Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131 http://hdl.handle.net/11449/124700 |
Resumo: | This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools. |
id |
UNSP_0cfc9943423366f54140667bd0bd3da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124700 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamentalEnvironmentTextbooksElementary Schooltemática ambientallivro didáticoensino fundamentalThis paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizadosnos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foianalisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Suleiman, Miriam [UNESP]Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]2015-07-15T18:27:30Z2015-07-15T18:27:30Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-303application/pdfhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012.1517-1256http://hdl.handle.net/11449/124700ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf68479588620332527753128198048445Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:48.503276Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
title |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental Suleiman, Miriam [UNESP] Environment Textbooks Elementary School temática ambiental livro didático ensino fundamental |
title_short |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental |
author |
Suleiman, Miriam [UNESP] |
author_facet |
Suleiman, Miriam [UNESP] Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suleiman, Miriam [UNESP] Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environment Textbooks Elementary School temática ambiental livro didático ensino fundamental |
topic |
Environment Textbooks Elementary School temática ambiental livro didático ensino fundamental |
description |
This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-07-15T18:27:30Z 2015-07-15T18:27:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131 Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012. 1517-1256 http://hdl.handle.net/11449/124700 ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf 6847958862033252 7753128198048445 |
url |
http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131 http://hdl.handle.net/11449/124700 |
identifier_str_mv |
Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012. 1517-1256 ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf 6847958862033252 7753128198048445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
289-303 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129380902240256 |