Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127502 |
Resumo: | Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools. |
id |
UNSP_7418d7815879b0144a955aa5a8a47191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127502 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectualTeacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disabilityIntellectual disabilityDistance educationTeacher educationSexualityDeficiência intelectualEducação à distânciaFormação de professoresSexualidadeUsing a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]2015-08-26T19:22:35Z2015-08-26T19:22:35Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article427-435application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=enEstudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/12750210.1590/0103-166X2015000300008S0103-166X2015000300427S0103-166X2015000300427.pdf04181870056801258981913622244863SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:38.089073Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual Teacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disability |
title |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP] Intellectual disability Distance education Teacher education Sexuality Deficiência intelectual Educação à distância Formação de professores Sexualidade |
title_short |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
title_full |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
title_sort |
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual |
author |
Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP] |
author_facet |
Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP] Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP] Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP] Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP] Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP] Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP] Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP] Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP] Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intellectual disability Distance education Teacher education Sexuality Deficiência intelectual Educação à distância Formação de professores Sexualidade |
topic |
Intellectual disability Distance education Teacher education Sexuality Deficiência intelectual Educação à distância Formação de professores Sexualidade |
description |
Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26T19:22:35Z 2015-08-26T19:22:35Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015. 0103-166X http://hdl.handle.net/11449/127502 10.1590/0103-166X2015000300008 S0103-166X2015000300427 S0103-166X2015000300427.pdf 0418187005680125 8981913622244863 |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127502 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015. 0103-166X 10.1590/0103-166X2015000300008 S0103-166X2015000300427 S0103-166X2015000300427.pdf 0418187005680125 8981913622244863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
427-435 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129330982682624 |