Uso de álcool e julgamento sócio-moral de estudantes do ensino médio
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90206 |
Resumo: | A pesquisa constou de duas etapas. Na primeira, realizou-se o levantamento inicial (screening), no qual investigou-se o padrão de consumo de álcool, com o Alcohol Use Disorders Identification Test - AUDIT, o nível socioeconômico, religião e uso de álcool problemático na família. Na segunda etapa, a entrevista, investigou-se a quantidade e a freqüência de uso de álcool, o julgamento sócio-moral, a fim de avaliar-se em que domínios sociais os adolescentes colocam certas condutas, e quinze questões foram elaboradas objetivando-se conhecer o contexto de uso de álcool. O AUDIT identificou 22,3% de alunos como positivos (pontuaram oito ou mais no teste). Os resultados mostram que ser do sexo masculino, freqüentar as aulas no período noturno, não pertencer a uma religião e ter familiar que faz uso problemático de álcool são fatores de risco para o uso excessivo de bebida. Conclui-se que tanto o hábito de beber quanto o julgamento dos adolescentes com relação ao uso de drogas apresenta características distintas dos adultos e são essas peculiaridades que possibilitam realizar trabalhos de prevenção e/ou intervenção de maior eficácia |
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Uso de álcool e julgamento sócio-moral de estudantes do ensino médioEnsino médio - Estudantes - Uso de álcoolAdolescentes - Consumo de álcoolJulgamento sócio-moralDomínios sociaisA pesquisa constou de duas etapas. Na primeira, realizou-se o levantamento inicial (screening), no qual investigou-se o padrão de consumo de álcool, com o Alcohol Use Disorders Identification Test - AUDIT, o nível socioeconômico, religião e uso de álcool problemático na família. Na segunda etapa, a entrevista, investigou-se a quantidade e a freqüência de uso de álcool, o julgamento sócio-moral, a fim de avaliar-se em que domínios sociais os adolescentes colocam certas condutas, e quinze questões foram elaboradas objetivando-se conhecer o contexto de uso de álcool. O AUDIT identificou 22,3% de alunos como positivos (pontuaram oito ou mais no teste). Os resultados mostram que ser do sexo masculino, freqüentar as aulas no período noturno, não pertencer a uma religião e ter familiar que faz uso problemático de álcool são fatores de risco para o uso excessivo de bebida. Conclui-se que tanto o hábito de beber quanto o julgamento dos adolescentes com relação ao uso de drogas apresenta características distintas dos adultos e são essas peculiaridades que possibilitam realizar trabalhos de prevenção e/ou intervenção de maior eficáciaThe research took place in two instances: Firstly, on the screening stage, investigations on patterns of alcohol consumption using AUDIT (Alcohol Use Disorders Indetification Test) took place, as well as on their income level, religion and family problems related to alcohol consumption. Secondly, on the interview stage, matters such as how much and how often they drink alcohol, as well as their moral evaluation to understand which social domains these students relate their conduct to. Furthermore, 15 questions were applied to know the context in which alcohol consumption takes place. AUDIT identified 22.3% of the students as positive (score 8 or more in the test). Results showed that aspects such as male gender, attending school in the evening, non religion adepts, and having any family member who keeps unhealthy consumption of alcohol, increases the risk of extreme use of drinks. Either students who overdo on alcohol and those who do not drink or those who do it moderately put the consumption of legal or illegal drugs into personal domains. As a conclusion, both alcohol consumption habits and moral evaluations of it differ between teenagers and adults. And these specificities makes it easier to lead prevention and intervention works in a more successful wayConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2006-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. + anexoapplication/pdfCRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da. Uso de álcool e julgamento sócio-moral de estudantes do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90206000483020cruz_lan_me_mar.pdf33004110040P5161344077008286184983472397015590000-0001-6495-731XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90206Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A pesquisa constou de duas etapas. Na primeira, realizou-se o levantamento inicial (screening), no qual investigou-se o padrão de consumo de álcool, com o Alcohol Use Disorders Identification Test - AUDIT, o nível socioeconômico, religião e uso de álcool problemático na família. Na segunda etapa, a entrevista, investigou-se a quantidade e a freqüência de uso de álcool, o julgamento sócio-moral, a fim de avaliar-se em que domínios sociais os adolescentes colocam certas condutas, e quinze questões foram elaboradas objetivando-se conhecer o contexto de uso de álcool. O AUDIT identificou 22,3% de alunos como positivos (pontuaram oito ou mais no teste). Os resultados mostram que ser do sexo masculino, freqüentar as aulas no período noturno, não pertencer a uma religião e ter familiar que faz uso problemático de álcool são fatores de risco para o uso excessivo de bebida. Conclui-se que tanto o hábito de beber quanto o julgamento dos adolescentes com relação ao uso de drogas apresenta características distintas dos adultos e são essas peculiaridades que possibilitam realizar trabalhos de prevenção e/ou intervenção de maior eficácia |
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