O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Gabriela Vianna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250270
Resumo: Partindo do pressuposto de que língua e cultura são intrinsecamente relacionadas (KRAMSCH, 1998) e reconhecendo a importância do desenvolvimento da cidadania intercultural por falantes interculturais (BYRAM, 2008), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência no encontro de culturas, promovido pela organização CISV (Children’s International Summer Village). Para tanto, nos basearemos nos estudos de aprendizagem pela experiência, principalmente aquele proposto por Kolb (1980, 2015), e nos pressupostos da Competência Comunicativa Intercultural e Cidadania Intercultural (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008). Os dados foram coletados com quatro participantes de uma das sedes da organização CISV no Brasil, localizada no interior de São Paulo. Para a seleção das participantes, utilizamos como critério sua atuação prévia em acampamentos internacionais da organização, que exigem o uso de inglês para comunicação, e a participação ativa no “CISV Brasil” durante o andamento da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se enquadra como estudo de caso em relação aos procedimentos. Como instrumentos de pesquisa utilizamos um questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas individuais, contando também com o método de grupo focal, visando à triangulação de dados para conferir maior confiabilidade e validade à investigação. Com base na análise dos dados coletados, as categorias propostas por Byram (2012) e CISV (2021) foram ressignificadas e modificadas a fim de abarcar questões mencionadas pelas participantes, como a contribuição da esfera afetiva percebida por elas nos acampamentos. Além disso, questões teóricas como a utilização do termo cidadania por Byram (2008, 2012) foram levantadas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e indicam possíveis caminhos para desdobramentos desta pesquisa.
id UNSP_0d32ca84df792456bbdf8f8c2af4d79f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250270
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglêsThe role of experience in the international organization CISV: intercultural citizenship and contributions to the use of EnglishLíngua inglesaEstudos interculturaisLinguística aplicadaOrganizações não-governamentaisCidadania interculturalEducação pelo experiênciaCISVIntercultural citizenshipExperiential learningEnglish languagePartindo do pressuposto de que língua e cultura são intrinsecamente relacionadas (KRAMSCH, 1998) e reconhecendo a importância do desenvolvimento da cidadania intercultural por falantes interculturais (BYRAM, 2008), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência no encontro de culturas, promovido pela organização CISV (Children’s International Summer Village). Para tanto, nos basearemos nos estudos de aprendizagem pela experiência, principalmente aquele proposto por Kolb (1980, 2015), e nos pressupostos da Competência Comunicativa Intercultural e Cidadania Intercultural (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008). Os dados foram coletados com quatro participantes de uma das sedes da organização CISV no Brasil, localizada no interior de São Paulo. Para a seleção das participantes, utilizamos como critério sua atuação prévia em acampamentos internacionais da organização, que exigem o uso de inglês para comunicação, e a participação ativa no “CISV Brasil” durante o andamento da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se enquadra como estudo de caso em relação aos procedimentos. Como instrumentos de pesquisa utilizamos um questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas individuais, contando também com o método de grupo focal, visando à triangulação de dados para conferir maior confiabilidade e validade à investigação. Com base na análise dos dados coletados, as categorias propostas por Byram (2012) e CISV (2021) foram ressignificadas e modificadas a fim de abarcar questões mencionadas pelas participantes, como a contribuição da esfera afetiva percebida por elas nos acampamentos. Além disso, questões teóricas como a utilização do termo cidadania por Byram (2008, 2012) foram levantadas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e indicam possíveis caminhos para desdobramentos desta pesquisa.Based on the assumption that language and culture are inherently related (KRAMSCH, 1998) and acknowledging the importance of the development of intercultural citizenship by intercultural speakers (BYRAM, 2008), this research’s goal is to analyze the role of experience, derived from cultural encounters promoted by CISV (Children’s International Summer Village). To this end, we will rely on experiential learning studies, mostly the ones proposed by Kolb (1980, 2015), and on the principles of Intercultural Communicative Competence and Intercultural Citizenship (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008. 2012). The data was collected from four participants from one of the headquarters of the organization in Brazil, located in the countryside of São Paulo. For the selection of the participants, we used as a criteria their previous activity in international camps of the organization, that demand the usage of English as an official communication language, and the active participation in “CISV Brazil” during the development of the research. The research is qualitative and fits as a case study in relation to the procedures. As research instruments we used a semi-structured questionnaire and semi-structured individual interviews, also applying a focus group aiming at the triangulation of the data, in order to grant reliability and validity to the investigation. Based on the analysis of the data collected, the categories proposed by Byram (2012) and CISV (2021) were re-signified and modified in order to cover issues mentioned by the participants, such as the contribution of the affective sphere perceived by them in the camps. In addition, theoretical issues such as the use of the term citizenship by Byram (2008, 2012) were raised in the course of the development of the work and indicate possible paths for developments of this research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecíclio de Faria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Gabriela Vianna2023-08-15T17:21:53Z2023-08-15T17:21:53Z2023-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25027033004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:07:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
The role of experience in the international organization CISV: intercultural citizenship and contributions to the use of English
title O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
spellingShingle O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
Mello, Gabriela Vianna
Língua inglesa
Estudos interculturais
Linguística aplicada
Organizações não-governamentais
Cidadania intercultural
Educação pelo experiência
CISV
Intercultural citizenship
Experiential learning
English language
title_short O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
title_full O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
title_fullStr O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
title_full_unstemmed O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
title_sort O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
author Mello, Gabriela Vianna
author_facet Mello, Gabriela Vianna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecíclio de Faria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Gabriela Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Estudos interculturais
Linguística aplicada
Organizações não-governamentais
Cidadania intercultural
Educação pelo experiência
CISV
Intercultural citizenship
Experiential learning
English language
topic Língua inglesa
Estudos interculturais
Linguística aplicada
Organizações não-governamentais
Cidadania intercultural
Educação pelo experiência
CISV
Intercultural citizenship
Experiential learning
English language
description Partindo do pressuposto de que língua e cultura são intrinsecamente relacionadas (KRAMSCH, 1998) e reconhecendo a importância do desenvolvimento da cidadania intercultural por falantes interculturais (BYRAM, 2008), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência no encontro de culturas, promovido pela organização CISV (Children’s International Summer Village). Para tanto, nos basearemos nos estudos de aprendizagem pela experiência, principalmente aquele proposto por Kolb (1980, 2015), e nos pressupostos da Competência Comunicativa Intercultural e Cidadania Intercultural (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008). Os dados foram coletados com quatro participantes de uma das sedes da organização CISV no Brasil, localizada no interior de São Paulo. Para a seleção das participantes, utilizamos como critério sua atuação prévia em acampamentos internacionais da organização, que exigem o uso de inglês para comunicação, e a participação ativa no “CISV Brasil” durante o andamento da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se enquadra como estudo de caso em relação aos procedimentos. Como instrumentos de pesquisa utilizamos um questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas individuais, contando também com o método de grupo focal, visando à triangulação de dados para conferir maior confiabilidade e validade à investigação. Com base na análise dos dados coletados, as categorias propostas por Byram (2012) e CISV (2021) foram ressignificadas e modificadas a fim de abarcar questões mencionadas pelas participantes, como a contribuição da esfera afetiva percebida por elas nos acampamentos. Além disso, questões teóricas como a utilização do termo cidadania por Byram (2008, 2012) foram levantadas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e indicam possíveis caminhos para desdobramentos desta pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T17:21:53Z
2023-08-15T17:21:53Z
2023-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250270
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/250270
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650220764954624