “Education and Childhood” Master Program in Education from the Science and Technology College, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Presidente Prudente-SP campus. Considering that the general objective is to understand the relation between the pedagogical work characteristics developed by the first grade teachers of the Elementary school and the absent and present aspects in the actions of continuing education that the Municipal Education Secretary Marilia-SP has developed, the following specific objectives were formulated: to investigate whether the pedagogical work characteristics developed by the teachers with the children from the first grade of the Elementary school, Marília-SP are the same which were indicated by the scientific Literature up to the moment or if they present singular characteristics, explaining them; to distinguish the difficulties and tendencies detected between the attendant teachers of the study; to verify whether the difficulties and tendencies of the work developed by these teachers are considered by the Municipal Education Secretary when they propose formative actions; to investigate whether there is some relation between the continuing education proceeding and the maintenance or overcoming the difficulties and pedagogical tendencies demonstrated by the teachers and analyze the first grade teachers’ needs. According to the case perspective study, it has been used the following methodological procedures: bibliographical research performed in periodicals, in thesis and essays, in texts published in national scientific events and books; documentary... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Daniele Ramos [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92318000682881oliveira_dr_me_prud.pdf33004129044P65013993328814888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:59.502780Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
title |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
spellingShingle |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico Oliveira, Daniele Ramos [UNESP] Educação Ensino fundamental Educação - Formação professores Educação - Marília (SP) EDucation |
title_short |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
title_full |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
title_fullStr |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
title_sort |
A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico |
author |
Oliveira, Daniele Ramos [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Daniele Ramos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Célia Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniele Ramos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Educação - Formação professores Educação - Marília (SP) EDucation |
topic |
Educação Ensino fundamental Educação - Formação professores Educação - Marília (SP) EDucation |
description |
Apresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo geral de compreender a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marília-SP tem desenvolvido, foram formulados os seguintes objetivos específicos: investigar se as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília-SP são as mesmas apontadas pela literatura científica até o momento ou se apresentam características singulares, explicitando-as; caracterizar as dificuldades e tendências detectadas entre os professores participantes do estudo; verificar se as dificuldades e tendências do trabalho desenvolvido por esses professores são consideradas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação ao proporem ações formativas; investigar se há relação entre as ações de formação continuada e a manutenção ou superação das dificuldades e tendências pedagógicas demonstradas pelos professores e analisar as necessidades formativas dos docentes de primeiro ano. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em periódicos, em teses e dissertações, em textos publicados em eventos científicos nacionais... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/11449/92318 000682881 oliveira_dr_me_prud.pdf 33004129044P6 5013993328814888 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Daniele Ramos. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. 000682881 oliveira_dr_me_prud.pdf 33004129044P6 5013993328814888 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129511081902080 |