Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109312
Resumo: O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002
id UNSP_104c4b30d29d830c23c2ddd6cadcb5d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109312
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?Trabalho - Aspectos psicologicosMotivação (Psicologia)Psicologia socialProfessoresO psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCOSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936.9788579834936http://hdl.handle.net/11449/109312000778765ISBN9788579834936.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144813info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:53:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:36.996477Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
title Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
spellingShingle Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]
Trabalho - Aspectos psicologicos
Motivação (Psicologia)
Psicologia social
Professores
title_short Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
title_full Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
title_fullStr Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
title_full_unstemmed Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
title_sort Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
author Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]
author_facet Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho - Aspectos psicologicos
Motivação (Psicologia)
Psicologia social
Professores
topic Trabalho - Aspectos psicologicos
Motivação (Psicologia)
Psicologia social
Professores
description O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-03T17:52:36Z
2014-09-03T17:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936.
9788579834936
http://hdl.handle.net/11449/109312
000778765
ISBN9788579834936.pdf
identifier_str_mv COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936.
9788579834936
000778765
ISBN9788579834936.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128898977759232