A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204411
Resumo: A pesquisa em foco materializada nesta Dissertação faz parte das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) junto à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Em defesa da importância da Literatura Infantil e do papel que as ilustrações podem desempenhar na constituição do leitor literário ao contribuir para a formação de valores estéticos e humanos, a pesquisa teve como objetivo compreender a arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira e as contribuições dos seus livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. A investigação do processo de criação de livros de imagem gestados por esse ilustrador teve como ênfase a perspectiva do leitor aprender a ler as materialidades semióticas inclusas nas obras constituídas integralmente pela linguagem visual, com o intuito de desvelar as intenções imbricadas nesse processo criativo: como foram pensadas e projetadas para a criança como principal interlocutora. A partir desse objetivo geral, decorreram outros questionamentos no intuito de conhecer e entender o percurso histórico do ilustrador e seu projeto de dizer às crianças por meio das suas ilustrações. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a Revisão de Literatura, os seis Encontros Dialógicos com o ilustrador referido e a análise das sete obras constituídas integralmente por enunciados visuais. O referencial teórico, além de utilizar conceitos acerca da arte de ilustrar do próprio Rui de Oliveira, foi ancorado a partir do pensamento de estudiosos da Literatura Infantil como Camargo, Zilberman, Hunt, Linden, Nikolajeva e Scott, Ramos, Meireles e outros teóricos, bem como pressupostos da filosofia da linguagem defendida por filósofos russos como Bakhtin, Volochinov, Medviédev e Jakubinskij, fundamentados em categorias de compreensão como dialogismo, enunciado, signo, alteridade, excedente de visão, empatia, ideologia, contrapalavra e arquitetônica. Como resultado, pelas características literárias e estéticas, a partir do projeto de dizer materializado em imagens, as obras analisadas apresentam potencialidade para a formação do pequeno leitor literário. As possíveis contribuições dos livros de imagem, a partir de ações intencionais do professor, dizem respeito ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como ao estímulo à oralidade e, por serem obras abertas a diferentes leituras, permitem a construção de histórias tanto orais como escritas, conforme as necessidades da criança, além da ampliação do conhecimento estético e cultural.
id UNSP_0e60a0d6b124994bed8395d12243b7ef
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literárioThe architecture of the act of Rui de Oliveira’s illustrating: contributions from picture books to training small literary readerEducaçãoFormação do pequeno leitor literárioLivros de imagemRui de OliveiraFilosofia da linguagemEducationLittle literary reader formationPicture booksPhilosophy of languageA pesquisa em foco materializada nesta Dissertação faz parte das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) junto à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Em defesa da importância da Literatura Infantil e do papel que as ilustrações podem desempenhar na constituição do leitor literário ao contribuir para a formação de valores estéticos e humanos, a pesquisa teve como objetivo compreender a arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira e as contribuições dos seus livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. A investigação do processo de criação de livros de imagem gestados por esse ilustrador teve como ênfase a perspectiva do leitor aprender a ler as materialidades semióticas inclusas nas obras constituídas integralmente pela linguagem visual, com o intuito de desvelar as intenções imbricadas nesse processo criativo: como foram pensadas e projetadas para a criança como principal interlocutora. A partir desse objetivo geral, decorreram outros questionamentos no intuito de conhecer e entender o percurso histórico do ilustrador e seu projeto de dizer às crianças por meio das suas ilustrações. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a Revisão de Literatura, os seis Encontros Dialógicos com o ilustrador referido e a análise das sete obras constituídas integralmente por enunciados visuais. O referencial teórico, além de utilizar conceitos acerca da arte de ilustrar do próprio Rui de Oliveira, foi ancorado a partir do pensamento de estudiosos da Literatura Infantil como Camargo, Zilberman, Hunt, Linden, Nikolajeva e Scott, Ramos, Meireles e outros teóricos, bem como pressupostos da filosofia da linguagem defendida por filósofos russos como Bakhtin, Volochinov, Medviédev e Jakubinskij, fundamentados em categorias de compreensão como dialogismo, enunciado, signo, alteridade, excedente de visão, empatia, ideologia, contrapalavra e arquitetônica. Como resultado, pelas características literárias e estéticas, a partir do projeto de dizer materializado em imagens, as obras analisadas apresentam potencialidade para a formação do pequeno leitor literário. As possíveis contribuições dos livros de imagem, a partir de ações intencionais do professor, dizem respeito ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como ao estímulo à oralidade e, por serem obras abertas a diferentes leituras, permitem a construção de histórias tanto orais como escritas, conforme as necessidades da criança, além da ampliação do conhecimento estético e cultural.The research in focus materialized in this Dissertation is part of the activities developed in the Research Group Reading and Writing Processes: Appropriation and Objectification (PROLEAO) along the line of research Theory and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Philosophy and Science (FFC) at Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília campus. In defense of the importance of Children's Literature and the role that illustrations can play in the constitution of the literary reader by contributing to the formation of aesthetic and human values, the research aimed to understand the architecture of the act of Rui de Oliveira’s illustrating and the contributions of his picture books for the training of the small literary reader. The investigation of the creating process of picture books created by this illustrator emphasized the perspective of the reader learning to read the semiotic materialities included in the works constituted entirely by the visual language, in order to unveil the intentions intertwined in this creative process: how they were thought and designed for the child as the main interlocutor. From this general objective, other questions arose to know and understand the illustrator's historical path and his project of telling children through his illustrations. To achieve the proposed objective, the Literature Review, the six Dialogical Encounters with the aforementioned illustrator and the analysis of the seven works made up entirely of visual statements were used as methodological procedures. The theoretical framework, in addition to using concepts about the art of illustrating by Rui de Oliveira himself, was anchored from the thinking of scholars of Children's Literature such as Camargo, Zilberman, Hunt, Linden, Nikolajeva and Scott, Ramos, Meireles and other theorists, as well as assumptions of the philosophy of language defended by Russian philosophers such as Bakhtin, Volochinov, Medviédev and Jakubinskij, based on categories of understanding such as dialogism, statement, sign, otherness, surplus of vision, empathy, ideology, counterword and architectural. As a result, due to the literary and aesthetic characteristics, from the saying project materialized in images, the analyzed books have potential for the formation of the small literary reader. The possible contributions of picture books, based on the teacher's intentional actions, concern the development of imagination and creativity, as well as the encouragement of orality and, because they are opened books to different readings, they allow the construction of both oral and according to the child's needs, in addition to expanding aesthetic and cultural knowledge.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]2021-04-18T22:37:14Z2021-04-18T22:37:14Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20441133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
The architecture of the act of Rui de Oliveira’s illustrating: contributions from picture books to training small literary reader
title A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
spellingShingle A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]
Educação
Formação do pequeno leitor literário
Livros de imagem
Rui de Oliveira
Filosofia da linguagem
Education
Little literary reader formation
Picture books
Philosophy of language
title_short A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
title_full A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
title_fullStr A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
title_full_unstemmed A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
title_sort A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário
author Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]
author_facet Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Gisele de Assis Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação do pequeno leitor literário
Livros de imagem
Rui de Oliveira
Filosofia da linguagem
Education
Little literary reader formation
Picture books
Philosophy of language
topic Educação
Formação do pequeno leitor literário
Livros de imagem
Rui de Oliveira
Filosofia da linguagem
Education
Little literary reader formation
Picture books
Philosophy of language
description A pesquisa em foco materializada nesta Dissertação faz parte das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) junto à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Em defesa da importância da Literatura Infantil e do papel que as ilustrações podem desempenhar na constituição do leitor literário ao contribuir para a formação de valores estéticos e humanos, a pesquisa teve como objetivo compreender a arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira e as contribuições dos seus livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. A investigação do processo de criação de livros de imagem gestados por esse ilustrador teve como ênfase a perspectiva do leitor aprender a ler as materialidades semióticas inclusas nas obras constituídas integralmente pela linguagem visual, com o intuito de desvelar as intenções imbricadas nesse processo criativo: como foram pensadas e projetadas para a criança como principal interlocutora. A partir desse objetivo geral, decorreram outros questionamentos no intuito de conhecer e entender o percurso histórico do ilustrador e seu projeto de dizer às crianças por meio das suas ilustrações. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a Revisão de Literatura, os seis Encontros Dialógicos com o ilustrador referido e a análise das sete obras constituídas integralmente por enunciados visuais. O referencial teórico, além de utilizar conceitos acerca da arte de ilustrar do próprio Rui de Oliveira, foi ancorado a partir do pensamento de estudiosos da Literatura Infantil como Camargo, Zilberman, Hunt, Linden, Nikolajeva e Scott, Ramos, Meireles e outros teóricos, bem como pressupostos da filosofia da linguagem defendida por filósofos russos como Bakhtin, Volochinov, Medviédev e Jakubinskij, fundamentados em categorias de compreensão como dialogismo, enunciado, signo, alteridade, excedente de visão, empatia, ideologia, contrapalavra e arquitetônica. Como resultado, pelas características literárias e estéticas, a partir do projeto de dizer materializado em imagens, as obras analisadas apresentam potencialidade para a formação do pequeno leitor literário. As possíveis contribuições dos livros de imagem, a partir de ações intencionais do professor, dizem respeito ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como ao estímulo à oralidade e, por serem obras abertas a diferentes leituras, permitem a construção de histórias tanto orais como escritas, conforme as necessidades da criança, além da ampliação do conhecimento estético e cultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-18T22:37:14Z
2021-04-18T22:37:14Z
2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204411
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/204411
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128116500987904