Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marinéia dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141667
Resumo: Este trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005.
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