Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ53.htm http://hdl.handle.net/11449/148332 |
Resumo: | Introdução: Tradicionalmente o ensino de Ciências, no nível fundamental (da 8a. série), tem se baseado na transmissão de informações em aulas quase sempre expositivas e na ausência de atividades experimentais. Essa vem sendo a realidade do ensino de Ciências na maioria das escolas da rede pública. É imprescindível estimular as crianças e adolescentes a descobrir a beleza da Física desenvolvendo nelas o gosto pela investigação através de um trabalho artesanal e criativo. É primordial associar a ciência ao prazer da descoberta dando ênfase aos fenômenos do dia a dia. A inexistência de laboratório não pode ser uma justificativa para a ausência dessa prática nas escolas. Objetivos: Preencher esta lacuna, gerando material didático de baixo custo a partir de sucatas, materiais reciclados e ferramentas de uso doméstico. Despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes do nível fundamental pelos fenômenos físicos, levando em consideração suas experiências cotidianas, sua idade e identidade sócio-cultural. Desenvolver no aluno licenciando em Física (bolsistas do projeto) o interesse em gerar experimentos adequados à maturidade e a condição social dos alunos da escola brasileira. Motivar o professor a utilizar tais recursos e fornecendo-lhe material de apoio. Método: Inicialmente foram selecionados os temas de acordo com parâmetros curriculares nacionais para ciências naturais elaborado pelo MEC e contemplamos o conteúdo de 5a. a 8a. série. Foram desenvolvidos experimentos e elaborados os roteiros. Após o contacto com as escolas públicas e a seleção dos alunos, realizamos as atividades práticas com 64 crianças, recebendo-as nas dependências do Departamento de Física. Finalmente, discutimos e avaliamos o desempenho, a motivação e a contribuição do material para o aprendizado dos alunos. Com o bolsista, elaboramos modificações e complementamos o que foi julgado necessário. Resultados: Os alunos que participaram do projeto pertencem a uma escola que agrupa pessoas de classe média baixa. Poucos têm o hábito de consultar bibliotecas, acesso a microcomputadores, contato com equipamentos simples como um termômetro clínico, por exemplo. A construção de seus próprios kits revelou-se um desafio e a realização do experimento uma conquista que despertou grande entusiasmo e orgulho por parte de cada criança. A superação de cada obstáculo gerava um salutar aumento da auto-estima.Vimos que o projeto preenche uma lacuna tanto no aspecto do ensino de ciências, no desenvolvimento do raciocínio, no formular associações, quanto no caráter social em atender classes menos privilegiadas e mostrar-lhes que existe um potencial latente em cada aluno e que ele pode ser desenvolvido. |
id |
UNSP_0cfff527874bb43d512d97f604086fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148332 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamentalIntrodução: Tradicionalmente o ensino de Ciências, no nível fundamental (da 8a. série), tem se baseado na transmissão de informações em aulas quase sempre expositivas e na ausência de atividades experimentais. Essa vem sendo a realidade do ensino de Ciências na maioria das escolas da rede pública. É imprescindível estimular as crianças e adolescentes a descobrir a beleza da Física desenvolvendo nelas o gosto pela investigação através de um trabalho artesanal e criativo. É primordial associar a ciência ao prazer da descoberta dando ênfase aos fenômenos do dia a dia. A inexistência de laboratório não pode ser uma justificativa para a ausência dessa prática nas escolas. Objetivos: Preencher esta lacuna, gerando material didático de baixo custo a partir de sucatas, materiais reciclados e ferramentas de uso doméstico. Despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes do nível fundamental pelos fenômenos físicos, levando em consideração suas experiências cotidianas, sua idade e identidade sócio-cultural. Desenvolver no aluno licenciando em Física (bolsistas do projeto) o interesse em gerar experimentos adequados à maturidade e a condição social dos alunos da escola brasileira. Motivar o professor a utilizar tais recursos e fornecendo-lhe material de apoio. Método: Inicialmente foram selecionados os temas de acordo com parâmetros curriculares nacionais para ciências naturais elaborado pelo MEC e contemplamos o conteúdo de 5a. a 8a. série. Foram desenvolvidos experimentos e elaborados os roteiros. Após o contacto com as escolas públicas e a seleção dos alunos, realizamos as atividades práticas com 64 crianças, recebendo-as nas dependências do Departamento de Física. Finalmente, discutimos e avaliamos o desempenho, a motivação e a contribuição do material para o aprendizado dos alunos. Com o bolsista, elaboramos modificações e complementamos o que foi julgado necessário. Resultados: Os alunos que participaram do projeto pertencem a uma escola que agrupa pessoas de classe média baixa. Poucos têm o hábito de consultar bibliotecas, acesso a microcomputadores, contato com equipamentos simples como um termômetro clínico, por exemplo. A construção de seus próprios kits revelou-se um desafio e a realização do experimento uma conquista que despertou grande entusiasmo e orgulho por parte de cada criança. A superação de cada obstáculo gerava um salutar aumento da auto-estima.Vimos que o projeto preenche uma lacuna tanto no aspecto do ensino de ciências, no desenvolvimento do raciocínio, no formular associações, quanto no caráter social em atender classes menos privilegiadas e mostrar-lhes que existe um potencial latente em cada aluno e que ele pode ser desenvolvido.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Física, Rio Claro, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Física, Rio Claro, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP]Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP]2017-01-18T18:09:42Z2017-01-18T18:09:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ53.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483325288533882344753PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T16:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:43.826971Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
title |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
spellingShingle |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP] |
title_short |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
title_full |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
title_fullStr |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
title_full_unstemmed |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
title_sort |
Atividades práticas para o ensino de ciências no nível fundamental |
author |
Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP] Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP] Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP] |
description |
Introdução: Tradicionalmente o ensino de Ciências, no nível fundamental (da 8a. série), tem se baseado na transmissão de informações em aulas quase sempre expositivas e na ausência de atividades experimentais. Essa vem sendo a realidade do ensino de Ciências na maioria das escolas da rede pública. É imprescindível estimular as crianças e adolescentes a descobrir a beleza da Física desenvolvendo nelas o gosto pela investigação através de um trabalho artesanal e criativo. É primordial associar a ciência ao prazer da descoberta dando ênfase aos fenômenos do dia a dia. A inexistência de laboratório não pode ser uma justificativa para a ausência dessa prática nas escolas. Objetivos: Preencher esta lacuna, gerando material didático de baixo custo a partir de sucatas, materiais reciclados e ferramentas de uso doméstico. Despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes do nível fundamental pelos fenômenos físicos, levando em consideração suas experiências cotidianas, sua idade e identidade sócio-cultural. Desenvolver no aluno licenciando em Física (bolsistas do projeto) o interesse em gerar experimentos adequados à maturidade e a condição social dos alunos da escola brasileira. Motivar o professor a utilizar tais recursos e fornecendo-lhe material de apoio. Método: Inicialmente foram selecionados os temas de acordo com parâmetros curriculares nacionais para ciências naturais elaborado pelo MEC e contemplamos o conteúdo de 5a. a 8a. série. Foram desenvolvidos experimentos e elaborados os roteiros. Após o contacto com as escolas públicas e a seleção dos alunos, realizamos as atividades práticas com 64 crianças, recebendo-as nas dependências do Departamento de Física. Finalmente, discutimos e avaliamos o desempenho, a motivação e a contribuição do material para o aprendizado dos alunos. Com o bolsista, elaboramos modificações e complementamos o que foi julgado necessário. Resultados: Os alunos que participaram do projeto pertencem a uma escola que agrupa pessoas de classe média baixa. Poucos têm o hábito de consultar bibliotecas, acesso a microcomputadores, contato com equipamentos simples como um termômetro clínico, por exemplo. A construção de seus próprios kits revelou-se um desafio e a realização do experimento uma conquista que despertou grande entusiasmo e orgulho por parte de cada criança. A superação de cada obstáculo gerava um salutar aumento da auto-estima.Vimos que o projeto preenche uma lacuna tanto no aspecto do ensino de ciências, no desenvolvimento do raciocínio, no formular associações, quanto no caráter social em atender classes menos privilegiadas e mostrar-lhes que existe um potencial latente em cada aluno e que ele pode ser desenvolvido. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:42Z 2017-01-18T18:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ53.htm http://hdl.handle.net/11449/148332 5288533882344753 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ53.htm http://hdl.handle.net/11449/148332 |
identifier_str_mv |
5288533882344753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129380353835008 |