A emergência de um classicista digital: uma perspectiva linguística sobre a atividade de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/205055 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar o trabalho do classicista digital, caracterizando-o como um gênero profissional em emergência a partir de seu agir, dos recursos e instrumentos apropriados em suas atividades. Desse modo, foram realizadas interações verbais, mais especificamente duas entrevistas e uma instrução ao sósia (CLOT, 2006), com uma professora e pesquisadora em uma universidade alemã pertencente ao quadro docente da graduação e pós-graduação em Humanidades Digitais. Em relação ao quadro teórico-metodológico, a pesquisa se insere no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) que se pauta na construção linguageira para a compreensão de agir e das representações sobre si. Além disso, os estudos na área das Ciências do Trabalho contribuem para a temática investigativa, com destaque para a Clínica da Atividade, na qual é proposta a concepção de atividade coletiva como gênero profissional (CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), ou seja, um sistema de regras não ditas que permeiam a relação entre sujeito e objeto. Para a coleta de dados, as entrevistas foram direcionadas por questões gerais sobre a atividade da participante, já a instrução ao sósia (CLOT, 2006) se valeu mais estritamente das atividades em ação. Posteriormente, os textos foram transcritos e anotados no software Partitur, utilizando o esquema de níveis procedimentais de análise textual (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; BRONCKART, MACHADO, 2009; BULEA, 2010). Nos textos produzidos, a professora-pesquisadora mobiliza uma série de elementos linguísticos que permitem a caracterização de seu trabalho tanto como uma atividade docente que exige a preparação dos estudantes, quanto às problemáticas advindas da digitalização de uma herança cultural greco-romana que, até então, se mantinha na materialidade, quanto como um agir pesquisador que se mantém desde sua formação inicial por ser classicista, embora na atualidade os recursos computacionais estejam presentes nas suas ações. Ademais, seu trabalho se configura como um ambiente que envolve agentes diversos, dentre eles, os estudantes, os colaboradores, os cientistas da computação e os classicistas, fenômeno que leva a um conflito, às vezes, em relação à compreensão do agir, porém, também se mostra uma oportunidade para o aprendizado. A partir dos dados, infere-se que o gênero profissional do classicista digital se instaura quando o sujeito se apropria das tecnologias computacionais e digitais para o estudo da antiguidade clássica, bem como no ensino dos aspectos filológicos aos campos das Ciências da Computação. |
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A emergência de um classicista digital: uma perspectiva linguística sobre a atividade de trabalhoThe emergence of a digital classicist: a linguistic perspective on work activityAtividade de trabalhoClassicista digitalGênero profissionalInteracionismo SociodiscursivoHumanidades DigitaisWork activityDigital ClassicistProfessional genreSociodiscursive InteractionismDigital HumanitiesEste trabalho tem o objetivo de analisar o trabalho do classicista digital, caracterizando-o como um gênero profissional em emergência a partir de seu agir, dos recursos e instrumentos apropriados em suas atividades. Desse modo, foram realizadas interações verbais, mais especificamente duas entrevistas e uma instrução ao sósia (CLOT, 2006), com uma professora e pesquisadora em uma universidade alemã pertencente ao quadro docente da graduação e pós-graduação em Humanidades Digitais. Em relação ao quadro teórico-metodológico, a pesquisa se insere no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) que se pauta na construção linguageira para a compreensão de agir e das representações sobre si. Além disso, os estudos na área das Ciências do Trabalho contribuem para a temática investigativa, com destaque para a Clínica da Atividade, na qual é proposta a concepção de atividade coletiva como gênero profissional (CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), ou seja, um sistema de regras não ditas que permeiam a relação entre sujeito e objeto. Para a coleta de dados, as entrevistas foram direcionadas por questões gerais sobre a atividade da participante, já a instrução ao sósia (CLOT, 2006) se valeu mais estritamente das atividades em ação. Posteriormente, os textos foram transcritos e anotados no software Partitur, utilizando o esquema de níveis procedimentais de análise textual (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; BRONCKART, MACHADO, 2009; BULEA, 2010). Nos textos produzidos, a professora-pesquisadora mobiliza uma série de elementos linguísticos que permitem a caracterização de seu trabalho tanto como uma atividade docente que exige a preparação dos estudantes, quanto às problemáticas advindas da digitalização de uma herança cultural greco-romana que, até então, se mantinha na materialidade, quanto como um agir pesquisador que se mantém desde sua formação inicial por ser classicista, embora na atualidade os recursos computacionais estejam presentes nas suas ações. Ademais, seu trabalho se configura como um ambiente que envolve agentes diversos, dentre eles, os estudantes, os colaboradores, os cientistas da computação e os classicistas, fenômeno que leva a um conflito, às vezes, em relação à compreensão do agir, porém, também se mostra uma oportunidade para o aprendizado. A partir dos dados, infere-se que o gênero profissional do classicista digital se instaura quando o sujeito se apropria das tecnologias computacionais e digitais para o estudo da antiguidade clássica, bem como no ensino dos aspectos filológicos aos campos das Ciências da Computação.This thesis aims to analyze the work of the digital classicist, characterizing him as a professional genre in emergence from a point of view of his actions and the appropriation of resources and instruments in his activities. Thus, verbal interactions were carried out, more specifically two interviews and an instruction to the double (CLOT, 2006) with a teacher and researcher at a German university that belongs to the teaching staff of the undergraduate and graduate courses in Digital Humanities. Concerning the theoretical methodological framework, the research is inserted in the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) which is based on the language construction for the understanding of acting and the representations about himself/herself. In addition, studies in the Sciences of Work contribute to the investigative theme, with emphasis on the Clinic of Activity, in which the concept of collective activity is proposed as a professional genre (CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), that means it’s a system of unspoken rules that permeate the relationship between subjects and objects. For data collection, the interviews were directed by general questions about the participant's activity, while the instruction to the double (CLOT, 2006) made more strict use of the activities in action. Subsequently, the texts were transcribed and annotated in the Partitur software, using the scheme of procedural levels of textual analysis (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; BRONCKART, MACHADO, 2009; BULEA, 2010). In the texts produced, the researcher-teacher mobilizes a series of linguistic elements that allow the characterization of her work both as a teaching activity that requires the preparation of students and the problems arising from the digitalization of a Greco-Roman cultural heritage that, until then, it remained in materiality, as well as, as a researcher act that has been maintained since its initial formation for being classicist, although at present the computational resources are present in its actions. Furthermore, his work is configured as an environment that involves diverse agents, among students, collaborators, computer scientists, and classicists, a phenomenon that leads to a conflict, sometimes, to the understanding of acting, however, it also shows a learning opportunity. From the data, it appears that the professional genre of the digital classicist is established when it appropriates computational and digital technologies for the study of classical antiquity, as well as in the teaching of philological aspects to the fields of Computer Sciences.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)CNPq Processo nº 141660/2017-1CAPES Processo nº 88881.190522/2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Michel Ferreira dos [UNESP]2021-06-21T17:33:44Z2021-06-21T17:33:44Z2021-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20505533004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205055Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:14:59.126901Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este trabalho tem o objetivo de analisar o trabalho do classicista digital, caracterizando-o como um gênero profissional em emergência a partir de seu agir, dos recursos e instrumentos apropriados em suas atividades. Desse modo, foram realizadas interações verbais, mais especificamente duas entrevistas e uma instrução ao sósia (CLOT, 2006), com uma professora e pesquisadora em uma universidade alemã pertencente ao quadro docente da graduação e pós-graduação em Humanidades Digitais. Em relação ao quadro teórico-metodológico, a pesquisa se insere no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) que se pauta na construção linguageira para a compreensão de agir e das representações sobre si. Além disso, os estudos na área das Ciências do Trabalho contribuem para a temática investigativa, com destaque para a Clínica da Atividade, na qual é proposta a concepção de atividade coletiva como gênero profissional (CLOT & FAÏTA, 2000; CLOT, 2006), ou seja, um sistema de regras não ditas que permeiam a relação entre sujeito e objeto. Para a coleta de dados, as entrevistas foram direcionadas por questões gerais sobre a atividade da participante, já a instrução ao sósia (CLOT, 2006) se valeu mais estritamente das atividades em ação. Posteriormente, os textos foram transcritos e anotados no software Partitur, utilizando o esquema de níveis procedimentais de análise textual (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; BRONCKART, MACHADO, 2009; BULEA, 2010). Nos textos produzidos, a professora-pesquisadora mobiliza uma série de elementos linguísticos que permitem a caracterização de seu trabalho tanto como uma atividade docente que exige a preparação dos estudantes, quanto às problemáticas advindas da digitalização de uma herança cultural greco-romana que, até então, se mantinha na materialidade, quanto como um agir pesquisador que se mantém desde sua formação inicial por ser classicista, embora na atualidade os recursos computacionais estejam presentes nas suas ações. Ademais, seu trabalho se configura como um ambiente que envolve agentes diversos, dentre eles, os estudantes, os colaboradores, os cientistas da computação e os classicistas, fenômeno que leva a um conflito, às vezes, em relação à compreensão do agir, porém, também se mostra uma oportunidade para o aprendizado. A partir dos dados, infere-se que o gênero profissional do classicista digital se instaura quando o sujeito se apropria das tecnologias computacionais e digitais para o estudo da antiguidade clássica, bem como no ensino dos aspectos filológicos aos campos das Ciências da Computação. |
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