Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTIyMg== http://hdl.handle.net/11449/146954 |
Resumo: | As crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) aumentam gradativamente na escola, realidade esta que merece a atenção dos educadores, sobretudo porque se baseando apenas no comportamento em sala de aula muitas delas estão sendo rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e aprendizagem escolar. Diante desse fato, passamos a realizar um Projeto de Intervenção e Pesquisa junto a esses sujeitos, objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser "controlado". Temos o objetivo de superar essas visões que naturalizam e fragmentam o desenvolvimento desses sujeitos, reforçando que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola. O referencial metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa e atividades de intervenção é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotski (1996, 2001). Para o desenvolvimento deste projeto, recebemos nas dependências do LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas) crianças de escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP e região, na faixa etária de 05 a 12 anos diagnosticadas com TDAH, que são encaminhadas a um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) de característica ludo-pedagógica (jogos de tabuleiro, circuitos, jogos de raciocínio etc), visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores essenciais. Os resultados obtidos até o momento apontam que as crianças apresentavam-se ativas, mas não hiperativas, mostrando-se atentas e concentradas durante a realização das atividades, e concluímos que o diagnóstico médico acerca do TDAH precisa ser melhor investigado pois corre-se o risco de rotular de hiperativos e problemáticos sujeitos que necessitam, apenas, de uma atenção maior do seu professor, além de atividades diferenciadas na escola. |
id |
UNSP_0c7d65ff79928df92cca8921e2793ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146954 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade)TDAHAtividades ludo-pedagógicasMedicaçãoAs crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) aumentam gradativamente na escola, realidade esta que merece a atenção dos educadores, sobretudo porque se baseando apenas no comportamento em sala de aula muitas delas estão sendo rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e aprendizagem escolar. Diante desse fato, passamos a realizar um Projeto de Intervenção e Pesquisa junto a esses sujeitos, objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser "controlado". Temos o objetivo de superar essas visões que naturalizam e fragmentam o desenvolvimento desses sujeitos, reforçando que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola. O referencial metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa e atividades de intervenção é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotski (1996, 2001). Para o desenvolvimento deste projeto, recebemos nas dependências do LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas) crianças de escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP e região, na faixa etária de 05 a 12 anos diagnosticadas com TDAH, que são encaminhadas a um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) de característica ludo-pedagógica (jogos de tabuleiro, circuitos, jogos de raciocínio etc), visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores essenciais. Os resultados obtidos até o momento apontam que as crianças apresentavam-se ativas, mas não hiperativas, mostrando-se atentas e concentradas durante a realização das atividades, e concluímos que o diagnóstico médico acerca do TDAH precisa ser melhor investigado pois corre-se o risco de rotular de hiperativos e problemáticos sujeitos que necessitam, apenas, de uma atenção maior do seu professor, além de atividades diferenciadas na escola.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fracon, Thais Lima [UNESP]Nogueira, Suellen Antico [UNESP]Silva, Camila Rocha e [UNESP]2017-01-02T15:40:04Z2017-01-02T15:40:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09222application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTIyMg==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10097http://hdl.handle.net/11449/1469542013-09222-nogueira.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:36:02.299169Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
title |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
spellingShingle |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) Fracon, Thais Lima [UNESP] TDAH Atividades ludo-pedagógicas Medicação |
title_short |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
title_full |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
title_fullStr |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
title_full_unstemmed |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
title_sort |
Intervenções histórico-culturais para crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) |
author |
Fracon, Thais Lima [UNESP] |
author_facet |
Fracon, Thais Lima [UNESP] Nogueira, Suellen Antico [UNESP] Silva, Camila Rocha e [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Suellen Antico [UNESP] Silva, Camila Rocha e [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fracon, Thais Lima [UNESP] Nogueira, Suellen Antico [UNESP] Silva, Camila Rocha e [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Atividades ludo-pedagógicas Medicação |
topic |
TDAH Atividades ludo-pedagógicas Medicação |
description |
As crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) aumentam gradativamente na escola, realidade esta que merece a atenção dos educadores, sobretudo porque se baseando apenas no comportamento em sala de aula muitas delas estão sendo rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e aprendizagem escolar. Diante desse fato, passamos a realizar um Projeto de Intervenção e Pesquisa junto a esses sujeitos, objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser "controlado". Temos o objetivo de superar essas visões que naturalizam e fragmentam o desenvolvimento desses sujeitos, reforçando que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola. O referencial metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa e atividades de intervenção é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotski (1996, 2001). Para o desenvolvimento deste projeto, recebemos nas dependências do LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas) crianças de escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP e região, na faixa etária de 05 a 12 anos diagnosticadas com TDAH, que são encaminhadas a um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) de característica ludo-pedagógica (jogos de tabuleiro, circuitos, jogos de raciocínio etc), visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores essenciais. Os resultados obtidos até o momento apontam que as crianças apresentavam-se ativas, mas não hiperativas, mostrando-se atentas e concentradas durante a realização das atividades, e concluímos que o diagnóstico médico acerca do TDAH precisa ser melhor investigado pois corre-se o risco de rotular de hiperativos e problemáticos sujeitos que necessitam, apenas, de uma atenção maior do seu professor, além de atividades diferenciadas na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:04Z 2017-01-02T15:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTIyMg== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10097 http://hdl.handle.net/11449/146954 2013-09222-nogueira.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTIyMg== http://hdl.handle.net/11449/146954 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10097 2013-09222-nogueira.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09222 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129093719293952 |