Família, deficiência intelectual e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Natalie Naie Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255736
Resumo: A pesquisa apresentada, tem como objetivo geral estudar as percepções e ações da família referente a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual, e transmitir, através deuma cartilha, informações fidedignas às famílias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual, assim como contribuir de forma facilitadora a mediação dos docentes na prática dessa orientação com a família. A escolha de trabalhar as experiências vividas da pessoa com deficiência intelectual através das percepções da família, foi despertada por compreender que existem dificuldades em se efetivar essas vivências sem o apoio daqueles que estão na responsabilidade da primeira educação do indivíduo e por isso necessitam de um acompanhamento e aprofundamento do tema em questão. Algumas famílias estigmatizam opiniões embasadas no contexto social e cultural que vivem, carregando muitos estereótipos, preconceitos e suposições que indubitavelmente são transferidos aos seus filhos. As pessoas com deficiência intelectual precisam ter sua sexualidade respeitada como direito e a família deve ser considerada um ambiente importante para o ponto de partida. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se um formulário eletrônico direcionado aos pais de famílias de alunos de duas instituições que atendem pessoas com deficiência, com perguntas de opinião referentes ao entendimento da sexualidade de seus filhos. Esse estudo teve 20 participantes, a análise das respostas do questionário foram classificadas conforme a ocorrência e analisadas e comentadas qualitativamente. Se considera que esta pesquisa trará contribuições para a efetivação da vivência da sexualidade desse público e dará apoio na atuação dos educadores em relação ao desenvolvimento do tema, alémde trazer questionamentos para futuras pesquisas da área.
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