Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 http://hdl.handle.net/11449/126768 |
Resumo: | El objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo. |
id |
UNSP_0fe276934abcba909814cdd3391fbc7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126768 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt BaumanModernidadEducaciónZygmunt BaumanModernidadeEducaçãoZygmunt BaumanEl objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo.O objetivo deste trabalho é debater o nascimento do indivíduo moderno e o contexto da chamada “sociedade administrada” a partir dos estudos realizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A partir desses dois pontos, discute-se a relação com a instituição escolar, enquanto um dos dispositivos que coloca em funcionamento a administração da vida. Por fim, discorre-se sobre a problemática da liberdade, concebendo-a a partir de um discurso contraditório que, ao mesmo tempo em que toma o indivíduo como ser livre de determinações, o insere em novas formas de controle, como por exemplo, práticas presentes na sociedade de consumo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadualde Maringá (UEM)Silva, Rafael BianchiCarvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]2015-08-21T17:53:06Z2015-08-21T17:53:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article53-58http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014.1809-3264http://hdl.handle.net/11449/1267684091021554181403Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Querubiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:51.712633Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
title |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
spellingShingle |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman Silva, Rafael Bianchi Modernidad Educación Zygmunt Bauman Modernidade Educação Zygmunt Bauman |
title_short |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
title_full |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
title_fullStr |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
title_full_unstemmed |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
title_sort |
Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman |
author |
Silva, Rafael Bianchi |
author_facet |
Silva, Rafael Bianchi Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadualde Maringá (UEM) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Bianchi Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidad Educación Zygmunt Bauman Modernidade Educação Zygmunt Bauman |
topic |
Modernidad Educación Zygmunt Bauman Modernidade Educação Zygmunt Bauman |
description |
El objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-21T17:53:06Z 2015-08-21T17:53:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014. 1809-3264 http://hdl.handle.net/11449/126768 4091021554181403 |
url |
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 http://hdl.handle.net/11449/126768 |
identifier_str_mv |
Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014. 1809-3264 4091021554181403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Querubim |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53-58 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128827101020160 |