Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141667
Resumo: Este trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005.
id UNSP_0d84df1b85461862f686b0ce2e084b7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141667
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)CEFAMFormação de professoresHistória da educação matemáticaEste trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]2016-07-19T12:59:57Z2016-07-19T12:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2963-2975application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2963-29752357-7819http://hdl.handle.net/11449/141667ISSN2357-7819-2014-2963-2975.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:22:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:12.231523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
title Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
spellingShingle Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
CEFAM
Formação de professores
História da educação matemática
title_short Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
title_full Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
title_fullStr Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
title_full_unstemmed Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
title_sort Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)
author Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
author_facet Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv CEFAM
Formação de professores
História da educação matemática
topic CEFAM
Formação de professores
História da educação matemática
description Este trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:57Z
2016-07-19T12:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2963-2975
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141667
ISSN2357-7819-2014-2963-2975.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141667
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2963-2975
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2963-2975.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2963-2975
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129377350713344