Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90058
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre as atividades de verificação da compreensão leitora aplicadas por professores da quarta série do Ensino Fundamental, e o desempenho dos alunos nessas atividades. Toma como ponto de partida os objetivos da leitura almejados nesta série, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nossa pergunta inicial é: por que os alunos saem da quarta série do Ensino Fundamental sem ter um bom desempenho na leitura? Em busca da resposta, observamos as estratégias de leitura utilizadas pelas professoras, para verificação da compreensão de textos, e o desempenho dos alunos diante dessa prática. Os objetivos colocados foram: 1. Descrever atividades realizadas pelos alunos, referentes à prática de leitura na 4ª série do Ensino Fundamental, 2. Verificar se essa prática melhora, após analisar as atividades de leitura elaboradas pelos professores e realizadas pelos alunos, com a participação das mesmas em um Curso teórico-prático de Extensão Universitária. Nesta pesquisa, enfocamos a abordagem que o professor utiliza para verificar a competência leitora do aluno, ou seja, como é verificado o entendimento do texto nesta série. Constatou-se que os professores aplicam perguntas referentes ao texto, após a leitura, a fim de mensurar a compreensão leitora dos alunos. Em vista da necessidade de aprimorar a prática de leitura, os professores demonstraram adequação às novas propostas apresentadas, mesmo que de forma gradual, ao participarem de um Curso de Universitária, intitulado Reflexões e Estratégias para o Desenvolvimento da Competência Leitora, ministrado pela pesquisadora, com o objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de aprimorarem sua competência leitora, alcançando, possivelmente, os objetivos esperados para a série em que se encontram. Na maior parte das atividades analisadas, verifica-se...
id UNSP_0d3b6dbe2db97fcfced94ac52bcec3cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90058
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamentalLeitura (Ensino de primeiro grau)Compreensão de textosReadingEste trabalho é um estudo sobre as atividades de verificação da compreensão leitora aplicadas por professores da quarta série do Ensino Fundamental, e o desempenho dos alunos nessas atividades. Toma como ponto de partida os objetivos da leitura almejados nesta série, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nossa pergunta inicial é: por que os alunos saem da quarta série do Ensino Fundamental sem ter um bom desempenho na leitura? Em busca da resposta, observamos as estratégias de leitura utilizadas pelas professoras, para verificação da compreensão de textos, e o desempenho dos alunos diante dessa prática. Os objetivos colocados foram: 1. Descrever atividades realizadas pelos alunos, referentes à prática de leitura na 4ª série do Ensino Fundamental, 2. Verificar se essa prática melhora, após analisar as atividades de leitura elaboradas pelos professores e realizadas pelos alunos, com a participação das mesmas em um Curso teórico-prático de Extensão Universitária. Nesta pesquisa, enfocamos a abordagem que o professor utiliza para verificar a competência leitora do aluno, ou seja, como é verificado o entendimento do texto nesta série. Constatou-se que os professores aplicam perguntas referentes ao texto, após a leitura, a fim de mensurar a compreensão leitora dos alunos. Em vista da necessidade de aprimorar a prática de leitura, os professores demonstraram adequação às novas propostas apresentadas, mesmo que de forma gradual, ao participarem de um Curso de Universitária, intitulado Reflexões e Estratégias para o Desenvolvimento da Competência Leitora, ministrado pela pesquisadora, com o objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de aprimorarem sua competência leitora, alcançando, possivelmente, os objetivos esperados para a série em que se encontram. Na maior parte das atividades analisadas, verifica-se...This dissertation is a study which verifies the reading comprehension activities developed by teachers from 4th grade of elementary school and the students performance in these activities. It takes as a starting point the reading objectives longed for this grade. Our initial question is that the students leave the 4th grade of elementary school without having a good performance in reading. In this way, we observed the strategies used by the teachers to verify the students' ability to understand the reading. The main objective was to describe the reading activities performed by students in the 4th grade of elementary school, verifying if this practice is improved when we analyzed the reading activities elaborated by the teachers and carried out by the students, after participating at a teacher's University Extension Course, taught by the researcher. In this research we focus on the teacher's reading comprehension activities and the students' performance, to verify if they are the ones expected at this grade. We noticed that the teachers elaborate questions about the text after reading it, to verify the students' comprehension. To improve the teacher's reading comprehension activities we offered a Course named Reflections and Strategies for the Development of the Reading Comprehension. The objective of the course was to provide the students with a chance to improve their reading comprehension ability. In the analyzed activities, we could verify that there is an adoption of the bottom up model of reading more than the top down model. Thus, in the activities about reading comprehension, we can observe... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2007-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f. : il.application/pdfBARCELLOS, Ana Carolina Kastein. Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90058000500112barcellos_ack_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:08:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:23.020200Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
title Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
spellingShingle Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Compreensão de textos
Reading
title_short Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
title_full Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
title_sort Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental
author Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]
author_facet Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura (Ensino de primeiro grau)
Compreensão de textos
Reading
topic Leitura (Ensino de primeiro grau)
Compreensão de textos
Reading
description Este trabalho é um estudo sobre as atividades de verificação da compreensão leitora aplicadas por professores da quarta série do Ensino Fundamental, e o desempenho dos alunos nessas atividades. Toma como ponto de partida os objetivos da leitura almejados nesta série, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nossa pergunta inicial é: por que os alunos saem da quarta série do Ensino Fundamental sem ter um bom desempenho na leitura? Em busca da resposta, observamos as estratégias de leitura utilizadas pelas professoras, para verificação da compreensão de textos, e o desempenho dos alunos diante dessa prática. Os objetivos colocados foram: 1. Descrever atividades realizadas pelos alunos, referentes à prática de leitura na 4ª série do Ensino Fundamental, 2. Verificar se essa prática melhora, após analisar as atividades de leitura elaboradas pelos professores e realizadas pelos alunos, com a participação das mesmas em um Curso teórico-prático de Extensão Universitária. Nesta pesquisa, enfocamos a abordagem que o professor utiliza para verificar a competência leitora do aluno, ou seja, como é verificado o entendimento do texto nesta série. Constatou-se que os professores aplicam perguntas referentes ao texto, após a leitura, a fim de mensurar a compreensão leitora dos alunos. Em vista da necessidade de aprimorar a prática de leitura, os professores demonstraram adequação às novas propostas apresentadas, mesmo que de forma gradual, ao participarem de um Curso de Universitária, intitulado Reflexões e Estratégias para o Desenvolvimento da Competência Leitora, ministrado pela pesquisadora, com o objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de aprimorarem sua competência leitora, alcançando, possivelmente, os objetivos esperados para a série em que se encontram. Na maior parte das atividades analisadas, verifica-se...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARCELLOS, Ana Carolina Kastein. Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90058
000500112
barcellos_ack_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv BARCELLOS, Ana Carolina Kastein. Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500112
barcellos_ack_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128760770199552