Estado, autores e livros didáticos de História: tensões entre racismo e antirracismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Manoel Ayusso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193473
Resumo: O presente trabalho tem como substrato a análise de três documentos: 1. Nova História Crítica: livro didático de História mais escolhido pelas escolas em todo o Brasil no PNLD 2005. 2. Projeto Araribá História: segundo livro didático de História mais escolhido pelas escolas em todo o Brasil no PNLD 2014. 3. História Sociedade & Cidadania: livro didático de História mais escolhido pelas escolas em todo o Brasil no PNLD 2017. Primeiramente, analisamos como os princípios oficiais veiculados na política antirracista são recontextualizados pelos autores das coleções selecionadas. Em seguida, discutimos o que a recontextualização tem a nos dizer sobre as relações sociais geradoras dos textos didáticos, particularmente no que diz respeito à autonomia dos autores em relação ao Estado e à orientação ideológica dos primeiros - visualizados aqui como sujeitos pedagógicos. Neste cenário, a comunicação pedagógica entre Estado – autores é examinada em função das tensões entre racismo e antirracismo na educação. Os resultados indicam que a ação dos autores na produção das coleções é independente do Estado, mas limitada à aquisição de um capital pedagógico universal no âmbito do trabalho em editoras; cenário que revela o racismo como princípio cristalizado na linguagem educacional. Para tanto, recorremos às críticas pós-coloniais para pensar o objeto da política antirracista, discutindo-se a relação entre racismo e antirracismo no currículo. O ciclo de políticas é mobilizado como metodologia para análise crítica da política antirracista. E o modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein apresenta-se como “guia sociológico” da investigação. Utilizamos uma metodologia mista de investigação na qual elementos quantitativos e qualitativos coexistem na análise de conteúdo.
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