Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139756 |
Resumo: | Este texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência. |
id |
UNSP_0f0ea97c49b308d38bc95d10be4c2ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139756 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusivaEste texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2016-06-28T17:31:36Z2016-06-28T17:31:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2436-2446application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-24469708-2011http://hdl.handle.net/11449/139756ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T15:54:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139756Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:30.750718Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
title |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
spellingShingle |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP] |
title_short |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
title_full |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
title_fullStr |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
title_sort |
Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva |
author |
Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP] |
author_facet |
Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP] Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP] Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
description |
Este texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:36Z 2016-06-28T17:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-2446 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139756 ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf 3855053449114282 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139756 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-2446 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2436-2446 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129256518057984 |