Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP], Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP], Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP], Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127502
Resumo: Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.
id UNSP_7418d7815879b0144a955aa5a8a47191
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127502
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectualTeacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disabilityIntellectual disabilityDistance educationTeacher educationSexualityDeficiência intelectualEducação à distânciaFormação de professoresSexualidadeUsing a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]2015-08-26T19:22:35Z2015-08-26T19:22:35Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article427-435application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=enEstudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/12750210.1590/0103-166X2015000300008S0103-166X2015000300427S0103-166X2015000300427.pdf04181870056801258981913622244863SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:38.089073Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
Teacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disability
title Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
spellingShingle Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
Intellectual disability
Distance education
Teacher education
Sexuality
Deficiência intelectual
Educação à distância
Formação de professores
Sexualidade
title_short Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
title_full Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
title_fullStr Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
title_sort Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
author Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
author_facet Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]
Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
author_role author
author2 Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]
Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]
Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Intellectual disability
Distance education
Teacher education
Sexuality
Deficiência intelectual
Educação à distância
Formação de professores
Sexualidade
topic Intellectual disability
Distance education
Teacher education
Sexuality
Deficiência intelectual
Educação à distância
Formação de professores
Sexualidade
description Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26T19:22:35Z
2015-08-26T19:22:35Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.
0103-166X
http://hdl.handle.net/11449/127502
10.1590/0103-166X2015000300008
S0103-166X2015000300427
S0103-166X2015000300427.pdf
0418187005680125
8981913622244863
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127502
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.
0103-166X
10.1590/0103-166X2015000300008
S0103-166X2015000300427
S0103-166X2015000300427.pdf
0418187005680125
8981913622244863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 427-435
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129330982682624