Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109312 |
Resumo: | O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002 |
id |
UNSP_104c4b30d29d830c23c2ddd6cadcb5d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109312 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?Trabalho - Aspectos psicologicosMotivação (Psicologia)Psicologia socialProfessoresO psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCOSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936.9788579834936http://hdl.handle.net/11449/109312000778765ISBN9788579834936.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144813info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:53:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:36.996477Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
title |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
spellingShingle |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP] Trabalho - Aspectos psicologicos Motivação (Psicologia) Psicologia social Professores |
title_short |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
title_full |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
title_fullStr |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
title_full_unstemmed |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
title_sort |
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? |
author |
Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP] |
author_facet |
Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho - Aspectos psicologicos Motivação (Psicologia) Psicologia social Professores |
topic |
Trabalho - Aspectos psicologicos Motivação (Psicologia) Psicologia social Professores |
description |
O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-09-03T17:52:36Z 2014-09-03T17:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936. 9788579834936 http://hdl.handle.net/11449/109312 000778765 ISBN9788579834936.pdf |
identifier_str_mv |
COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936. 9788579834936 000778765 ISBN9788579834936.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128898977759232 |