Significando práticas e praticando significações: professores e significado do trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97603 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é investigar o significado do trabalho docente comparando as percepções dos professores de duas escolas públicas, a Escola do I Ciclo nº 152 localizada em Angola, no município dos Gambos e o Colégio Brasileiro, Ernani Rodrigues, localizado em Assis/SP. Para análise dos dados seguiu-se o procedimento proposto por Bardin (1999), que se organiza em três fases: préanálise, exploração do material e tratamento dos resultados (inferência e interpretação), em função dos objetivos propostos inicialmente obtiveram-se alguns dos seguintes resultados relativamente às categorias definidoras do significado do trabalho para os professores: o propósito social é construído mais sobre a base ocupacional e menos sobre a cultural e por isso, não difere entre os professores angolanos e brasileiros, que sofrem muito mais com a indisciplina e desrespeito dos alunos devido à diminuição da sua autoridade como conseqüência da introdução do estatuto da Criança e do Adolescente; apesar das oportunidades de aprendizagem fazerem parte da realidade dos professores dos dois países, elas cumprem funções diferentes, afetadas pelos respectivos contextos sociais recentes; a autonomia do professor angolano é minada por um arranjo cultural que mistura comunitarismo e assistencialismo; a centralidade do trabalho para os professores é mais determinada pelo valor e qualidade do tempo gasto com o trabalho, do que pelo seu volume e finalmente, a diminuição da autoridade docente está relacionada com um intervencionismo maior do estado nas questões da escola. No decurso da análise que se pretendeu fazer sobre os principais resultados conseguidos com o estudo, foram produzidas as seguintes conclusões: para que o trabalho docente tenha sentido, ele precisa de: permitir que o professor ofereça a sua contribuição social; ser um trabalho no qual ele possa seguir... |
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