Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148835
Resumo: Este estudo discute a parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem educação matemática. A pergunta que norteou a pesquisa foi a seguinte: “Como se apresenta a relação de parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem a educação matemática?”. Para isto, escolhemos os projetos envolvendo educação matemática vinculados ao Programa Núcleos de Ensino da Unesp e realizamos uma análise documental dos artigos publicados por eles em livros eletrônicos organizados Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp no período de 2007 a 2012. Para constituição dos dados elaboramos um fichamento destes artigos, e, a partir dos objetivos da pesquisa, os classificamos em: “Projetos com foco na formação de professores e ou de futuros professores”; “Projetos com foco em intervenções com alunos da educação básica; e “Outros”. Considerando esta classificação, desenvolvemos uma caracterização inicial destes projetos, tendo em vista três aspectos: a relação com as escolas, as características das ações desenvolvidas e as propostas de educação matemática implementadas. Estes aspectos foram posteriormente discutidos a luz do referencial teórico adotado tanto em relação a parceria entre universidade e escola quanto em relação a tendências em educação matemática. Os resultados indicam que a parceria permitiu uma formação de professores mais próxima da concepção de desenvolvimento profissional, e em relação a educação matemática, possibilitou que diferentes tendências desta área de pesquisa fossem implementadas de forma colaborativa nas escolas.
id UNSP_0ea4c096e62b5a8f5304861f6db30083
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148835
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemáticaPartnership between university and school in mathematical education projectsParceria entre universidade e escolaFormação de professoresEducação matemáticaNúcleos de Ensino da UnespPartnership between University and SchoolMathematics teacher educationMathematics educationEste estudo discute a parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem educação matemática. A pergunta que norteou a pesquisa foi a seguinte: “Como se apresenta a relação de parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem a educação matemática?”. Para isto, escolhemos os projetos envolvendo educação matemática vinculados ao Programa Núcleos de Ensino da Unesp e realizamos uma análise documental dos artigos publicados por eles em livros eletrônicos organizados Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp no período de 2007 a 2012. Para constituição dos dados elaboramos um fichamento destes artigos, e, a partir dos objetivos da pesquisa, os classificamos em: “Projetos com foco na formação de professores e ou de futuros professores”; “Projetos com foco em intervenções com alunos da educação básica; e “Outros”. Considerando esta classificação, desenvolvemos uma caracterização inicial destes projetos, tendo em vista três aspectos: a relação com as escolas, as características das ações desenvolvidas e as propostas de educação matemática implementadas. Estes aspectos foram posteriormente discutidos a luz do referencial teórico adotado tanto em relação a parceria entre universidade e escola quanto em relação a tendências em educação matemática. Os resultados indicam que a parceria permitiu uma formação de professores mais próxima da concepção de desenvolvimento profissional, e em relação a educação matemática, possibilitou que diferentes tendências desta área de pesquisa fossem implementadas de forma colaborativa nas escolas.This study discusses the partnership between the University and the School in the context of projects involving mathematics education. The question that guided the research was: "How is the relationship between the University and the School in the context of projects involving mathematics education?". In order to explore this question, we developed the projects involving mathematics education linked to the “Núcleos de Ensino” Program at Unesp We conducted a documentary analysis of articles by this program published in electronic books which within the period from 2007 to 2012 were organized by the Undergraduation Pro-Rectory of Unesp (Prograd). Based on our research aim, the articles were classified in: "Projects with focus on inservice and prospective teacher education"; "projects focusing on interventions with students of basic education”; and “others". Considering this classification, we developed an initial characterization of these projects, taking into account three aspects: the relationship with the schools, the characteristics of the actions developed, and the mathematical education proposals implemented. These aspects were later discussed in light of our theoretical framework related to the partnership between university and school and related to trends in mathematics education. The results indicate that the partnership allowed a teacher education closer to the conception of professional development and related to mathematics education. It made possible that different trends of this area of research were implemented collaboratively in the schools.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]2017-02-21T19:33:09Z2017-02-21T19:33:09Z2017-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14883500088067233004137031P74099992332439295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:32:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:27.313082Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
Partnership between university and school in mathematical education projects
title Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
spellingShingle Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]
Parceria entre universidade e escola
Formação de professores
Educação matemática
Núcleos de Ensino da Unesp
Partnership between University and School
Mathematics teacher education
Mathematics education
title_short Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
title_full Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
title_fullStr Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
title_full_unstemmed Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
title_sort Parceria entre universidade e escola em projetos de educação matemática
author Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]
author_facet Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália Zulmira Massuquetti de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Parceria entre universidade e escola
Formação de professores
Educação matemática
Núcleos de Ensino da Unesp
Partnership between University and School
Mathematics teacher education
Mathematics education
topic Parceria entre universidade e escola
Formação de professores
Educação matemática
Núcleos de Ensino da Unesp
Partnership between University and School
Mathematics teacher education
Mathematics education
description Este estudo discute a parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem educação matemática. A pergunta que norteou a pesquisa foi a seguinte: “Como se apresenta a relação de parceria entre a universidade e a escola no âmbito de projetos que envolvem a educação matemática?”. Para isto, escolhemos os projetos envolvendo educação matemática vinculados ao Programa Núcleos de Ensino da Unesp e realizamos uma análise documental dos artigos publicados por eles em livros eletrônicos organizados Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp no período de 2007 a 2012. Para constituição dos dados elaboramos um fichamento destes artigos, e, a partir dos objetivos da pesquisa, os classificamos em: “Projetos com foco na formação de professores e ou de futuros professores”; “Projetos com foco em intervenções com alunos da educação básica; e “Outros”. Considerando esta classificação, desenvolvemos uma caracterização inicial destes projetos, tendo em vista três aspectos: a relação com as escolas, as características das ações desenvolvidas e as propostas de educação matemática implementadas. Estes aspectos foram posteriormente discutidos a luz do referencial teórico adotado tanto em relação a parceria entre universidade e escola quanto em relação a tendências em educação matemática. Os resultados indicam que a parceria permitiu uma formação de professores mais próxima da concepção de desenvolvimento profissional, e em relação a educação matemática, possibilitou que diferentes tendências desta área de pesquisa fossem implementadas de forma colaborativa nas escolas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21T19:33:09Z
2017-02-21T19:33:09Z
2017-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148835
000880672
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/148835
identifier_str_mv 000880672
33004137031P7
4099992332439295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129497146327040