Experiências maternas frente à continência dos medos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97571
Resumo: O presente trabalho destaca algumas experiências maternas frente à continência das angústias e dos medos apresentados pelos filhos. Inicialmente, detém-se ao estudo do desenvolvimento psíquico infantil com ênfase nas angústias que são suscitadas ao longo deste mesmo desenvolvimento e que têm íntima relação com os medos vivenciados. Durante o desenvolvimento psíquico infantil aparecem sentimentos de medos como expressões de angústias que tendem a ser elaborados naturalmente, utilizando-se de alguns recursos simbólicos. Existem algumas possibilidades que se apresentam à criança que auxiliam no desenvolvimento desses recursos. Dentre tais possibilidades, destacou-se, nesta pesquisa, a importância da continência materna, tendo na “rêverie” a possibilidade de acolher as demandas mais angustiantes dos filhos. Além da continência materna, a pesquisa aborda outros recursos auxiliadores de elaboração tais como o brincar, os contos de fadas e outras narrativas que tratam dos medos que são vivenciados pela criança. No entanto, algumas expressões dos medos infantis tendem a evoluir, apresentando-se de forma mais acentuada. Evidencia-se que muitas crianças apresentam maiores dificuldades de elaboração dos medos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais as dificuldades apresentadas pelas mães quando solicitadas à continência de tais medos apresentados pelos filhos. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães que estavam trazendo seus filhos para uma consulta com o psicólogo em uma Unidade Básica de Saúde, com a queixa de medo mais acentuado nos filhos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas mães, com o intuito de entender quais as dificuldades apresentadas por elas quando na vivência de continência dos medos. Os resultados apresentados a essa pesquisa tiveram como ponto principal que quando as mães...
id UNSP_0e84e86e17f88554f703dd12a086f2a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências maternas frente à continência dos medos infantisMedo em criançasAngustiaPsicanaliseChildren’s fearsAnxietyMother and ChildrenPsychoanalysisO presente trabalho destaca algumas experiências maternas frente à continência das angústias e dos medos apresentados pelos filhos. Inicialmente, detém-se ao estudo do desenvolvimento psíquico infantil com ênfase nas angústias que são suscitadas ao longo deste mesmo desenvolvimento e que têm íntima relação com os medos vivenciados. Durante o desenvolvimento psíquico infantil aparecem sentimentos de medos como expressões de angústias que tendem a ser elaborados naturalmente, utilizando-se de alguns recursos simbólicos. Existem algumas possibilidades que se apresentam à criança que auxiliam no desenvolvimento desses recursos. Dentre tais possibilidades, destacou-se, nesta pesquisa, a importância da continência materna, tendo na “rêverie” a possibilidade de acolher as demandas mais angustiantes dos filhos. Além da continência materna, a pesquisa aborda outros recursos auxiliadores de elaboração tais como o brincar, os contos de fadas e outras narrativas que tratam dos medos que são vivenciados pela criança. No entanto, algumas expressões dos medos infantis tendem a evoluir, apresentando-se de forma mais acentuada. Evidencia-se que muitas crianças apresentam maiores dificuldades de elaboração dos medos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais as dificuldades apresentadas pelas mães quando solicitadas à continência de tais medos apresentados pelos filhos. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães que estavam trazendo seus filhos para uma consulta com o psicólogo em uma Unidade Básica de Saúde, com a queixa de medo mais acentuado nos filhos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas mães, com o intuito de entender quais as dificuldades apresentadas por elas quando na vivência de continência dos medos. Os resultados apresentados a essa pesquisa tiveram como ponto principal que quando as mães...This dissertation emphasizes some mothers’ coping strategies to deal with their child’s anxieties and fears. Firstly, it broaches the study of children’s psychic development focusing on the anxieties aroused in the course of that very development and which have a close relationship with the fears they have felt. In the course of children’s psychic development some fears are felt expressing anxieties which are apt to be naturally overcome, by means of some symbolic devices. There are some possibilities which are offered to children which help them further the development of such devices. Among them one emphasizes in this research the importance of mothers’ coping strategies, when they try to find out in the “reverie” the possibility of meeting the most distressing demands made by the child. Besides such coping strategies, the research broaches other supporting elaborative devices such as children’s play, fairy tales, and other narrative texts which deal with the fears felt by the child. However, some of those fears are apt to evolve more evidently into other forms. It becomes evident that many children face serious difficulties in working out their fears. The research at issue was carried out to find out which are the difficulties faced by mothers when they are urged to deal with their child’s fears. Therefore, a qualitative-based study was carried out with four mothers who brought their children to the psychologist’s office within a Basic Health Service Unit to deal with their children’s unfounded fears. Semi-structured interviews were held with those mothers, in order to find out which are the difficulties faced by them while trying to overcome such fears. The outcomes produced by the research pointed out that when mothers... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]2014-06-11T19:29:02Z2014-06-11T19:29:02Z2010-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 f.application/pdfBULHÕES, Luciana Berto Daher. Experiências maternas frente à continência dos medos infantis. 2010. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97571000629486bulhoes_lbd_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:12.759773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
title Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
spellingShingle Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]
Medo em crianças
Angustia
Psicanalise
Children’s fears
Anxiety
Mother and Children
Psychoanalysis
title_short Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
title_full Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
title_fullStr Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
title_full_unstemmed Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
title_sort Experiências maternas frente à continência dos medos infantis
author Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]
author_facet Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulhões, Luciana Berto Daher [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Medo em crianças
Angustia
Psicanalise
Children’s fears
Anxiety
Mother and Children
Psychoanalysis
topic Medo em crianças
Angustia
Psicanalise
Children’s fears
Anxiety
Mother and Children
Psychoanalysis
description O presente trabalho destaca algumas experiências maternas frente à continência das angústias e dos medos apresentados pelos filhos. Inicialmente, detém-se ao estudo do desenvolvimento psíquico infantil com ênfase nas angústias que são suscitadas ao longo deste mesmo desenvolvimento e que têm íntima relação com os medos vivenciados. Durante o desenvolvimento psíquico infantil aparecem sentimentos de medos como expressões de angústias que tendem a ser elaborados naturalmente, utilizando-se de alguns recursos simbólicos. Existem algumas possibilidades que se apresentam à criança que auxiliam no desenvolvimento desses recursos. Dentre tais possibilidades, destacou-se, nesta pesquisa, a importância da continência materna, tendo na “rêverie” a possibilidade de acolher as demandas mais angustiantes dos filhos. Além da continência materna, a pesquisa aborda outros recursos auxiliadores de elaboração tais como o brincar, os contos de fadas e outras narrativas que tratam dos medos que são vivenciados pela criança. No entanto, algumas expressões dos medos infantis tendem a evoluir, apresentando-se de forma mais acentuada. Evidencia-se que muitas crianças apresentam maiores dificuldades de elaboração dos medos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais as dificuldades apresentadas pelas mães quando solicitadas à continência de tais medos apresentados pelos filhos. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães que estavam trazendo seus filhos para uma consulta com o psicólogo em uma Unidade Básica de Saúde, com a queixa de medo mais acentuado nos filhos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas mães, com o intuito de entender quais as dificuldades apresentadas por elas quando na vivência de continência dos medos. Os resultados apresentados a essa pesquisa tiveram como ponto principal que quando as mães...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-22
2014-06-11T19:29:02Z
2014-06-11T19:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BULHÕES, Luciana Berto Daher. Experiências maternas frente à continência dos medos infantis. 2010. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97571
000629486
bulhoes_lbd_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv BULHÕES, Luciana Berto Daher. Experiências maternas frente à continência dos medos infantis. 2010. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
000629486
bulhoes_lbd_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128385688272896