Formação inicial de professores a partir das linguagens artísticas e lúdicas na educação infantil: um relato de experiência
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141834 |
Resumo: | A arte e o brincar são experiências fundamentais para a criança de 0 à 3 anos, seus benefícios repercutem no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e de valores culturais. As observações iniciais no Estágio Supervisionado I, do Curso de Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, que mostraram as dificuldades dos educadores em assegurar momentos nos quais as linguagens artísticas e lúdicas ocorressem. O objetivo deste relato é apresentar as observações realizadas por uma aluna de licenciatura sobre as experiências propostas pelos educadores no cotidiano de uma creche conveniada, no interior de São Paulo. Duas turmas foram observadas, berçário e maternal I, no período da manhã, no decorrer de 2013. O que gerou as questõessão assegurados os direitos da criança à ação lúdica e artística prevista nos documentos oficiais brasileiros? Quais são os espaços, tempos e objetos oferecidos pelos educadores para que a arte e o brincar sejam assegurados às crianças de 0 a 3 anos nas escolas de Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise descritiva e interpretativa das experiências lúdicas e artísticas, foram baseados nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – Dimensão Multiplicidade de experiências e linguagens (BRASIL, 2009) e Critérios de Atendimento em Creches - Nossas crianças têm direito à brincadeira (BRASIL, 2009). As observações realizadas, a partir do referencial teórico adotado, sugerem que as experiências lúdico e artísticas com as crianças em poucas vezes atendiam aos parâmetros dos documentos nacionais, os cuidados com a alimentação e higiene, ainda, são priorizados em relação ao educar. |
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