Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP], Corrêa, Bruna Janerini [UNESP], Leite, Lucia Pereira [UNESP], Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139756
Resumo: Este texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.
id UNSP_0f0ea97c49b308d38bc95d10be4c2ca7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139756
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusivaEste texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2016-06-28T17:31:36Z2016-06-28T17:31:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2436-2446application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-24469708-2011http://hdl.handle.net/11449/139756ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T15:54:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139756Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
title Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
spellingShingle Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
title_short Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
title_full Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
title_fullStr Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
title_full_unstemmed Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
title_sort Revisão das práticas pedagógicas: o detalhamento de uma proposta de formação continuada para a educação inclusiva
author Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
author_facet Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Paula Alessandra Espírito Santo [UNESP]
Ribeiro, Ana Claudia Araújo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
description Este texto procura descrever e analisar uma proposta de formação continuada, destacando a discussão e a revisão das ações de ensino, para a promoção de ajustes curriculares para que alunos com deficiência possam progredir academicamente. Essa proposta foi ofertada aos educadores de uma unidade escolar, durante um semestre letivo, que atendia alunos com deficiência e decorreu de um conjunto de ações desenvolvido no projeto “Elaboração de material audiovisual sobre educação inclusiva numa rede de ensino municipal”, financiado pelo Núcleo de Ensino – Prograd/Unesp, Todo o conteúdo das discussões realizadas nos encontros de formação continuada foi registrado e será veiculado em um vídeo educativo, que se encontra em fase de final de editoração e reprodução, cujas cópias serão distribuídas aos professores de uma rede pública de ensino. A divulgação desse vídeo permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:36Z
2016-06-28T17:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-2446
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139756
ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf
3855053449114282
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139756
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2436-2446
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2436-2446.pdf
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2436-2446
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650039763959808