O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92271 |
Resumo: | A construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias... |
id |
UNSP_dbe043a920b14c248bf9036f7d7c1fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92271 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantilEducaçãoPsicanalisePesquisa-ação em educaçãoChildren’s LiteratureStorytellingChildren’s narrativePsychoanalysisA construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias...The structure of this study is linked to the Educational Practices and Teacher Training Research Line and discusses the ways of saying and the communication skills of children, to express feelings through recreational activities with literary texts. Considering children’s peculiarities, when expressing themselves verbally at the time of storytelling, the objective was to analyze the contributions of working with Children’s Literature, especially in recreational activities in the Tale Time for children to reveal distressing feelings, such as conflicts, hate, anger, envy and fear; to verify in the dialogues, during these activities, possible relationships or meanings with their inner contents; to analyze and to interpret such contents and identifying ways children found to manifest them, when a story was told or retold. Thus, the present research has relied, as methodological support for the organization of the activities of storytelling and for the analysis of children’s narrative, on an interface between pedagogical and psychoanalytic approach; some of its guiding theoretical principles were the transformative aspect and the humanizing bias of Literature, essential for the formation and the theories of Psychoanalysis on the importance of recreational activities as a creative process in the resolution of conflicts. For its development, eight weekly meetings were organized, with a group of students from third and fourth grades of elementary school, from an institution located in a neighborhood of high levels of social exclusion, resulting from six literary, classic and contemporary stories... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Archangelo, Ana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2010-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92271000611451alves_ae_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:36.096354Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
title |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
spellingShingle |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil Alves, Aletéia Eleutério [UNESP] Educação Psicanalise Pesquisa-ação em educação Children’s Literature Storytelling Children’s narrative Psychoanalysis |
title_short |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
title_full |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
title_fullStr |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
title_full_unstemmed |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
title_sort |
O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil |
author |
Alves, Aletéia Eleutério [UNESP] |
author_facet |
Alves, Aletéia Eleutério [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Archangelo, Ana [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Aletéia Eleutério [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicanalise Pesquisa-ação em educação Children’s Literature Storytelling Children’s narrative Psychoanalysis |
topic |
Educação Psicanalise Pesquisa-ação em educação Children’s Literature Storytelling Children’s narrative Psychoanalysis |
description |
A construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-19 2014-06-11T19:25:39Z 2014-06-11T19:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92271 000611451 alves_ae_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
identifier_str_mv |
ALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. 000611451 alves_ae_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129009049927680 |