Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feijó, Marianne Ramos [UNESP], Camargo, Mario Lázaro [UNESP], Campos, Dinael Correa de [UNESP], Goulart Júnior, Edward [UNESP], Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/4365/3963
http://hdl.handle.net/11449/135461
Resumo: Work is one of the fundamental elements for building the human identity. In this way, the Career Guidance (CG), whose character is reflective, increases choice processes, and can favour further relations from students to work. This article treated about university extension actions guided to four groups of young apprentices, whose families have low scholarity and income. Besides the synthesis of the objectives and methods of the project, they were transcripted students' narratives about the benefits they achieved, and the conclusions of Psychology students who were envolved. The qualitative comprehension of those data allowed to consider that the CG activities widened the self-knowledge, the choice and development possibilities of the participants. It is suggested the expansion of these practices.
id UNSP_102f9e70b6f192d348a3ceedd6053883
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135461
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizesUniversity extension project of career guidance (CG) for Youth: a partnership between University and an Institution for Apprentices EducationApprenticesCareer GuidanceWorkAprendizOrientação ProfissionalJovensWork is one of the fundamental elements for building the human identity. In this way, the Career Guidance (CG), whose character is reflective, increases choice processes, and can favour further relations from students to work. This article treated about university extension actions guided to four groups of young apprentices, whose families have low scholarity and income. Besides the synthesis of the objectives and methods of the project, they were transcripted students' narratives about the benefits they achieved, and the conclusions of Psychology students who were envolved. The qualitative comprehension of those data allowed to consider that the CG activities widened the self-knowledge, the choice and development possibilities of the participants. It is suggested the expansion of these practices.O trabalho é um dos elementos fundamentais na construção da identidade humana. Nesse sentido, a Orientação Profissional (OP), de caráter reflexivo, incrementa processos de escolhas, podendo favorecer relações futuras dos orientandos com o trabalho. Tratou-se neste artigo de ações de extensão universitária voltadas para quatro grupos de jovens aprendizes, cujas famílias têm baixa escolaridade e renda. Além da síntese de objetivos e métodos do projeto, foram transcritas narrativas dos orientandos sobre benefícios alcançados, e conclusões de estudantes de Psicologia envolvidos. A compreensão qualitativa das mesmas possibilitou considerar que as atividades de OP ampliaram o conhecimento e as possibilidades de escolha e de desenvolvimento dos participantes. Sugere-se que essas práticas sejam expandidas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]Feijó, Marianne Ramos [UNESP]Camargo, Mario Lázaro [UNESP]Campos, Dinael Correa de [UNESP]Goulart Júnior, Edward [UNESP]Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]2016-03-02T13:02:54Z2016-03-02T13:02:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-18application/pdfhttp://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/4365/3963Revista Raízes e Rumos, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2014.0104-7035http://hdl.handle.net/11449/135461ISSN0104-7035-2014-02-02-01-11.pdf23948582846253166025495580225775573854692568461783135768913940010000-0002-4923-433XCurrículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Raízes e Rumosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:58.815688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
University extension project of career guidance (CG) for Youth: a partnership between University and an Institution for Apprentices Education
title Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
spellingShingle Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]
Apprentices
Career Guidance
Work
Aprendiz
Orientação Profissional
Jovens
title_short Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
title_full Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
title_fullStr Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
title_full_unstemmed Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
title_sort Projeto de extensão universitária em orientação profissional (OP) para jovens: uma parceria entre universidade e instituição formadora de aprendizes
author Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]
author_facet Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]
Feijó, Marianne Ramos [UNESP]
Camargo, Mario Lázaro [UNESP]
Campos, Dinael Correa de [UNESP]
Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]
author_role author
author2 Feijó, Marianne Ramos [UNESP]
Camargo, Mario Lázaro [UNESP]
Campos, Dinael Correa de [UNESP]
Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosemberg Jônatas Gomes de [UNESP]
Feijó, Marianne Ramos [UNESP]
Camargo, Mario Lázaro [UNESP]
Campos, Dinael Correa de [UNESP]
Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Apprentices
Career Guidance
Work
Aprendiz
Orientação Profissional
Jovens
topic Apprentices
Career Guidance
Work
Aprendiz
Orientação Profissional
Jovens
description Work is one of the fundamental elements for building the human identity. In this way, the Career Guidance (CG), whose character is reflective, increases choice processes, and can favour further relations from students to work. This article treated about university extension actions guided to four groups of young apprentices, whose families have low scholarity and income. Besides the synthesis of the objectives and methods of the project, they were transcripted students' narratives about the benefits they achieved, and the conclusions of Psychology students who were envolved. The qualitative comprehension of those data allowed to consider that the CG activities widened the self-knowledge, the choice and development possibilities of the participants. It is suggested the expansion of these practices.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:54Z
2016-03-02T13:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/4365/3963
Revista Raízes e Rumos, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2014.
0104-7035
http://hdl.handle.net/11449/135461
ISSN0104-7035-2014-02-02-01-11.pdf
2394858284625316
6025495580225775
5738546925684617
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
url http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/4365/3963
http://hdl.handle.net/11449/135461
identifier_str_mv Revista Raízes e Rumos, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2014.
0104-7035
ISSN0104-7035-2014-02-02-01-11.pdf
2394858284625316
6025495580225775
5738546925684617
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Raízes e Rumos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128653188399104