Memória organizacional: em foco o valor da informação como negócio/commodity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Cardoso dos [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183566
Resumo: Organizações são sistemas que geram, processam e aplicam informações e conhecimentos direcionados a um tipo de negócio no intuito de aumentar a competitividade, mas as informações e os conhecimentos somente são efetivos se transformados em estratégias de ação. Constituir uma memória organizacional com foco no valor da informação como negócio é transformá-la em matéria-prima e commodity que, por sua vez, potencializa os processos organizacionais, cujos elementos envolvidos em sua constituição são interpretativos, seletivos e transmissores de informação e conhecimento produzidos e organizados, por meio da memória repositório e da memória repertório. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a informação como negócio/commodity para a constituição da memória organizacional. Em relação aos procedimentos metodológicos evidencia-se que a pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada tipologicamente como descritiva exploratória. O método aplicado é o ‘Estudo de Caso Único’ realizado no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se de três fontes de evidências: documentação institucional, entrevista, observação direta e fez-se uso também do questionário. Para a análise dos dados coletados, optou-se pelo método ‘Análise de Conteúdo’, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’. Com base nas análises, foi possível evidenciar que a literatura sobre memória e valor da informação, ainda, são incipientes na área de Ciência da Informação. A partir da aplicação dos instrumentos no universo pesquisado, verificou-se que os pressupostos iniciais foram confirmados. Considerase que o objetivo previamente estabelecido foi atingido, visto que foi possível analisar a informação como negócio/commodity para a constituição da memória organizacional, evidenciando-se a importância do compartilhamento e da socialização da informação e do conhecimento de modo estruturado. Foi possível evidenciar o valor da informação como negócio/commodity e a importância da constituição da memória organizacional para auxiliar os processos inovativos e competitivos da organização.
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Constituir uma memória organizacional com foco no valor da informação como negócio é transformá-la em matéria-prima e commodity que, por sua vez, potencializa os processos organizacionais, cujos elementos envolvidos em sua constituição são interpretativos, seletivos e transmissores de informação e conhecimento produzidos e organizados, por meio da memória repositório e da memória repertório. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a informação como negócio/commodity para a constituição da memória organizacional. Em relação aos procedimentos metodológicos evidencia-se que a pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada tipologicamente como descritiva exploratória. O método aplicado é o ‘Estudo de Caso Único’ realizado no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se de três fontes de evidências: documentação institucional, entrevista, observação direta e fez-se uso também do questionário. Para a análise dos dados coletados, optou-se pelo método ‘Análise de Conteúdo’, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’. Com base nas análises, foi possível evidenciar que a literatura sobre memória e valor da informação, ainda, são incipientes na área de Ciência da Informação. A partir da aplicação dos instrumentos no universo pesquisado, verificou-se que os pressupostos iniciais foram confirmados. Considerase que o objetivo previamente estabelecido foi atingido, visto que foi possível analisar a informação como negócio/commodity para a constituição da memória organizacional, evidenciando-se a importância do compartilhamento e da socialização da informação e do conhecimento de modo estruturado. Foi possível evidenciar o valor da informação como negócio/commodity e a importância da constituição da memória organizacional para auxiliar os processos inovativos e competitivos da organização.Organizations are systems that generate, process and apply information and knowledge directed to a type of business in order to increase competitiveness, but information and knowledge are only effective if transformed into action strategies. To constitute an organizational memory focused on the information value as a business is to transform it into raw material and commodity that, in turn, enhances the organizational processes, whose elements involved in its constitution are interpretive, selective and transmitters of information and knowledge produced and organized through repository memory and repertoire memory. The research presents as general objective to analyze the information as business/commodity for the constitution of the organizational memory. Regarding the methodological procedures, it is evident that the research is qualitative in nature, typologically characterized as exploratory descriptive. The method applied is the ‘Single Case Study’ conducted at the SENAI Institute of Information and Communication Technology in Paraná. For data collection, using three sources of evidence: institutional documetntation, interview, direct observation and also made use of the questionnaire. For the analysis of collected data, the method "Content Analysis" was chosen, more specifically the technique "Categorical Analysis". Based on the analyzes, it was possible to show that the literature on memory and information value are still incipient in the area of Information Science. From the application of the instruments in the researched universe, it was found that the initial assumptions were confirmed. It is considered that the previously established objective was achieved, since it was possible to analyze information as business/commodity for the constitution of organizational memory, highlighting the importance of sharing and socialization of information and knowledge in a structured way. It was possible to highlight the information value as business/commodity and the importance of the constitution of organizational memory to help the innovative and competitive processes of the organization.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Juliana Cardoso dos [UNESP]2019-09-23T13:08:13Z2019-09-23T13:08:13Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18356600092533633004110043P414848085583969800000-0003-4248-5934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:32:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:32:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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